Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Notícia
O que fazer quando acontece um acidente de trabalho?
O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante as atividades profissionais ou no descolamento entre a residência e o trabalho.
01/01/1970 00:00:00
O acidente de trabalho pode acontecer no local da empresa ou até mesmo no trajeto até lá, e casa isso aconteça, o trabalhador tem uma série de direitos. Veja abaixo o que fazer nestes casos e qual o dever do empregador.
O que é acidente de trabalho?
O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante as atividades profissionais ou no descolamento entre a residência e o trabalho. Além disso, é o acidente que causa lesão corporal ou perturbação funcional que prejudica a capacidade para o trabalho. Ou ainda, que cause a morte do funcionário. A definição está prevista no artigo 19 da Lei nº 8.213/91, e vale para incapacidade de trabalho permanente e temporária.
Além disso, o artigo 20 desta mesma lei indica outras situações que podem ser caracterizadas como acidente de trabalho. Entre nessa modalidade o acidente sofrido pelo cidadão no local e no horário do trabalho, em razão de:
- Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;
- Ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;
- Ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;
- Ato de pessoa privada do uso da razão;
- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior.
Também entra nessa lista a doença proveniente de contaminação acidental do empregado. Além de acidente sofrido fora do local e horário de trabalho por motivo de realização de um serviço a pedido da empresa e na viagem a serviço da empresa. A doença profissional e doença de trabalho também entram na definição de acidente de trabalho.
Doença profissional e doença de trabalho
Também são consideradas como acidente de trabalho as doenças profissionais e as doenças de trabalho. De modo geral, a doença profissional é aquela causada a partir de atividades comuns dentro da profissão do cidadão, levando em consideração uma relação do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
Já a doença de trabalho é aquela que o empregado adquire a partir de uma condição especial em que realiza sua atividade profissional. Estão relacionadas ao ambiente de trabalho. Não se encaixa nessa modalidade a doença degenerativa e a que é inerente ao grupo etário do trabalhador, bem como as doenças que não causem incapacidade para o trabalho.
Quais são os tipos de acidente de trabalho?
Em relação aos tipos de acidente de trabalho, a três modalidades diferentes, as quais podem ajudar o trabalhador a definir sua situação. Veja quais são:
- Acidente típico;
- Acidente atípico;
- Acidente de trajeto.
No primeiro tipo, de acidente típico, estão as situações mais comuns, que ocorrem no local de trabalho e durante a jornada do empregado. Já o acidente atípico, ocorre em situações específicas, como é o caso do ato de agressão citado anteriormente. Por fim, o acidente de trajeto é o que acontece entre a casa do funcionário e o local de trabalho, e vice-versa.
Covid-19 é acidente de trabalho?
Em determinadas situações a contaminação por Covid-19 pode ser considerada como doença de trabalho, e portanto se caracteriza como um acidente de trabalho. Para isso é necessário se comprovar que o empregado se contaminou durante sua jornada de trabalho.
Como funciona a comunicação de acidente de trabalho?
Quando um funcionário sofre um acidente de trabalho, a empresa deve emitir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Até mesmo os acidentes que não geram afastamento das atividades profissionais devem ser informados à Previdência Social. O prazo para essa comunicação é até o primeiro dia útil seguinte ao do acidente, mas em caso de morte o aviso deve ocorrer imediatamente.
Se a empresa não fizer o CAT dentro do prazo pode ter que arcar com multa. Ao passo que, caso a empresa não faça o documento, o trabalhador pode solicitar o registro na Previdência Social.
O documento deve ser gerado em quatro vias, veja a quem se destina cada uma:
Tipos de comunicação de acidente de trabalho
A CAT tem três diferentes tipos, pode ser inicial de reabertura, de comunicação de óbito. Confira as definições de todas elas:
- CAT inicial: se refere a acidente de trabalho típico, trajeto, doença profissional, do trabalho ou óbito imediato;
- CAT de reabertura: se refere a situações de afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho, de doença profissional ou de trabalho;
- CAT de comunicação de óbito: se refere a casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após a emissão da CAT inicial.
Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
Nas situações em que o trabalhador precisar de afastamento por razão acidente de trabalho, deverá ser remunerado por esse período. Bem como tem a garantia de estabilidade do emprego após receber o benefício do INSS, e deve ter seu recolhimento do FGTS mantido.
Afastamento remunerado e benefício do INSS – Nos casos em que o trabalhador precisar se afastar por até 15 dias em razão do acidente de trabalho, a empresa deve o remunerar normalmente nesse período. Para comprovar, o empregado deve apresentar atestado médico. Depois desses 15 dias de afastamento, caso o funcionário não se recuperar deve dar entrada em benefício do INSS, como é o caso do auxílio-doença.
Estabilidade por acidente de trabalho – Além do afastamento remunerado e benefício do INSS, o trabalhador que sofre acidente de trabalho também tem direito a uma estabilidade. A Previdência Social define o prazo de estabilidade de um ano após o fim do pagamento do benefício. Nesse período, não pode haver demissão sem justa causa.
Recolhimento FGTS – Mais um direito do trabalhador acidentado é ter o recolhimento de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) durante o seu tempo de afastamento. O fundo é formado a partir de depósitos mensais em conta relacionada ao contrato de trabalho. O empregador deve depositar o equivalente a 8% do salário do funcionário.
Quais os benefícios do INSS para acidente de trabalho?
Para afastamentos de até 15 dias, em caso de acidentes menos graves, é a empresa que deve pagar por esses dias. Já quando é necessário períodos maiores que esse, o empregado pode passar a receber benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Podendo ser:
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-acidente;
- Pensão por morte.
Uma das opções é o auxílio-doença acidentário, que é pago aos segurados que estão temporariamente incapazes de trabalhar por motivo de doença ou acidente. Para comprovar é necessário passar por perícia médica do órgão, que pode ser marcada pelo site ou aplicativo Meu INSS. Nos casos de acidente de trabalho e doenças profissionais não é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais.
Quem fica incapacitado de modo permanente a exercer as suas atividades profissionais pode se aposentar por invalidez. Nesse caso, o trabalhador deve solicitar o auxílio-doença, e na perícia médica pode se constatar o direito à aposentadoria por invalidez.
Há ainda o auxílio-acidente, que é um benefício indenizatório. Ele é pago ao trabalhador que sofreu acidente e que apresenta sequela permanente, reduzindo a capacidade de exercer suas funções. Também deve passar por perícia médica do INSS. Como se trata de indenização, o segurado pode continuar trabalhando enquanto recebe o benefício.
Nos casos em que o acidente de trabalho ocasiona a morte do trabalhador, os seus dependentes podem receber a pensão por morte. Pode ser pago a cônjuge, companheiro, filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, bem como a pais e irmãos menores de 21 anos ou inválidos.
O que a empresa deve fazer?
De acordo com a Lei nº 8.213/91, a empresa tem a responsabilidade de adotar medidas de proteção e segurança da saúde do trabalhador e está sujeita a multa caso deixe de cumprir regras desse tipo. Ademais, o Ministério do Trabalho e da Previdência Social tem o papel de fiscalizar essas medidas.
Quando ocorre um acidente de trabalho, a empresa tem a obrigação de emitir o CAT. Assim como, deve oferecer afastamento remunerado ao funcionário nessa que precisar, no prazo de até 15 dias.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
O órgão afirma que o início da troca de dívidas no último dia 25 foi responsável por acelerar o crescimento do consignado CLT, cujo valor total de empréstimos aumentou R$ 2 bilhões em 11 dias
A Lei 11.419/2006, que regulamenta o processo eletrônico, prevê esse limite
Sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS
Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo
Presidente do INSS já disse que pagamentos serão feitos como parte do benefício dos pensionistas e aposentados. Mas ainda não há uma data nem uma logística definida para o ressarcimento.
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
A partir desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones que utilizam versões do sistema operacional iOS abaixo da versão 15. Isso inclui modelos mais antigos, como iPhone 4, 4S, 5 e 5C, que não são compatíveis com essa atualização. Essa mudança afeta diretamente os usuários desses aparelhos, que precisarão adaptar-se a novas soluções para continuar usando o aplicativo de mensagens.
Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população
Indicador Inaf esclarece o que determina se uma pessoa é analfabeta funcional ou funcionalmente alfabetizada no Brasil
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade