Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Notícia
Como começar a vender pela internet? Semana do MEI tira dúvidas
No terceiro dia do evento, gerente de negócios da B2W Marketplace fez um panorama dos principais canais digitais no comércio eletrônico
01/01/1970 00:00:00
As vendas na internet tornaram-se fundamentais para os pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19. O que muita gente pensa é que ter uma loja online é a única forma de começar a atuar no mercado digital. Para desmistificar essas e outras ideias a respeito do comércio eletrônico e dar dicas sobre como dar os primeiros passos online, o Sebrae convidou a gerente de negócios da B2W Marketplace, Mayra Gianoni, para participar do terceiro dia da Semana do MEI. A live foi conduzida pela analista do Sebrae em São Paulo, Marcelle Carvalho.
Logo no início da conversa, Mayra destacou as várias possibilidades que a internet apresenta para quem quer vender. "Não precisa ter uma loja na internet e não precisa ter uma loja própria para começar a vender pela internet", afirmou. Segundo ela, neste momento de pandemia, o comércio eletrônico, além de atender as necessidades do cliente que quer se sentir seguro para realizar suas compras, também permite vender para qualquer lugar do país.
Há sete anos no mercado digital, a especialista explicou que recentemente houve uma inversão do cenário para quem quer empreender no digital. Segundo ela, antigamente, o modelo mais comum era começar por uma loja virtual e depois experimentar outros ambientes virtuais. "Hoje, os empreendedores estão testando primeiro outros canais, como redes sociais e marketplaces, antes de ter uma loja virtual ou nem criam uma loja própria", analisou.
Para esclarecer melhor por onde começar, Mayra apresentou um panorama dos prós e contras do uso dos três principais canais digitais disponíveis para quem quer empreender: loja virtual própria, redes sociais e marketplaces. Segundo ela, os empreendedores precisam ter em mente que não é necessário escolher apenas um canal de vendas. "Eu costumo aconselhar a diversificar seus canais porque o que percebemos, principalmente no ano passado, é que ao escolher apenas um canal o empreendedor fica muito dependente e isso pode limitar suas fontes de receita, caso seja necessário fechar a sua loja física, por exemplo", explicou.
Ao tratar das redes sociais, Mayra destacou que é esse o canal de vendas digitais que mais tem crescido ultimamente. Ela explicou que é uma ótima solução para quem quer começar e testar uma integração com a loja física. "De uma forma geral, as redes sociais são um bom meio de se ter uma relação mais próxima com o seu cliente, principalmente aquele que já conhece a sua loja e que vai querer utilizar o canal para tirar uma dúvida com você e se atualizar sobre as novidades", destacou. Ela ressaltou que as plataformas oferecem possibilidade de divulgar os produtos de maneira fácil e ajudam a criar uma boa reputação do negócio, porém exige que o empreendedor invista tempo para produzir conteúdo e engajar o público.
Por último, a especialista explicou as vantagens de utilizar os marketplaces como uma plataforma de venda online. Na B2W, Mayra é responsável por acompanhar a trajetória de empresários que atuam em marketplaces conhecidos, como Americanas, Shoptime e Submarino, mas ela quis deixar bem claro que não precisa ser uma grande marca ou ter o produto conhecido para vender na plataforma. Segundo ela, 60% dos vendedores na B2W são donos de pequenos negócios.
Entre as dicas para começar a vender em marketplaces, Mayra recomendou que os empreendedores escolham os itens que vão vender com bons fornecedores e principalmente saibam precificar bem os produtos. Segundo ela, a maioria não cobra nenhum tipo de mensalidade, mas geralmente possuem uma taxa de comissão pelas vendas. Inclusive, durante a live, ela liberou um cupom de taxa zero para os participantes do evento testarem a plataforma da B2W por 3 meses.
"Minha última dica é que estudem e aproveitem oportunidades como essa da Semana do MEI que oferece muito conteúdo para ganhar conhecimento e crescer com seu negócio na internet", concluiu.
Semana do MEI
Desde a segunda-feira (10) o Sebrae realiza a Semana do MEI, que vai até esta sexta, 14 de maio, de forma 100% online e gratuita. Clique aqui para participar.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Entenda como otimizar a recuperação de subvenções e melhorar o fluxo financeiro da sua empresa
Contribuintes enfrentam burocracia e atrasos para recuperar ICMS pago a maior, enquanto especialistas destacam soluções legais e digitais
A RF regulamentou um novo procedimento para autorregularização de créditos tributários, no âmbito do programa Litígio Zero, com o objetivo de prevenir e reduzir disputas entre contribuintes e a administração tributária.
Secretário extraordinário enfatizou que a correta interpretação das novas regras fiscais é fundamental para o êxito da estratégia negocial
A Receita Federal esclareceu que contribuintes não podem utilizar créditos previdenciários pertencentes a terceiros para quitar tributos de sua responsabilidade
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Tarifas americanas elevadas podem reduzir superávit comercial em 14% e pressionam crescimento da indústria nacional
O valor será será creditado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade