Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Notícia
Girl from Rio: na carreira de Anitta, o impossível não existe
Entenda estratégias de marketing e comunicação de novo lançamento da cantora
01/01/1970 00:00:00
Acabei de assistir ao novo clipe de Anitta e estou profundamente tocada, estarrecida. Creio que este foi seu clipe mais autoral, refinado, com a cara da cantora. Enquanto escrevo essa matéria, Anitta está no top 1 dos vídeos mais assistidos no Youtube. Porém, como professora de Marketing, aproveito para verificar algumas de suas estratégias de marketing e comunicação ao clipe e lançamento da música, as quais quero compartilhar com vocês:
Estratégias de marketing
Há um tempo, noto que a artista quer se posicionar como uma diva pop brasileira, sem perder suas origens. O clipe é um produto que reforça essa imagem: Girl from Rio moderniza a música "Garota de Ipanema", misturando bossa nova, com algumas batidas de funk, pop e hip hop, novamente reforçando o passado, origens, com o momento presente da cantora.
Além da produção de um clipe impecável, Anitta aproveitou para fazer uma excelente comunicação antes da estreia, de modo a gerar curiosidade em toda sua audiência (chamamos essa comunicação prévia de teaser).
Notou-se um forte trabalho de marketing digital, mostrando, num primeiro momento de divulgação, fotos de pessoas de diferentes classes, gêneros, famosas ou anônimas, em seu Instagram, compondo a estética vintage de parte do clipe (fotos em preto e branco). Depois disso, Anitta lançou um "pôster" do clipe nos stories do Instagram, o qual está de biquini na frente de um ônibus, onde muitas pessoas fizeram montagens, brincando com as palavras "Girl from Rio", forçando seu público a voltar também as suas origens.
Depois, a cantora começou a mesclar fotos de uma Anitta dos anos 60, com uma Anitta da atualidade.
Além do mais, Anitta também trabalhou com kit para celebridades, famosos e influencers, os quais mostraram os elementos de marca do clipe, ganhando mimos da marca parceira do clipe, Colcci. Forte trabalho cruzando o on-line e o off-line, com sua assessoria de imprensa, e usando as redes dos famosos para divulgar seu lançamento.
Além de ter um clipe com storytelling contruído com narrativa muito poderosa e estética impecável, Anitta e o diretor criativo do clipe, Giovanni Bianco, conseguiram trazer algumas tendências de mercado para dentro da produção, as quais são:
a. Regionalismo: Ao enaltecer suas origens, Anitta mostra, sem ser caricata, as belezas de um Rio de Janeiro cheio de contrastes e diversidades - Do piscinão de Ramos (Girl from Rio), a nostálgica Ipanema/Copacabana (Girl from Ipanema). Além do mais, o clipe mostra alguns elementos da cultura carioca: o churrasquinho; a "farofa" na praia, ao comer milho, e sua mãe, uma "quentinha"; descolorir os pelos do corpo e o biquini feito de fita, para ficar com a marca de sol mais forte; chegar de busão na praia com o cooler lotado, saindo pela janela; jogar bola na praia, fazer exercícios e enaltecer o corpo bronzeado; o flerte e a sensualidade carioca. Ela desmitifica o Glamour da música "Garota de Ipanema", da bossa nova, na parte vintage do clipe, e a moderniza, mostrando a realidade do carioca e suas origens;
b. Body Positive (movimento Corpo Livre): a cantora faz questão de trazer em seu clipe pessoas que de fato retratam a realidade do Rio de Janeiro, enaltecendo os corpos reais e livres, os diferentes tipos de beleza, de pessoas pretas, pardas e brancas, de diversas classes e gêneros, que vivem numa cidade cheia de contrastes.
c. Vulnerabilidade (gente como a gente): Anitta não tem medo de mostrar suas celulites, sua família composta por pais separados, um irmão que apareceu depois de anos e fala também na letra da música sobre Honório Gurgel, subúrbio onde cresceu. Essas são as suas bases, suas raízes. Embora sua família não seja convencional, ou tradicional, Anitta os ama. Além do mais, a cantora mostra aos brasileiros que é possível chegar à fama, com muito esforço, consistência e estratégia.
d. Feminismo (lugar de mulher é como e onde ela quiser): Anitta mostra a força da mulher carioca, que não tem medo de ser quem é, de vestir o que quiser, sendo dona de seu corpo e de sua sexualidade.
e. Resgate ao passado: é uma tendência trabalhar com estética vintage e de nostalgia. O clipe mostra um Rio de Janeiro Glamouroso da Década de 60 (momento que surge a música Garota de Ipanema), com tons pastéis, e ao mesmo tempo, faz contrastes com a atualidade, cheia de estampas e colorida, mostrando seus diferentes cartões postais;
f. O uso da Neurociência: trabalhar com a curiosidade é um prato cheio ao cérebro, pois ele ama coisas que tenham começo, meio e fim. O Brasil inteiro estava curioso para saber como seria esse lançamento. Além do mais, a cantora consegue trabalhar com outra métrica de neurociência: o contraste, entre as cores pasteis e o glamour do passado, e o colorido e estampado, trazendo um Rio de Janeiro diverso do presente.
O clipe é lindo e inspirador, mostrando que, embora o povo carioca viva com tanta desigualdade e violência, consegue ser feliz e se divertir, e que mesmo com todas as mazelas, a cantora conseguiu chegar aonde chegou, sem renunciar suas raízes.
Após esse clipe, entendi o real significado de uma frase sempre dita pela cantora e administradora: "o impossível não existe". Vai lá, Anitta, o mundo é seu.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
O órgão afirma que o início da troca de dívidas no último dia 25 foi responsável por acelerar o crescimento do consignado CLT, cujo valor total de empréstimos aumentou R$ 2 bilhões em 11 dias
A Lei 11.419/2006, que regulamenta o processo eletrônico, prevê esse limite
Sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS
Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo
Presidente do INSS já disse que pagamentos serão feitos como parte do benefício dos pensionistas e aposentados. Mas ainda não há uma data nem uma logística definida para o ressarcimento.
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
A partir desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones que utilizam versões do sistema operacional iOS abaixo da versão 15. Isso inclui modelos mais antigos, como iPhone 4, 4S, 5 e 5C, que não são compatíveis com essa atualização. Essa mudança afeta diretamente os usuários desses aparelhos, que precisarão adaptar-se a novas soluções para continuar usando o aplicativo de mensagens.
Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população
Indicador Inaf esclarece o que determina se uma pessoa é analfabeta funcional ou funcionalmente alfabetizada no Brasil
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade