Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Notícia
As ações da Granado para atravessar mais uma pandemia
A companhia fundada no Brasil por um imigrante português passou pela Gripe Espanhola e agora, pela segunda vez em sua história, enfrenta as consequências de uma pandemia em seus negócios que completaram 150 anos em 2020
01/01/1970 00:00:00
No ano em que a Granado completou 150 anos de história, tudo mudou. A data que foi toda planejada contava com o lançamento de um livro publicado pela Assouline e uma exposição no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro contando toda a trajetória da marca, que chegou a ser reconhecida com a farmácia oficial da família imperial brasileira.
Com suas comemorações modificadas por conta dos efeitos do coronavírus, a Granado acrescenta um novo acontecimento à sua trajetória enfrentando pela segunda vez uma pandemia - quando a Gripe Espanhola (1918-1920) aconteceu, a primeira botica da companhia já funcionava no centro do Rio de Janeiro e permanece aberta até hoje no mesmo endereço, como Pharmacia Granado.
Assim como os festejos, todos os projetos da empresa foram abalados. Entretanto, mesmo diante do toda a frustração que todo o mercado enfrenta e com as lojas fechadas, a marca de cosméticos ainda alcançou um crescimento de 4% em 2020, impulsionado pelos revendedores que se mantiveram abertos e pelas vendas on-line. Em abril do ano passado, logo após as determinações de isolamento social, as vendas no e-commerce do grupo subiram mais que 300%.
Para 2021, a empresa brasileira espera um crescimento de 15%, abertura de mais oito lojas próprias, incluindo uma flagship Granado em Ipanema, que deve acontecer até maio, segundo Higo Lopes, gerente de marketing da Granado.
Com cerca de 1,5 mil revendedores no Brasil, entre supermercados, farmácias e perfumarias, 75 lojas Granado e cinco lojas Phebo, marca que também pertence à Granado, foi preciso desbravar um novo universo, o digital - e em todos os sentidos.
Para se aproximar do cliente e minimizar os impactos causados pela pandemia, a Granado promoveu corrida virtual, exposição digital, collabs, ampliou seus projetos de e-commerce e tantas outras ações. Além disso, a marca firma seus passos no mercado internacional a exemplo de sua presença na França em lojas temporárias e venda de produtos na Sephora.
Novos produtos e novos formatos - Com o avanço da pandemia e identificação de novas necessidades, a marca tirou do papel o lançamento de produtos, como álcool líquido, álcool em gel e lenços antissépticos.
Os produtos tradicionais ganharam novos formatos. Sabonetes líquidos para bebês ganharam embalagens maiores, ao passo que as colônias agora também são ofertadas em tamanhos menores, de 300 ml, para aqueles que ainda não o conhecem e farão a compra pela primeira vez numa volumetria menor para testar o produto.
Exposição virtual - A história da marca é, também, a sua maior riqueza. Desde 1995, toda a tradição da empresa foi perpetuada pelo Acervo Granado, inaugurado para manter a conservação dos documentos, mobiliários e objetos originais que fizeram parte dessa caminhada.
No último ano, quando a marca completou 150 anos, uma grande exposição foi preparada para compartilhar toda a história na cidade onde a Granado nasceu, Rio de Janeiro, com a exposição no Museu Histórico Nacional - que durou poucos dias por conta da pandemia.
Para não perder o gancho, a empresa conseguiu construir uma visita virtual ao acervo e também à loja 360° da Oscar Freire, que permite ao consumidor realizar compras durante o tour.
Corrida virtual - Como nos últimos anos a Granado tem apoiado eventos esportivos, a marca achou importante manter esse compromisso. Respeitando todas as orientações de segurança, lançou uma corrida virtual.
Todos os inscritos receberam, além da camiseta, itens da marca, como uma máscara facial, gel antisséptico, gel relaxante anticansaço refrescante, desodorante para pés antisséptico Granado, lenços umedecidos e sabonete líquido antisséptico Granado.
Trailer - Um trailer temporário todo personalizado na cor pink, de acordo com a identidade da linha Granado Pink, percorreu as principais farmácias do Rio de Janeiro em outubro do ano passado, em menção ao Outubro Rosa, mês que representa a luta contra o câncer de mama.
Em uma ação especial no estacionamento das lojas, clientes que comprassem valores acima de R$ 29,90 em produtos da linha Granado Pink podiam escolher entre um serviço de esmaltação ou sessão de reflexologia nas mãos.
O serviço era realizado no trailer e as clientes se posicionavam na parte externa do veículo, enquanto profissionais protegidas por uma armação de acrílico, criando uma espécie de parede, as recebiam e tinham contato apenas com as mãos das clientes, assegurando os cuidados necessários e seguindo as normas de distanciamento estabelecidas por conta da pandemia.
Collab - Pegando carona na popularização das collabs, quando marcas colaboram uma com a outra no intuito de ampliar seus públicos, consolidar suas marcas, aumentar sua visibilidade, alcançar mais reconhecimento e conseguir mais vendas, a Phebo teve uma parceria com a Eva, grife feminina do grupo Reserva, para Dia das Mães, no último ano.
Outro exemplo de collab realizado pela marca trouxe uma parceria com a AD.Studio inspirada nos antiquários do século XX. Dessa união nasceu uma edição especial da linha Carioca: dois kits que exalam o perfume do Rio de Janeiro, imersos à memória afetiva e à história, para decorar e perfumar a casa com objetos garimpados pelo AD.Studio que exaltam os dois pilares dessa parceria: o colecionismo e a ressignificação.
Os kits acompanham manifestos exclusivos, que foram feitos a partir de páginas originais de enciclopédias antigas com mensagens e ilustrações que remetem à linha. Os difusores são apresentados em vidros numerados - foram feitos menos de mil exemplares.
Loja pop-up - Durante o último mês de março, as icônicas Galeries Lafayette Champs Elysées, em Paris, receberam uma loja pop-up da Granado com produtos que fazem sucesso entre os franceses, como as colônias, que foram vendidas em frascos personalizados.
Linhas como a Vintage Bossa, Carioca e Suzette se destacaram nas ações que ficaram expostas numa pegada de loja conceito, que trazia totens borrifadores de aromas, tela com projeção de vídeos e uma máquina para gravar as iniciais dos consumidores nos perfumes.
De acordo com Higo, movimentos como a Black Friday contribuíram para o crescimento do e-commerce das marcas Granado e Phebo. Por conta dessa demanda, os sites foram totalmente reformulados no fim de 2019 para facilitar a compra. Sem saber, a ação foi realizada praticamente às vésperas da pandemia e favoreceu o desempenho da companhia em tempos difíceis.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Entenda como otimizar a recuperação de subvenções e melhorar o fluxo financeiro da sua empresa
Contribuintes enfrentam burocracia e atrasos para recuperar ICMS pago a maior, enquanto especialistas destacam soluções legais e digitais
A RF regulamentou um novo procedimento para autorregularização de créditos tributários, no âmbito do programa Litígio Zero, com o objetivo de prevenir e reduzir disputas entre contribuintes e a administração tributária.
Secretário extraordinário enfatizou que a correta interpretação das novas regras fiscais é fundamental para o êxito da estratégia negocial
A Receita Federal esclareceu que contribuintes não podem utilizar créditos previdenciários pertencentes a terceiros para quitar tributos de sua responsabilidade
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Tarifas americanas elevadas podem reduzir superávit comercial em 14% e pressionam crescimento da indústria nacional
O valor será será creditado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
