Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Notícia
A era do marketing de influência: entenda os segredos por trás da estratégia
Especialista em marketing digital destaca dicas para ter influenciadores eficientes na divulgação de produtos no e-commerce
01/01/1970 00:00:00
Com o avanço da pandemia e a necessidade de isolamento social, as pessoas tornaram seus hábitos muito mais digitais. Da mesma forma, empresas precisaram se digitalizar para continuar funcionando. Todo esse crescimento expressivo trouxe também uma necessidade de repensar e refazer as estratégias de marketing, a fim de sobreviver à concorrência presente na internet e conquistar a tão disputada atenção do consumidor.
Um dos maiores contatos é normalmente feito pelas mídias sociais. Assim, as redes sociais estabeleceram boa parte da “primeira conversa”, o que aponta uma maior necessidade para o marketing nessas plataformas. E com todo esse movimento de digitalização, uma das estratégias que ganhou destaque na pandemia foi o marketing de influência.
‘‘As pessoas buscam conexão real com quem indica algum produto ou serviço. Sendo assim, buscar influenciadores tem se tornado cada vez mais comum para as empresas que querem alcançar o público que está nas redes sociais’’, destaca o especialista Fernando Soni, sócio fundador da startup paranaense Stardust Digital.
O que é o marketing de influência?
Uma das perspectivas mais perceptíveis para os últimos anos no e-commerce foi incentivar a busca para capturar a confiança dos consumidores. Dentro das estratégias para conquistá-la, inúmeras inovações têm chegado ao mercado, como ocorre com o live commerce e até mesmo o social commerce.
Estratégias que se aprofundem em criar uma conexão com o consumidor e passem segurança sobre os produtos vendidos costumam apresentar melhores resultados. O marketing de influência segue nessa linha: traz a divulgação dos produtos por meio de influenciadores. Com essa técnica, há uma primeira aproximação por parte dos consumidores a partir da familiaridade com o influenciador. A segurança do produto também parte dele — especialmente se as publicações em redes sociais forem formuladas a partir da testagem dos itens divulgados.
“Quanto mais próximo o público estiver do influenciador, maior será a confiança na hora de consumir um produto ou serviço indicado por ele. É esse poder de engajamento que tem chamado a atenção das marcas, que têm investido cada vez mais em marketing de influência”, comenta Soni.
O marketing de influência é, na prática, um alinhamento de divulgação que usa a interação e o engajamento de figuras públicas inspiradoras pela internet — especialmente por meio das redes sociais. Por meio dele, existem inúmeras estratégias de venda, que vão desde apenas a divulgação do produto à promoção e descontos por meio de cupons com o nome do influenciador, por exemplo.
Os resultados dependem de uma boa execução
Ainda que o marketing de influência pareça simples na teoria, na prática é necessário tomar alguns cuidados para que sua execução gere bons resultados. Fernando Soni destaca a importância de alinhar os produtos com influenciadores que de fato engajem a divulgação e tenham uma interação profunda com o público-alvo do produto a ser vendido. ‘‘O que sempre falamos para os nossos clientes que querem fazer parceria ou vender por meio de influenciadores, é que o foco é encontrar um influenciador que seja do nicho do produto ou serviço que o cliente oferece’’, afirma.
A escolha, ele destaca, precisa ser feita a partir de uma pesquisa profunda de mercado. ‘‘Tem gente que foca muito no número de seguidores, mas, às vezes, aquele influenciador de nicho que tem cinco ou 12 mil seguidores, mas que tem um engajamento altíssimo deles, consegue atingir um público maior do que o influenciador que tem 300 mil seguidores, por exemplo, e, consequentemente, fazer com que esse produto ou serviço seja mais consumido’’, complementa.
Encontrar o influenciador certo pode ser um desafio. Por isso a necessidade de ter uma equipe de marketing ajustada para realizar uma pesquisa de mercado efetiva, que reconheça quem é o público-alvo que consome o produto a ser divulgado. É importante destacar que essa pesquisa precisa ser feita a partir dos dados das redes sociais, com análise de interação e engajamento.
Soni aponta que uma das estratégias é uma análise que vá além dos números, com foco no conteúdo das interações entre o influenciador e o usuário. ‘‘Analisar os comentários para vermos se esse influenciador tem uma taxa de rejeição alta ou não também faz parte desse processo, para podermos examinar a qualidade dele, em vez de só a quantidade de seguidores’’, explica.
Campanhas focadas na personalização
Hoje, o consumidor tem cada vez mais a vontade e a necessidade de ter uma experiência personalizada, diferente do normal e que salte aos olhos. Parte disso também é uma exigência por causa das próprias plataformas digitais: há um excesso de informações nas redes e muitas das divulgações são similares umas às outras.
As empresas que destacam um marketing diferente e que esteja personalizado para um público-alvo específico, neste caso, acabam na frente. “É uma conta que só quem souber construir uma estratégia assertiva vai conseguir fechar, pois o mercado está cada vez mais competitivo, com campanhas cada vez mais direcionadas e personalizadas”, comenta Soni.
Mas o destaque vai, sobretudo, para a forma como a divulgação do produto é feita a partir da plataforma dos influenciadores. Mais do que apresentar uma foto com alta resolução — o que é também de suma importância —, é necessário conhecer e acordar estratégias com o influenciador para que haja uma relação de intimidade com os usuários. “O ideal é ter um profissional ou uma empresa especializada na área para fazer toda essa análise e mostrar o melhor caminho. Começar qualquer trabalho sem conhecer seu público-alvo e a forma que sua marca vai se comunicar com ele é um grande erro, repetido incansavelmente no mercado”, conclui Soni.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
O órgão afirma que o início da troca de dívidas no último dia 25 foi responsável por acelerar o crescimento do consignado CLT, cujo valor total de empréstimos aumentou R$ 2 bilhões em 11 dias
A Lei 11.419/2006, que regulamenta o processo eletrônico, prevê esse limite
Sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS
Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo
Presidente do INSS já disse que pagamentos serão feitos como parte do benefício dos pensionistas e aposentados. Mas ainda não há uma data nem uma logística definida para o ressarcimento.
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
A partir desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones que utilizam versões do sistema operacional iOS abaixo da versão 15. Isso inclui modelos mais antigos, como iPhone 4, 4S, 5 e 5C, que não são compatíveis com essa atualização. Essa mudança afeta diretamente os usuários desses aparelhos, que precisarão adaptar-se a novas soluções para continuar usando o aplicativo de mensagens.
Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população
Indicador Inaf esclarece o que determina se uma pessoa é analfabeta funcional ou funcionalmente alfabetizada no Brasil
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade