Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Notícia
5 conceitos da NRF para aplicar no seu negócio
A pandemia impôs novas receitas de sucesso aos empresários - alguns prosperaram, outros fracassaram, e há quem ainda está tentando acertar. O evento mais importante do varejo indica alguns caminhos, seja para a loja física, aplicativos, e-commerce, redes sociais ou marketplaces
01/01/1970 00:00:00
Depois de um ano vivendo e adaptando tudo o que a tecnologia permitia ao dia a dia das pessoas, o consumo, de uma forma global, ganhou um novo significado. As vendas on-line foram protagonistas no mercado, as redes sociais se estabeleceram como ponto de contato entre marcas e consumidores e varejistas tradicionais que não se adaptaram à restrição do contato físico entraram em declínio.
Nesse cenário, novas tendências e expectativas surgiram. Num mundo lotado de soluções tecnológicas, a pandemia tornou mais clara a importância de dar autonomia e treinamento aos funcionários, humanizar os atendimentos e transformá-los em reais influenciadores da marca.
A resiliência das empresas, a jornada do consumidor, a busca por produtividade, a importância do propósito e outros pontos foram discutidos durante o Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido anualmente pela National Retail Federation (NRF), nos Estados Unidos.
Pelo segundo ano consecutivo vivendo uma pandemia, muitas coisas se repetiram e outras evoluíram. De acordo com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, esse ano, o evento discutiu bastante a pandemia e como o novo coronavírus vai impactar na jornada de compra do consumidor. Termos como ESG, Social Selling e fulfillment foram abordados como prioritários nessa transição do varejo em meio a tantas dificuldades. Entenda o que elas significam:
ESG (Environmental social governance) - A consciência ambiental e social trazida pela sigla já se apresenta como algo determinante, que deveria estar no centro da estratégia das companhias, segundo Terra. Não apenas pelas questões regulatórias ou pelo que bancos e investidores demandam, mas porque as pesquisas deixam isso muito claro - os consumidores passaram a escolher marcas e lojas a partir disso.
"Diversos eventos e episódios sociais marcaram o ano de 2020 e também o início de 2021, nos mostrando a relevância que as questões da diversidade e ambiental têm tomando. Não se trata mais de uma agenda coadjuvante, essa postura passa a ser protagonista nas empresas", diz.
Always on- Uma pesquisa da Ericsson, divulgada em 2019, aponta que até 2022 haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados no mundo todo (três vezes mais do que a população humana). Neste contexto, 75% da população mundial terá acesso à internet e o 5G será uma realidade dominante.
Ou seja, caso essa previsão se confirme, a tendência de Always on (sempre conectados) que já é muito forte atualmente, será reforçada em menos de um ano. Conectadas o tempo todo umas às outras e às suas marcas favoritas, as pessoas estarão mais informadas e capacitadas do que nunca. Esse poder e maior acesso a novas experiências devem provocar convergências entre os canais, que precisarão estar mais alinhados do que nunca.
Live shop streaming- Na era das lives, a empresa encontrou um jeito diferente de se comunicar com o consumidor. O novo conceito chamado de live shop streaming é uma mistura de um comércio eletrônico tradicional com transmissão ao vivo, muito comum na Ásia.
"Na china, ja é algo super relevante para se vender no e-commerce e no varejo em geral. Ainda vamos falar muito disso no Brasil - é uma forma diferente de interligar loja física e e-commerce", diz Terra.
O novo formato já é utilizado pela Nespresso. Parece até um programa de televisão - tem estúdio, uma espécie de apresentadora, oito horas diárias de conteúdo direcionado - mas, na verdade, é uma loja virtual. A partir de sua unidade butique na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a empresa oferece conteúdo diário ao vivo com especialistas, palestras, receitas e dicas de harmonização de café em que consumidores podem tirar dúvidas e comprar seus produtos escolhidos.
Fulfillment- Uma das práticas atuais mais importantes no e-commerce em relação à logística é o fulfillment - uma operação que agiliza desde a separação no estoque até a entrega do produto ao cliente. No Brasil, o conceito é aplicado pelo Mercado Livre, que armazena o estoque de seus principais vendedores.
Preço baixo não é mais o principal critério na decisão de compra - o consumidor valoriza a experiência que o e-commerce proporciona: comodidade e velocidade. O cumprimento de prazos e as condições de entrega de produtos têm alavancado muitas empresas em tempos de pandemia.
De acordo com Terra, quando o varejo vendia da loja para o consumidor ou da internet para o consumidor, a maneira de pensar o supply chain (gestão da cadeia de suprimentos) era mais simples. Hoje, com a omnicanalidade, o consumidor tem múltiplas formas de comprar e o varejo múltiplas formas de entregar.
"Isso gerou uma complexidade de pensar produto, cliente, ponto de venda, logística e entrega, e fez com que toda aquela arquitetura existente de tecnologia, loja e centro de distribuição não funcionasse mais. Então, novas tecnologias, novas arquiteturas de dados, novos processos e novos treinamentos tiveram que surgir", explica Terra.
Social selling - Com o crescimento das redes sociais, houve uma tendência de usá-las como ferramenta de vendas. Chamada também de venda social, o movimento é focado na criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. As empresas podem usar plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e TikTok para oferecer insights, interagir com os clientes - nada parecido com aquele modelo de venda direta com uma abordagem incisiva.
É preciso entender o ambiente das redes sociais e como aproveitar o poder de interatividade e relacionamento para se aproximar dos consumidores e gerar mais vendas por lá. A partir de suas postagens, é possível oferecer conteúdo de valor para construir sua credibilidade no longo prazo, sem pressa para fechar vendas.
Lembre-se que hoje, além de cultivar relacionamentos, as redes sociais são muito utilizadas para pesquisar e dentro dessas redes, essas buscas ganham velocidade, escala e eficiência. Por isso, ganha quem oferecer mais.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Entenda como otimizar a recuperação de subvenções e melhorar o fluxo financeiro da sua empresa
Contribuintes enfrentam burocracia e atrasos para recuperar ICMS pago a maior, enquanto especialistas destacam soluções legais e digitais
A RF regulamentou um novo procedimento para autorregularização de créditos tributários, no âmbito do programa Litígio Zero, com o objetivo de prevenir e reduzir disputas entre contribuintes e a administração tributária.
Secretário extraordinário enfatizou que a correta interpretação das novas regras fiscais é fundamental para o êxito da estratégia negocial
A Receita Federal esclareceu que contribuintes não podem utilizar créditos previdenciários pertencentes a terceiros para quitar tributos de sua responsabilidade
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Tarifas americanas elevadas podem reduzir superávit comercial em 14% e pressionam crescimento da indústria nacional
O valor será será creditado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade