Nota Técnica 1.70 altera prazos, cria exceções e adiciona campos obrigatórios que impactam empresas e profissionais da contabilidade
Notícia
Como desenvolver a escuta ativa?
Escuta ativa é muito mais do que absorver as palavras que nos são ditas
01/01/1970 00:00:00
Colaboradores que se sentem ouvidos têm 4,6 vezes mais chances de se sentirem capacitados para realizar um trabalho melhor, segundo um dado da Salesforce. Já 89% dos líderes de RH atestam um impacto positivo na realização de feedbacks frequentes, conforme uma pesquisa da Globoforce.
Esses dois dados nos ajudam a entender, em números, que um dos primeiros passos para a gestão de pessoas e o desenvolvimento humano dentro de uma empresa, e consequentemente obter resultados, é a ESCUTA ATIVA.
Esse ouvir é um exercício diário que líderes e gestores precisam fazer para manter atenção plena naquilo que colaboradores e colegas estão nos dizendo.
Na verdade, a escuta ativa é muito mais do que absorver as palavras que nos são ditas.
Escuta ativa significa também observar cuidadosamente a linguagem como um todo da pessoa que está na nossa frente – ou até nas mensagens de texto e e-mails –, com o objetivo de entender realmente o que ela quer dizer.
Uma das pessoas que considero um dos mentores em minha carreira, o fundador da MRV Engenharia, Rubens Menin, sempre me dizia que:
“a diferença entre duas pessoas de mesmo potencial é que uma vai ouvir melhor que a outra e, por isso, chegar mais longe”.
Sem julgamentos, nem interferências
Seja durante um feedback, seja numa reunião 1-1 ou qualquer outra situação de conversa, a pessoa mais importante naquele momento é a que está na sua frente. E ela precisa sentir isso.
Num mundo ideal, é hora de tirar o celular da jogada e qualquer outro impedimento que possa gerar ruído nessa comunicação.
Então, nesses momentos de escuta ativa, temos que deixar polarizações e julgamentos de lado e trabalhar com o contexto que está sendo apresentado. Ainda que você já saiba do histórico do colaborador, dos problemas enfrentados, ouça o presente, sem julgar o passado.
Empatia é um exercício diário
Empresas precisam de resultados. Estamos falando inevitavelmente do lucro como objetivo. Porém, não podemos nos ater a isso quando pessoas, com todas as suas emoções e complexidades, estão envolvidas no processo.
Por isso, ainda que colaboradores consigam se posicionar de forma muito profissional no ambiente de trabalho, não podemos esquecer que cada um tem uma vida fora dali.
Então, como disse antes, precisamos dar atenção às palavras escolhidas, ao tom e suas oscilações de voz, aos detalhes dos gestos, à apresentação pessoal (roupas, cuidados de higiene) e todos os fatores que envolvem o interlocutor.
- Essa conversa tem tom de desabafo?
- Será que pode ter um cansaço envolvido aí?
- Esse colaborador está sobrecarregado (e há algo a ser feito nesse sentido)?
- Como está a realidade dessa pessoa fora do trabalho?
Essas e muitas outras perguntas – INTERNAS, para você mesmo – podem ajudar gestores a entender o colaborador. Reforço: não é julgar, mas entender o contexto daquele momento da fala.
No alt text provided for this image
Online também tem jeito
Se estamos lidando com uma linguagem escrita, as perguntas acima também se aplicam, principalmente com relação à escolha das palavras, uso de caixa alta, pontuação etc.
Algo que também pode fazer gestores refletirem é o horário do envio de certas mensagens.
Tarde da noite, com a cabeça no travesseiro, podem vir muitas insatisfações, inseguranças e incômodos do dia a dia corporativo. Essas angústias acabam motivando uma comunicação ao gestor. Pensar sobre isso é um passo para marcar um 1-1 e entender melhor o que pode estar acontecendo.
Mas e o tempo para escutar ativamente?
A escuta ativa não precisa ser apenas em momentos “oficiais”, como durante uma sessão de feedback. É preciso ouvir ativamente nas conversas no corredor, na “passadinha” na sala ou numa ligação de 5 minutos.
Fato é que gestores precisam ter organização para estarem com seus times e criar tempo para ouvir demandas e necessidades. Escutar faz parte das soft skills tão fundamentais para o mundo corporativo atual.
A habilidade de ouvir é parte primordial do trabalho do gestor, e algumas das vantagens são:
Aumento da confiança mútua: quem pode se expressar direito tem mais liberdade para propor e executar ideias com mais autonomia.
Aumento da produtividade: falei de produtividade no primeiro parágrafo – quem é ouvido produz mais.
Redução de conflitos: comunicação assertiva previne diversos problemas no ambiente corporativo.
Integração do time: quem é ouvido reconhece que precisa saber escutar.
Redução de erros, retrabalho e, consequentemente, aumento de lucros.
No alt text provided for this image
Para quem tem dificuldade de ouvir e, mais, se concentrar numa conversa, existem diversos exercícios para desenvolver atenção plena – mindfulness –, como técnicas de respiração, meditação, entre outros. Pesquise e encontre o que pode te ajudar a focar – talvez este artigo sobre saúde mental ajude.
Mas é como disse mais acima: a escuta ativa é um exercício diário. Cada dia conseguimos ouvir mais e mais e, assim, aprender a tomar melhores decisões para o colaborador, o time e a empresa.
Notícias Técnicas
Passo a passo para pesquisar e garantir a legalidade de acordos trabalhistas
Medida é para impulsionar a migração dos municípios para o padrão nacional da NFS-e a partir de 2026
Secretário extraordinário da reforma ressalta que interpretar corretamente as novas regras fiscais é essencial para a estratégia das empresas
Descubra as diferenças, impactos na contabilidade e planejamento tributário, além dos riscos e oportunidades da transição
A legislação previdenciária garante a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição e por idade aos segurados da Previdência Social portadores de deficiência, inclusive, com regras especiais mais favoráveis
Aprenda sobre a importância do Goodwill e a aplicação do Fluxo de Caixa Descontado
Compreender a DLPA é um dos maiores desafios da contabilidade empresarial
Com a reforma tributária em transição, empresas registram aumento de 24% na contratação de gestores temporários para projetos de adequação fiscal
Ministério da Gestão diz que Serpro e Secretaria de Governo Digital atuaram para resolver instabilidade pontual
Notícias Empresariais
Mais do que perseguir resultados imediatos, empreender com foco em valor de longo prazo significa criar empresas que resistem ao tempo, inspiram confiança e deixam impacto positivo
Aprenda como aplicá-los na prática para maximizar resultados e se adaptar ao mercado
Empresas terão mais tempo para se preparar para a nova norma de gestão de riscos ocupacionais, incluindo os psicossociais
Levantamento do Sebrae aponta que linhas voltadas ao capital de giro e à compra de máquinas e equipamentos são as mais procuradas pelos empreendedores
A promessa é de um sistema mais simples e justo, acabando com a cascata de impostos que encarece tudo o que a gente consome
Movimentação atípica no mercado de criptomoedas levou bancos a adotarem medidas preventivas contra possível ataque cibernético
O Brasil tem condições de se tornar um polo global de data centers e inteligência artificial graças à energia renovável e abundante, mas enfrenta barreiras econômicas que afastam investimentos
Paz pode aliviar inflação e fortalecer competitividade brasileira, diz especialista
Plano Brasil Soberano promete reação ao tarifaço dos EUA com crédito e incentivos, mas só entra em vigor em 2027 e levanta dúvidas sobre eficácia
Agropecuária está aquecida e deve sustentar crescimento da economia
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade