Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Notícia
3 dicas para o seu negócio bombar e vender pelo WhatsApp
WhatsApp Business e WhatsApp Pay estão entre as ótimas alternativas que vão agregar valor ao seu negócio e facilitar o processo de venda pelo aplicativo
01/01/1970 00:00:00
Há um bom tempo, o WhatsApp faz parte do cotidiano do brasileiro como uma das principais ferramentas de comunicação. O aplicativo representa uma ponte de conexão entre as pessoas e, também, empresas, proporcionando grandes oportunidades para os negócios, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19. Contudo, assim como na modalidade presencial de venda, é sempre muito importante estar atento a algumas boas práticas que ajudam você ou seu time de vendas na hora de um contato dessa natureza.
Para Giovane Gasparin, gerente de pré-vendas pelo WhatsApp da Leads2b (www.leads2b.com.br), startup focada em automatização de vendas B2B, o WhatsApp tem um grande potencial para os negócios, uma vez que quase tudo o que é necessário para uma boa prospecção e atendimento está conectado ao aplicativo. “Mas para uma empresa prosperar nessa ferramenta, ela precisa entender muito bem seu público e definir as melhores estratégias, sempre seguindo essas regras de boas práticas que certamente vão fazer a diferença na hora de converter”, explica o especialista.
Para aqueles que se interessam pela possibilidade de conseguir bons negócios pelo WhatsApp, Giovane Gasparin destaca três dicas bem importantes que vão ajudar muito na hora de vender por meio da ferramenta:
1 – Use o WhatsApp Business
Utilizando o WhatsApp Business, você tem algumas facilidades e oportunidades. É possível fazer, por exemplo, a descrição do seu produto ou serviço acompanhada por imagens. Com essas informações acessíveis, além de passar maior credibilidade aos seus potenciais clientes, eles já podem tirar algumas dúvidas simples só de acessar seu perfil. “Portanto, aproveite para informar no seu perfil dados como localização, tipo da empresa, segmento do negócio, e-mail para contato, link para o site da sua empresa e uma breve descrição de seus produtos/serviços. Outra funcionalidade que você pode aproveitar ao fazer vendas pelo WhatsApp Business é indicar se sua empresa foi verificada, o que certamente aumenta sua credibilidade aos olhos do cliente”, explica Gasparin.
O WhatsApp Business traz ainda etiquetas exclusivas, ideais para organizar os contatos e as conversas, fazendo uma classificação e mantendo tudo em ordem. Para completar, a ferramenta oferece acesso a algumas métricas, como o número de mensagens entregues, quantidade de mensagens abertas e volume de mensagens lidas. “Dessa forma, você pode mensurar suas ações com KPIs específicos e analisar os resultados, além de conseguir calcular quantas mensagens são necessárias para que seu lead converta uma venda”, detalha o especialista.
2 – Aproveite as facilidades do WhatsApp Pay
As vendas pelo WhatsApp se tornaram ainda mais fáceis com a funcionalidade WhatsApp Pay, que é um recurso que permite efetuar pagamentos com cartões de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard e débito nos bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. “Importante ressaltar que os serviços de transferência e pagamento não geram taxas para os consumidores e não têm limite de pagamentos para vendas de produtos ou serviços feitos pelo WhatsApp Business. Para receber os pagamentos pelo WhatsApp Business, o usuário precisa criar uma conta Cielo ou conectar uma conta ativa da empresa”, comenta Gasparin.
3 – Cuidados com a abordagem de vendas no WhatsApp
Alguns cuidados são fundamentais ao fazer vendas pelo WhatsApp, principalmente por se tratar de um contato comercial. “Para começar, evite mensagens automática. Elas podem tornar mais impessoal o contato, afastando a confiança do possível cliente. Além disso, cuidado com os textos muito longos, pois eles acabam desmotivando e deixam passar informações importantes. Então, se tiver algo muito complexo e longo para explicar ou comunicar, use o telefone”, sugere o especialista.
Outro erro muito comum é o envio de mensagens em massa ou mensagens padrão. “Depois de alguns episódios no cenário político mundial o sistema do WhatsApp tem formas de identificar isso e, caso identifique alguma anormalidade, pode bloquear seu número”, explica. Segundo Giovane Gasparin, os emojis precisam ser utilizados com moderação, e focados somente em temáticas que façam sentido com a conversa. Uma dica importante fica por conta da mensagem inicial, que não deve conter imagens, pois a chance de a mensagem não ser lida na sequência é muito grande, dificultando o andamento da conversa. Para completar, o especialista sugere que a ferramenta seja utilizada com equilíbrio, pois ela não pode ser vista como a única forma de contato existente, e destaca que em hipótese alguma uma interação pode ser forçada. “Se a pessoa não te respondeu nas primeiras tentativas é sinal de que ela não quer mesmo falar com você. Isso é normal, portanto, bola para a frente e parta para o próximo contato”, finaliza.
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
RFB e Serpro lançam novas funcionalidades que dão mais autonomia para negociar débitos e evitam idas desnecessárias à Receita Federal
Órgão aponta que simplificação deve vir acompanhada de revisão do Simples Nacional e combate à informalidade
Doações entre cônjuges e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação ITCD
A funcionalidade de Consulta da Qualificação Cadastral em lote do eSocial está temporariamente suspensa desde o último sábado, 16 de agosto de 2025
Enquanto a população aperta o cinto, o governo parece ter redescoberto uma velha prática: a contabilidade criativa
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Aldo Gonçalves: mesmo com juros e IOF, comprador pode ultrapassar teto determinado pela instituição
Vender sem nota fiscal no e-commerce ainda é visto por muitos empreendedores como um meio de reduzir a carga tributária
Trabalhador poderá escolher outro banco por meio do celular
Gastos com aluguel, IPTU e condomínnio compromete a qualidade de vida para 62% dos brasileiros, segundo levantamento feito pela Serasa em parceria com Instituto Opinion Box
É o que indica a Sondagem Industrial da CNI
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade