Órgão vai notificar os aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados pela fraude na próxima terça-feira (13). Segurados deverão reconhecer se autorizaram o desconto ou não
Notícia
5 pontos de atenção ao contratar após a pandemia
Quando a pandemia começou havia duas grandes preocupações para os gestores: lidar com demissões e proteger os colaboradores dos riscos de contaminação.
01/01/1970 00:00:00
Quando a pandemia começou havia duas grandes preocupações para os gestores: lidar com demissões e proteger os colaboradores dos riscos de contaminação.
Foram 1,5 milhão de trabalhadores formais demitidos em março e abril deste ano, segundo reportagem da Folha. Uma outra pesquisa realizada pelo Google em parceria com a MindMiners mostra que 56% dos brasileiros tiveram queda de renda durante a pandemia. Nós inclusive escrevemos um post sobre os efeitos da pandemia nas emoções e como as empresas podem lidar com isso.
Por conta disso, muitos estão precisando encontrar apoio emocional para seguir em frente. Para quem continuou empregado, surge o desafio de realinhar propósitos e encontrar novas formas de manter a motivação. Para quem, infelizmente, foi desligado, sobrou a dura missão de ter que lidar com sentimentos como raiva e frustração. Ao mesmo tempo foi preciso reunir forças para tentar se recolocar em um mercado totalmente abatido pela crise.
Em ambos os casos, o cenário era de “terra arrasada” e a partir de agora a maioria das empresas está se reerguendo aos poucos, em um processo de reestruturação que poderá demorar meses (ou até anos).
A boa notícia é saber que, muito provavelmente, o pior já passou. Semana a semana, estamos observando pequenas melhoras na economia: os índices apontam que o PIB de julho e agosto já aponta para a retomada. E já existe, inclusive uma portaria do governo que permite fazer a recontratação de ex-colaboradores.
Diante da possibilidade de recuperar as atividades de trabalho, muitos já pensam em recontratar. Mas afinal, como fazer isso neste novo (e incerto) mercado de trabalho?
Ao pensar em retomar as posições de trabalho perdidas, o primeiro item da lista certamente será avaliar a possibilidade de recontratar um ex-colaborador. Vale pensar, é claro, no contexto no qual a demissão foi realizada e quais as expectativas tanto da empresa quanto do ex-colaborador em relação a uma possível volta. A principal vantagem é poder encurtar o tempo do processo seletivo e economizar recursos de contratação, já que, provavelmente não serão necessários executar avaliações técnicas ou entrevistas. O pessoal da Gupy, uma empresa de tecnologia em contratação, tem um passo a passo completo sobre recontratação de ex-colaboradores, indico a leitura aqui.
Pensando no contexto do estresse emocional vivido durante a pandemia, uma outra dica é criar um novo treinamento de onboarding que possa incluir temas como prevenção contra o absenteísmo e o burnout, por exemplo. Aí já entramos na terceira dica que é promover encontros individuais e a nível de gestão com o objetivo específico de falar sobre sentimentos, ressentimentos e novas expectativas. Este momento é uma oportunidade para que todos encontrem formas criativas de trabalhar presencial ou remotamente e possam ir restabelecendo a confiança em si mesmos e na própria empresa.
Além disso, existe uma grande chance de promover uma mudança estrutural nestas equipes. Por isso a quarta dica é exatamente aproveitar a recontratação ou a chegada de novos colaboradores para redesenhar o propósito da empresa para que fique alinhado ao “novo normal”. Quais foram as mudanças impostas pela pandemia à sua empresa? O que vocês aprenderam com elas? Como vocês poderão usar essas mudanças de forma estratégica no mercado onde atuam? Aqui vai ser uma ótima chance de criar grupos colaborativos para co-criarem a empresa que vocês desejam para os próximos meses.
A quinta e última dica é: aproveite o período de recontratação para fortalecer a Comunicação Não-Violenta na sua empresa. Todos os líderes e colaboradores precisam readequar a forma como interagem entre si, pois daqui para frente, precisaremos nos apoiar uns aos outros se quisermos sobreviver enquanto marca. Se necessário, aplique um treinamento específico sobre CNV na sua empresa e inclua este item como essencial nas pesquisas de avaliação de líderes ou de desempenho. Aos poucos a cultura da Comunicação Não-Violenta vai impactar a rotina das reuniões, dos encontros e das conversas no chat ou e-mail gerando um ciclo positivo de gentileza que gera gentileza.
Acima de tudo, esteja preparado para ouvir, ouvir e ouvir durante a recontratação. Longe de ser um processo fácil, este será um dos momentos mais complexos que a sua empresa poderá viver. Mas, a boa notícia é que as cicatrizes estão se fechando e dando lugar a um suspiro de esperança. Se você precisa de ajuda durante esta jornada, saiba que nós, da House of Feelings estamos disponíveis para apoiar sua equipe em cada etapa da retomada. Desejamos boa sorte e que comece o ‘novo normal’!
Notícias Técnicas
Conforme a proposta, a base de cálculo atual, de 32% sobre o faturamento bruto, cai para 8% (IRPJ) e 12% (CSLL) no caso das clínicas legalmente organizadas, inclusive sob a forma de sociedade simples
Segundo o instituto, esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada
Entidades com denúncias de assinatura falsa em adesão e ligadas a lobista investigado não foram alvo de ação da AGU no caso da farra do INSS
Nessa comparação, 10 das 24 atividades industriais tiveram diminuição de preços. O acumulado no ano foi de -0,59%, enquanto o acumulado em 12 meses ficou em 8,37%
No ano, o IPCA acumula alta de 2,48% e, nos últimos doze meses, o índice ficou em 5,53%, acima dos 5,48% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2024, a variação havia sido de 0,38%
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite o uso do crédito de carbono para pagamento de impostos relativos à agropecuária
Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
Notícias Empresariais
Iniciativa foi apresentada durante o segundo dia da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília (DF)
Para exportadores, alta foi 'grande surpresa'. Rebanho bovino dos EUA caiu, mas demanda por carne é alta.
Prazo será finalizado em 15 de maio. O objetivo da ação é reconhecer e celebrar as realizações excepcionais de mulheres empreendedoras em todo o mundo.
O custo nacional da construção, por metro quadrado, passou de R$ 1.810,25 em março, para R$ 1.818,64 em abril, sendo R$ 1.046,66 relativos aos materiais e R$ 771,98 à mão de obra
Entre as condutas consideradas discriminatórias está a não aceitação do nome social da empregada
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade