Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Notícia
Especialista ensina como definir o preço do seu produto ou serviço
Definir preço é um dos maiores desafios e também uma das maiores deficiências dos executivos.
01/01/1970 00:00:00
Definir preço é um dos maiores desafios e também uma das maiores deficiências dos executivos. Portanto, saiba que você não está sozinho ao se deparar com os dilemas da precificação. Para ajudar nessa questão, o professor de Empreendedorismo e Marketing da FECAP, Artur Motta, separou as dicas abaixo para ajudar os empresários nesse importante ponto de qualquer negócio.
ANÁLISE DE CUSTOS E RECEITAS
O ponto inicial da precificação é a análise de custos, pois receitas abaixo das despesas tornam o negócio insustentável no longo prazo. Na sequência, é preciso avaliar os objetivos do empreendedor como, por exemplo, se questionar se “quero ter um grande número de clientes rapidamente” ou “prefiro obter um posicionamento premium com poucos e seletos clientes”?
Você deve avaliar se há clientes interessados na sua oferta e também a quantidade deles. A análise da concorrência também é importante, pois estabelece os patamares de preço do mercado, patamares esses que costumam ser a referência para muitos clientes.
ANALISE A CONCORRÊNCIA
Analisar a concorrência é uma premissa básica para a formação do preço, mas a quantidade de variáveis envolvidas torna o processo complexo. Inicialmente, é importante destacar que não há uma regra única para todos os negócios, pois os objetivos dos empreendedores costumam ser distintos.
O ponto de partida para a análise da concorrência é o levantamento de informações, como a quantidade e localização da concorrência, o preço praticado, as formas de pagamento, os convênios aceitos, entre outros.
ANALISE O PÚBLICO-ALVO
O público-alvo é crítico para a correta definição do preço. Ao definir o preço devemos estudar o público-alvo em, principalmente, três grandes aspectos.
Primeiro, temos que avaliar o público-alvo que queremos atingir. Defini-lo corretamente e entendê-lo é fundamental para o segundo aspecto.
Segundo, precisamos identificar o que o público-alvo deseja e pelo que está disposto a pagar. Nesse item é importante identificar quais necessidades ainda não estão atendidas para que possamos nos posicionar de forma diferenciada.
Terceiro, é necessário avaliar se o público-alvo que almejamos atender e da forma como almejamos atender, tem convergência com o nosso negócio. Ele terá tamanho e utilizará o serviço conforme nossa necessidade de vendas? Há espaço para nosso negócio no competitivo mercado por esse público? Teremos como falar e atingir esse público com nossa proposta? Ele reagiria positivamente ao saber da nossa proposta ou está satisfeito com as propostas já existentes?
Porém, devemos observar também aspectos que interferem na escolha do cliente e, por consequência, na formação do preço. Horário de funcionamento, localização, descontos, formas de pagamento ou entrega em domicílio são diferenciais que podem fazer toda a diferença na hora do cliente optar pelo seu serviço ou negócio.
OFEREÇA DIFERENCIAIS
A tendência atual é prover serviços adicionais, gerando maior valor para o cliente e dificultando a comparação do preço monetário. Pensando em um consultório médico, por exemplo, o cliente pode valorizar a realização de exames no local do atendimento, evitando deslocamentos adicionais; o cliente pode valorizar a marcação de consultas por meios eletrônicos, evitando perder tempo ao telefone no horário comercial, entre outros.
PREÇO SERVIÇO X PREÇO PRODUTO
Os serviços possuem características que tornam a precificação mais complexa. A intangibilidade, por exemplo, dificulta a comparação entre os serviços, pois o consumidor está acostumado a utilizar seus sentidos (tato, olfato, paladar) para avaliar alguns produtos.
A perecibilidade é outro fator que dificulta a precificação. Por exemplo, um produto não perecível que não for vendido neste momento por falta de clientes ou preço alto, pode ser estocado para momentos futuros. O mesmo não acontece com uma consulta médica, um conserto ou outro tipo de serviço, pois uma agenda vazia implica em redução de faturamento que não é recuperável.
A inseparabilidade entre a prestação do serviço e o prestador também é outro fator crítico, pois o prestador tem que estar disponível e há limites como o tempo e o local para que a prestação de serviços ocorra.
LUCRO
A lucratividade está diretamente relacionada ao objetivo do empreendedor. Alguns empreendedores vislumbram o crescimento sustentável e a lucratividade de longo prazo. Outros empreendedores priorizam a lucratividade de curto prazo e abrem mão de investimentos como a diferenciação e a inovação. Esses fatores interferem na composição do preço do produto ou serviço oferecido.
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Artigo que trata das mudanças trazidas pela EC 132/23 e as organizações religiosas
Os contribuintes têm até 30 de setembro para realizar a regularização, por meio do Portal e-CAC, seguindo as instruções disponibilizadas na correspondência
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais cancelou um auto de infração de contribuições previdenciárias ao reconhecer que a empresa autuada havia sido reenquadrada retroativamente no Simples Nacional
O registro é um requisito obrigatório para atuação como auditor e/ou perito contábil. A prova é composta com questões objetivas e dissertativas
Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Pesquisa aponta melhora, mas insegurança financeira persiste
País vive um cenário em que as despesas obrigatórias avançam de forma acelerada e pressionam o orçamento, mesmo diante de uma arrecadação recorde
Uma interrupção temporária na concessão de crédito consignado privado gerou preocupação e muitas dúvidas no mercado
V3.1 promete maior eficiência no processamento, menor uso de memória e maior velocidade
Mercadante diz que atuação do BNDES para minimizar tarifaço de Trump será igual à que o banco teve após inundações no Rio Grande do Sul
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade