Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
Notícia
Pandemia: cinco lições que o líder deve aprender com a crise
A pandemia com o novo coronavírus mostrou a todos que não é possível ter controle de tudo. A única certeza que se tem em relação ao futuro é que o amanhã vem aí. Mas como ele será? Ninguém sabe
01/01/1970 00:00:00
A pandemia com o novo coronavírus mostrou a todos que não é possível ter controle de tudo. A única certeza que se tem em relação ao futuro é que o amanhã vem aí. Como ele será? Não se sabe. Cenários imprevisíveis deixam as pessoas sem rumo e, às vezes, em completo destempero. É normal: o ser humano, quando nem tudo segue o caminho planejado, foge ou congela diante do medo.
O mesmo acontece com o líder, ainda que tenha cara de durão. Mas, como a teoria da evolução mostra, o medo é um importante fator de sobrevivência e resolução. Veja abaixo cinco dicas do escritor e empresário Andrea Iorio, sobre como o líder deve agir para não congelar diante desse medo, mas sim reagir à intensidade da crise.
1. Nutrir mente de principiante
O conceito é, basicamente, pensar como um iniciante, desprevenido e ingênuo. Ou ainda melhor, como crianças que observam o mundo sem preconceitos ou "vícios de olhar". Elas jamais pressupõem que já sabem disso ou aquilo, mas sim, simplesmente, questionam e experimentam para aprender.
É assim que o líder deve encarar os novos desafios: em vez de achar que já entendeu tudo, que aprendeu tudo em seus anos de mercado e que sabe lidar com algo que é novo para todo mundo, resgate a curiosidade infantil de sempre ver o cenário com novos olhos. Adotar a mente de principiante faz com que tenhamos mais espaço para o conhecimento, desaprendendo e reaprendendo conforme as novidades se mostrem aos olhos.
Atente-se ao presente sem sentir a necessidade de buscar um sentido para os acontecimentos e suas consequências - ainda mais por ora, diante da imprevisibilidade do "novo normal". Você não vai encontrar as respostas, simplesmente porque elas estão no futuro, e ele ainda não chegou. E, para não sofrermos como um "expert" - que vê o mundo desmoronar ao perder todas as referências que, até então, eram dadas como certas -, precisamos mesmo "acreditar que as peças vão se encaixar" no futuro.
2. Marchar e arrumar a cama todos os dias
O líder deve ter atitude maker, ou seja, a habilidade de executar sempre, por mais que seja tentador ficar só no campo das ideias, estratégias e planos cheios de firulas. As micro-ações tangibilizam os progressos. Se a marcha diária for clara, ainda que muito simples como ligar para cinco clientes, escrever um e-mail importante ou até lavar a louça em casa após o almoço, você poderá se recompensar se a meta for alcançada e dormir com a sensação de dever cumprido! Por sua vez, se sua marcha não for clara, você vai, vai, vai… e só se cobra por não ter chegado em lugar nenhum.
Portanto, arrume sua cama: pequenas coisas que podem mudar a sua vida. Esse é o título do livro escrito pelo almirante William McRaven. Em um trecho, ele diz: "se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas. E, se por acaso você tiver um dia infeliz, voltará para sua casa e encontrará a cama arrumada, que você arrumou, e ela lhe dará o incentivo de que o amanhã será melhor.
3. Vir, ver e vencer
Quando se está no mar, não dá mais para olhar de onde se saiu. De fato, são águas passadas. Desejar o futuro é um direito, mas conquistá-lo depende de habilidades enquanto marinheiros. O que passou, enquanto aprendemos a remar, serviu para nos trazer até este ponto, e podemos ficar gratos por toda a experiência. Mas novos mares exigem novas e rápidas decisões.
Hoje, as pessoas estão acostumadas a tomar decisões de negócio como se estivessem dirigindo um carro olhando pelo retrovisor, ao invés de olhar para frente. Mas, calma, não há problema em consultar o passado. O verdadeiro problema está em depender dele para interpretar o presente. Desapega: isso não vai mais funcionar.
A crise de 2020 com o novo coronavírus é igual a um carro acelerando fora do controle e o motorista é o líder, é cada um de nós, cada qual a seu modo. Pela simples impossibilidade de controlar todas as variáveis, temos a sensação de não poder tomar decisões que nos preparem para o futuro. É preciso na vida ter coragem para entender e acreditar que incerteza e imprevisibilidade não significam, necessariamente, risco. E também ter coragem para desapegar das previsões e, livre das amarras do passado, se preparar para o que está por vir - o que quer que isso seja.
4. Mudar a forma conforme o desafio
O ser humano está acostumado a adaptar as circunstâncias ao que se quer delas e não ao contrário. É assim que as circunstâncias se revoltam contra nós, por não aguentarem mais. É preciso perceber, com urgência, que, na ausência de controle, somos nós que devemos nos adaptar às circunstâncias do mundo, e não o contrário.
O mundo é grande, variado, interconectado, complexo, com correlações escondidas e efeitos de rede, em que "o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um tornado no Texas", parafraseando o Edward Lorenz, que com essa metáfora trouxe para o mundo a teoria do caos. Ela diz que uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Nossa adaptação precisa ser proporcional à intensidade da crise. E nem precisamos acrescentar que esta atual é enorme, né?
5. Treinar o músculo do amor
A imprevisibilidade do futuro traz consigo uma crise de significado sobre o que é ser humano, e ainda mais sobre o que ser líder. Está todo o mundo olhando para você. Ninguém pediu por isso, e também não se pode suplicar ao tempo que pare as máquinas do mundo porque queremos descer! Mas sabe o que dá para fazer? Levantar a mão e dizer aos times: "eu me sinto assim também".
Os resultados de se abrir (e acolher) são surpreendentes. Sabe por quê? Porque as pessoas se sentem assim também, e vocês estão todos no mesmo nível, mesmo que com cargos diferentes. Chega de hierarquia: somos todos iguais, humanos.
Não tema a dor, mesmo porque, ainda com os aprendizados, reflexões e novas consciências, não significa que sairemos todos melhores e mais felizes da crise de 2020. Não se engane: momentos duros virão e vamos ter de processar o luto pelo tempo perdido como iguais. Para navegar por essa fase do "pós", o mar aberto e desconhecido, precisamos de resiliência.
Notícias Técnicas
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Presidente da Associação Paulista de Supermercados, Erlon Ortega, afirmou que empregadores têm encontrado dificuldade para preencher a vagas, já que os trabalhadores têm demandado outros regimes de trabalho.
Entenda quais são os requisitos e como solicitar o benefício por incapacidade temporária
Desconto é permitido desde os anos 90 e levou a proliferação de entidades
Decisão marca novo entendimento da 3ª Turma, que fixou parâmetros, mas deixa para TRT definir percentual
Ministro Wolney Queiroz coordenou entrevista coletiva no Palácio do Planalto
A ausência de negociação coletiva, por si só, não acarreta a condenação, destaca a decisão
Notícias Empresariais
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Mais de 20 milhões de contribuintes brasileiros que enviaram suas declarações do Imposto de Renda (IR) até a última sexta-feira, dia 9 de maio, entram na disputa pelo primeiro lote de restituição, previsto para ser pago no dia 30 de maio de 2025
Presidente disse durante reunião Celac - China que região continuará representando “a pobreza no mundo de hoje” se não buscar maior cooperação entre países
Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
De receitas familiares a paixões pessoais, maternidade inspira a criação de pequenos negócios; conheça histórias de empreendedorismo entre mães e filhos
Durante lançamento oficial de ferramenta produzida em parceria entre Receita Federal e B3, ministro da Fazenda destacou avanços que a digitalização dos serviços proporciona à população brasileira
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai implementar novas regras para a contagem de prazos processuais e a utilização de sistemas eletrônicos na Justiça brasileira
Iniciativa foi apresentada durante o segundo dia da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília (DF)
Para exportadores, alta foi 'grande surpresa'. Rebanho bovino dos EUA caiu, mas demanda por carne é alta.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade