Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Notícia
A inovação só ocorre com informação e planejamento
Estamos no momento de uma retomada econômica global tímida em função dos perigos da pandemia da Covid-19. Diante disso, muitas empresas ainda precisam acelerar o posicionamento no jogo dos negócios, tendo como questões a revisão de seus comportamentos empresariais e visão no relacionamento com os clientes.
01/01/1970 00:00:00
Estamos no momento de uma retomada econômica global tímida em função dos perigos da pandemia da Covid-19. Diante disso, muitas empresas ainda precisam acelerar o posicionamento no jogo dos negócios, tendo como questões a revisão de seus comportamentos empresariais e visão no relacionamento com os clientes.
Hoje, o mercado exige uma mudança nas tradicionais estratégias comerciais, focada em um modelo de negociações mais humanizadas. E, como auxílio, a comunicação digital é um dos pilares para a implementação dessa ação, que visa apoiar a retomada dos negócios de maneira eficiente.
A pandemia comprovou que os clientes já são digitais e que muitas empresas ainda não chegaram lá. Para quem não entendeu a real situação, é preciso rever a maneira de interação online nos negócios e criar um padrão de tratamento que esteja de acordo com as reais necessidades dos consumidores. As organizações não serão mais avaliadas pelos seus resultados, mas sim pela maneira como contribuirão para a sociedade.
Um estudo realizado pela McKinsey, “Winning the Recovey”, indica que o consumo brasileiro online aumentou 40% durante a pandemia. Já 40% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer mais compras pela internet quando acabar a quarentena e 35% pretendem fazer menos visitas às lojas físicas no pós-Covid-19.
Processos
Implementar uma estratégia de comunicação eficaz não é tão simples. São necessárias decisões integradas para que a empresa atinja os objetivos esperados, bem como os meios de implementação do projeto para concretizar e conquistar o sucesso.
Também é importante frisar que o desenvolvimento da comunicação digital só servirá caso esteja focado unicamente nas necessidades dos clientes. As referências de demanda são outras e exigem mais visibilidade, agilidade, produtividade e uma conectividade personalizada com o consumidor. O seu produto só será importante se a sua empresa valorizar o que o cliente precisa ou quer.
Nesse cenário, é preciso estar ciente de que o mal planejamento na implementação das estratégias de comunicação digital pode tornar as boas expectativas em sérios problemas para a corporação. Para impedir um possível desastre, as empresas precisam adotar a mentalidade constante de uma startup, buscando centrar o foco no humano, ser ágil, utilizar a tecnologia como apoio e ter adaptabilidade aos diferentes desafios que possam surgir.
Nas tomadas de decisão relacionadas ao marketing, por exemplo, as organizações precisam voltar alguns passos para entender e desenvolver estratégias corretas. Durante o processo de conhecimento dos clientes, a empresa adquiri informações por meio de ferramentas tecnológicas e para esses dados possibilitarem o desenvolvimento de um plano comercial mais assertivo, é necessária a interação entre o conhecimento humano e o que foi coletado pelas soluções de TI.
Em um mundo perfeito, a recuperação nos negócios está relacionada com a cultura das empresas, que devem ter em sua estrutura os conceitos de resiliência, lucratividade e sustentabilidade. O uso da tecnologia tem um papel fundamental para esses pilares, porque oferecem ferramentas que contribuem para a gestão, aquisição e análise de dados, utilizados para o desenvolvimento das estratégias.
Outro ponto importante é que precisamos unificar os departamentos para trabalhar de forma mais colaborativa, com o objetivo de dar mais ênfase nos processos e na tomada de decisão. Um exemplo prático aconteceu durante a pandemia, em que algumas organizações criaram comitês de gestão para debater os melhores procedimentos a serem tomados. Esse modelo promove, entre tantos benefícios, mais agilidade e eficácia no cotidiano corporativo.
Ainda existem alguns obstáculos para a implementação das estratégias de comunicação digital nas empresas. O excesso de trabalho operacional diário dos gestores é um exemplo que impede o desenvolvimento de inovações. O cotidiano leva o foco desses profissionais para a produtividade e não para as estratégias inovadoras, dificultando a elaboração de projetos que otimizem os resultados.
Por isso, para participar dos novos conceitos mundiais de gerenciamento, as empresas precisam entender que a inovação só trará bons resultados com informação, planejamento e estratégias que visem longevidade e sucesso para os negócios.
Sobre Fernanda Nascimento
Sócia-fundadora da Stratlab, especialista em CX (Customer Experience) e ‘customer centric’, Fernanda atua com foco no estudo e no desenvolvimento de estratégias de marketing digital para empresas B2B. Tem 25 anos de experiência no mercado e passagem por grandes multinacionais, possui Master’s Degree em Marketing pelo Chartered Institute of Marketing. É professora convidada da Digital House, Lemonade School e ESPM, onde ministra cursos de Marketing Digital aplicado às áreas de Marketing, Vendas e Recursos Humanos.
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Artigo que trata das mudanças trazidas pela EC 132/23 e as organizações religiosas
Os contribuintes têm até 30 de setembro para realizar a regularização, por meio do Portal e-CAC, seguindo as instruções disponibilizadas na correspondência
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais cancelou um auto de infração de contribuições previdenciárias ao reconhecer que a empresa autuada havia sido reenquadrada retroativamente no Simples Nacional
O registro é um requisito obrigatório para atuação como auditor e/ou perito contábil. A prova é composta com questões objetivas e dissertativas
Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Pesquisa aponta melhora, mas insegurança financeira persiste
País vive um cenário em que as despesas obrigatórias avançam de forma acelerada e pressionam o orçamento, mesmo diante de uma arrecadação recorde
Uma interrupção temporária na concessão de crédito consignado privado gerou preocupação e muitas dúvidas no mercado
V3.1 promete maior eficiência no processamento, menor uso de memória e maior velocidade
Mercadante diz que atuação do BNDES para minimizar tarifaço de Trump será igual à que o banco teve após inundações no Rio Grande do Sul
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade