Números fechados às 17h deste domingo, 18
Notícia
Como sua empresa tem se portado frente à crise?
A responsabilidade social das empresas tem sido posta à prova. Enquanto algumas cobram preços elevados pela alta demanda, outras tentam encontrar alternativas para minimizar os efeitos do novo coronavírus na sociedade
01/01/1970 00:00:00
Ford e Mercedes começam a produzir máscaras e respiradores. Gerdau contribui para a construção de leitos emergenciais. Nestlé doa toneladas de alimentos para famílias afetadas pelo isolamento social.
Essas e outras notícias similares vêm se repetindo nos últimos meses, desde que algumas medidas foram tomadas para evitar a propagação do novo coronavírus. Momentos de crise costumam despertar atitudes extremas – enquanto alguns negócios aproveitam o momento para anunciar lançamentos e elevar os preços, outros pensam em ações ou interromperam suas produções para, de alguma forma, apoiar a sociedade, assegurar a estabilidade de seus colaboradores, manter fornecedores e seguir oferecendo preços justos.
Traçando um paralelo com crises anteriores, a história nos mostra o legado de algumas iniciativas para o fortalecimento de algumas empresas e no engajamento dos clientes para com essas marcas. André Miceli, coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), recorda que até hoje as empresas que participaram da Segunda Guerra Mundial são marcadas por seus posicionamentos.
"Momentos atípicos exigem atitudes atípicas das empresas. Não se posicionar é abrir mão de um público", diz. "Quando uma empresa atua de forma empática, ela vai se posicionando e ganhando engajamento dos seus consumidores".
Com a proibição do uso das praias no Rio de Janeiro, a cerveja Antarctica, uma das marcas da fabricante de bebidas Ambev, se empenhou em garantir algum lucro para a fabricante dos Biscoitos Globo e os ambulantes, que vendem o tradicional salgadinho.
A multinacional comprou lotes do produto e passou a vendê-los na sua plataforma de entregas, a Zé Delivery. Desde então, todo o lucro arrecadado tem sido revertido para os ambulantes cariocas.
É possível comprar pacotes individuais do biscoito Globo (R$ 2) ou um kit promocional oferecido pela cervejaria, com 3 pacotes do biscoito e 6 latas de cerveja (R$ 23,34). Além disso, a multinacional dedicou uma linha de produção para álcool em gel.
“A gente não pode deixar um ícone carioca morrer. Do ponto de vista comercial, esse tipo de ação gera empatia e entrega propósito. Não sei se vai dar certo, mas estamos fazendo nossa parte”, diz a Antarctica.
Outro exemplo vem da Vale, que se preocupou em priorizar especialmente fornecedores de pequenas e médias empresas. Foram adiantados pagamentos a fornecedores em valor de R$ 1 bilhão para 3 mil fornecedores.
Ajudar a solucionar gargalos na área da saúde e também auxiliar parte da população duramente atingida pela pandemia reafirmam a importância do conceito de responsabilidade social das empresas. Além de, é claro, ajudar a alavancar a imagem junto ao cliente e a toda sociedade.
Num momento em que a luta contra o novo coronavírus se torna assunto global, é natural que os esforços ganhem maior visibilidade e façam parte de uma estratégia para reforçar a reputação positiva dos negócios. Entretanto, Miceli destaca que ninguém irá construir reputação baseado no que faz neste exato momento. Esse é um processo que exige constância.
Além da contribuição financeira, que muitas vezes não está ao alcance de pequenas empresas, o contexto é muito propício para o diálogo, disseminação de informação e mobilizações que convidem o público a se engajar. Mesmo que a ação possível a sua empresa pareça pequena diante do problema, incentive a responsabilidade social entre seus colaboradores.
Muitas empresas, por exemplo, aderiram ao movimento das marcas que atualizaram os logotipos com uma máscara de proteção facial. O objetivo é contribuir para a conscientização da importância de usar o acessório ao sair de casa como forma de proteção.
Outras organizaram transmissões ao vivo em suas redes sociais com profissionais especializados para discutir a importância do isolamento e distanciamento social, sobre medidas de higienização e prevenção na disseminação do vírus e outros temas similares.
Um estudo da plataforma MindMiners mostra que as marcas que estão fazendo algo para ajudar a população em meio à pandemia têm a preferência dos consumidores. Do total de entrevistados, 50,7% dos respondentes concordam que é papel das marcas ajudarem na conscientização das pessoas neste momento.
Ainda de acordo com o material, 33,7% concordam que as marcas precisam se posicionar, e outros 43,2% concordam que a publicidade tem papel importante em momentos como este.
Notícias Técnicas
Levantamento da CNN revela 31 meses ininterruptos de ampliação do programa com salto de 33% no número de beneficiários
Até agora, apenas dívidas na mesma instituição podiam ser trocadas
A medida, que exige das empresas uma abordagem mais ampla no que diz respeito ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores, teria início a partir de 25 de maio de 2025, agora, passa a vigorar em 25 de maio de 2026
Havia outras opções na rede credenciada, razão pela qual não ficou comprovado direito líquido e certo à escolha da unidade médica
Maycon Matos usa redes sociais para explicar que crianças, adultos e idosos podem ganhar R$ 18 mil por ano do programa
Os únicos canais para aposentados e pensionistas fazerem a notificação de não reconhecimento de desconto no benefício e consequente pedido de restituição são a plataforma Meu INSS (site ou aplicativo) e a central 135
O banco teve um lucro líquido de R$ 7,4 bilhões, uma queda de 20% ano contra ano e de 23% na comparação sequencial. O número veio bem abaixo do consenso, de cerca de R$ 9 bi
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do IRPF 2025 de hoje até 30 de maio
Secretário extraordinário do Ministério da Fazenda abordou pontos como split payment, período de testes e regimes diferenciados
Notícias Empresariais
É tempo de ser criativo, de trazer o amor à tona, de ser brega (para quem ainda insiste que amar é brega), para encantar o coração dos clientes no dia 12 de junho
Estatal solicitou ao Ibama licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado na costa do Oiapoque
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
Os brasileiros realizaram 63,8 bilhões de operações por meio do sistema, mais do que a soma de todas as demais modalidades juntas
A gigante chinesa afirmou que construirá uma rede nacional de entregas e projeta contar com 100 mil entregadores parceiros já no seu primeiro ano de operação
A detecção ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.
O objetivo central dessas alterações é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, exigindo que as empresas negociem acordos coletivos com os sindicatos antes de permitir o trabalho nesses dias
A conduta foi praticada pelo superior hierárquico da empregada
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade