Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Notícia
Como fidelizar clientes em um ambiente como a internet? Estas são as opções
Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato
01/01/1970 00:00:00
Fidelizar clientes é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Afinal, poucos jargões são mais repetidos que “custa 10x mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo”. Mas a internet é uma terra sem muita lealdade nesse sentido: as ofertas pipocam a todo momento, o acesso a todo tipo de fornecedor ou loja é fácil e há ferramentas que comparam os produtos de todas as lojas em poucos segundos. Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato.
Isso não quer dizer que a tentativa não seja válida, afinal todo mundo gosta de descontos. Empresas mais modernas, seja startups ou ligadas a meios mais tecnológicos estão trazendo diversas opções para fidelizar clientes ao mesmo tempo que se oferece benefícios para quem quiser comprar. Até cupons (mas não os físicos, em papel) estão ressurgindo.
Plataformas gamificadas com prêmios
Empresas como o Uber e a Rappi investiram em plataformas gamificadas para criar uma relação diferenciada com seus clientes. A gamificação é uma estratégia bem-sucedida de engajamento das pessoas usando os mesmos conceitos de games, sejam fases, conquistas e premiações e até designs mais coloridos e “vivos”. A ideia é oferecer uma gratificação instantânea: você faz X, ganha Y.
No caso do Uber, essa seção é chamada de Rewards e quem gastar um montante com o app de locomoção ou Uber Eats pode tornar-se um cliente ouro ou platina e escolher entre uma série de opções. Seja um desconto nas próximas corridas, no pedido de comida ou até em lojas parceiras. Ou seja, é uma fidelização modernizada, que premia de forma mais rápida que alguns programas como os de milhas, onde os pontos somam e somam e nunca parece que darão algum prêmio legal.
Bônus de boas-vindas
O setor de iGaming é um dos mais tecnológicos que existe: afinal as inovações são constantes e quem dormir no ponto perderá o bonde.
É comum que cassinos online e sites de apostas esportivas ofereçam todo tipo de bônus para seus clientes. Quem criar uma conta ganha um bônus de boas-vindas, multiplicando seu primeiro depósito em 100% até um valor limite. Depois há bônus de fidelidade, para certos tipos de esportes ou eventos e assim vai.
A ideia é simples: fidelizando os clientes e sempre colocando um bônus como motivador irá segurar o jogador em uma só plataforma.
Cashbacks e Cupons
Os cashbacks também estão na moda: você faz uma compra e ganha uma parte do que foi gasto de volta como crédito para uma nova compra. A gratificação aqui é realmente um trabalho de primeira dos comércios: em vez de te dar um desconto na compra de uma peça e possivelmente nunca ter mais esse cliente de volta, você oferece um desconto em uma compra futura.
Ou seja, quem quiser aproveitar isso terá que voltar e como negar um desconto é sempre difícil, essa volta é quase garantida. Fica para o comprador se policiar e não cair nas tentações de gastar demais.
O mesmo serve para os cupons, que empresas como o iFood, por exemplo, usam. Eles são iguais aos cupons antigos, mas sem precisar do papel. O desconto pode ser em uma compra qualquer ou então uma premiação para quem juntar mais cupons por compras feitas e pode trocar por algo.
Notificações e e-mails com descontos esporádicos
A tecnologia permite um contato mais próximo da empresa com o cliente. Antes de termos computadores e especialmente os smartphones atuais, quem queria comer algo precisava ser ativo: ou ir até um restaurante, ou ligar para uma entrega. O cliente chegava “pronto”. O máximo que era possível fazer era investir em publicidade para tentar “criar a fome” e atiçar o consumidor a comprar.
Hoje empresas de entrega de comida, como as citadas Uber Eats, Rappi e iFood enviam notificações para o celular e e-mails com descontos a todo momento. Essas mensagens são bastante personalizadas, colocando nome e usando restaurantes onde você pediu recentemente ou visualizou o cardápio para aumentar a taxa de conversão. Essa fidelização direcionada é totalmente programável e tem um sucesso muito maior que qualquer outdoor ou anúncio na televisão como fazíamos antigamente.
Conclusão
Com tanta concorrência, as empresas buscam a todo momento criar leads e explorar eles com mensagens personalizadas. Quantas vezes você não deixou um email em um site e foi bombardeado com mensagens a todo momento?
Mesmo que algumas vezes a linha da inconveniência seja ultrapassada, é preciso ter uma estratégia mais direta para sempre conquistar o cliente e fazer ele optar por você. Seja engajando em uma plataforma gamificada, oferecendo bônus a todo instante ou enviando notificações e e-mails personalizados, a fidelização na internet é sim possível. Mas sem dúvidas é bastante desafiadora.
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Artigo que trata das mudanças trazidas pela EC 132/23 e as organizações religiosas
Os contribuintes têm até 30 de setembro para realizar a regularização, por meio do Portal e-CAC, seguindo as instruções disponibilizadas na correspondência
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais cancelou um auto de infração de contribuições previdenciárias ao reconhecer que a empresa autuada havia sido reenquadrada retroativamente no Simples Nacional
O registro é um requisito obrigatório para atuação como auditor e/ou perito contábil. A prova é composta com questões objetivas e dissertativas
Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Pesquisa aponta melhora, mas insegurança financeira persiste
País vive um cenário em que as despesas obrigatórias avançam de forma acelerada e pressionam o orçamento, mesmo diante de uma arrecadação recorde
Uma interrupção temporária na concessão de crédito consignado privado gerou preocupação e muitas dúvidas no mercado
V3.1 promete maior eficiência no processamento, menor uso de memória e maior velocidade
Mercadante diz que atuação do BNDES para minimizar tarifaço de Trump será igual à que o banco teve após inundações no Rio Grande do Sul
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade