O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
Notícia
Como fidelizar clientes em um ambiente como a internet? Estas são as opções
Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato
01/01/1970 00:00:00
Fidelizar clientes é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Afinal, poucos jargões são mais repetidos que “custa 10x mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo”. Mas a internet é uma terra sem muita lealdade nesse sentido: as ofertas pipocam a todo momento, o acesso a todo tipo de fornecedor ou loja é fácil e há ferramentas que comparam os produtos de todas as lojas em poucos segundos. Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato.
Isso não quer dizer que a tentativa não seja válida, afinal todo mundo gosta de descontos. Empresas mais modernas, seja startups ou ligadas a meios mais tecnológicos estão trazendo diversas opções para fidelizar clientes ao mesmo tempo que se oferece benefícios para quem quiser comprar. Até cupons (mas não os físicos, em papel) estão ressurgindo.
Plataformas gamificadas com prêmios
Empresas como o Uber e a Rappi investiram em plataformas gamificadas para criar uma relação diferenciada com seus clientes. A gamificação é uma estratégia bem-sucedida de engajamento das pessoas usando os mesmos conceitos de games, sejam fases, conquistas e premiações e até designs mais coloridos e “vivos”. A ideia é oferecer uma gratificação instantânea: você faz X, ganha Y.
No caso do Uber, essa seção é chamada de Rewards e quem gastar um montante com o app de locomoção ou Uber Eats pode tornar-se um cliente ouro ou platina e escolher entre uma série de opções. Seja um desconto nas próximas corridas, no pedido de comida ou até em lojas parceiras. Ou seja, é uma fidelização modernizada, que premia de forma mais rápida que alguns programas como os de milhas, onde os pontos somam e somam e nunca parece que darão algum prêmio legal.
Bônus de boas-vindas
O setor de iGaming é um dos mais tecnológicos que existe: afinal as inovações são constantes e quem dormir no ponto perderá o bonde.
É comum que cassinos online e sites de apostas esportivas ofereçam todo tipo de bônus para seus clientes. Quem criar uma conta ganha um bônus de boas-vindas, multiplicando seu primeiro depósito em 100% até um valor limite. Depois há bônus de fidelidade, para certos tipos de esportes ou eventos e assim vai.
A ideia é simples: fidelizando os clientes e sempre colocando um bônus como motivador irá segurar o jogador em uma só plataforma.
Cashbacks e Cupons
Os cashbacks também estão na moda: você faz uma compra e ganha uma parte do que foi gasto de volta como crédito para uma nova compra. A gratificação aqui é realmente um trabalho de primeira dos comércios: em vez de te dar um desconto na compra de uma peça e possivelmente nunca ter mais esse cliente de volta, você oferece um desconto em uma compra futura.
Ou seja, quem quiser aproveitar isso terá que voltar e como negar um desconto é sempre difícil, essa volta é quase garantida. Fica para o comprador se policiar e não cair nas tentações de gastar demais.
O mesmo serve para os cupons, que empresas como o iFood, por exemplo, usam. Eles são iguais aos cupons antigos, mas sem precisar do papel. O desconto pode ser em uma compra qualquer ou então uma premiação para quem juntar mais cupons por compras feitas e pode trocar por algo.
Notificações e e-mails com descontos esporádicos
A tecnologia permite um contato mais próximo da empresa com o cliente. Antes de termos computadores e especialmente os smartphones atuais, quem queria comer algo precisava ser ativo: ou ir até um restaurante, ou ligar para uma entrega. O cliente chegava “pronto”. O máximo que era possível fazer era investir em publicidade para tentar “criar a fome” e atiçar o consumidor a comprar.
Hoje empresas de entrega de comida, como as citadas Uber Eats, Rappi e iFood enviam notificações para o celular e e-mails com descontos a todo momento. Essas mensagens são bastante personalizadas, colocando nome e usando restaurantes onde você pediu recentemente ou visualizou o cardápio para aumentar a taxa de conversão. Essa fidelização direcionada é totalmente programável e tem um sucesso muito maior que qualquer outdoor ou anúncio na televisão como fazíamos antigamente.
Conclusão
Com tanta concorrência, as empresas buscam a todo momento criar leads e explorar eles com mensagens personalizadas. Quantas vezes você não deixou um email em um site e foi bombardeado com mensagens a todo momento?
Mesmo que algumas vezes a linha da inconveniência seja ultrapassada, é preciso ter uma estratégia mais direta para sempre conquistar o cliente e fazer ele optar por você. Seja engajando em uma plataforma gamificada, oferecendo bônus a todo instante ou enviando notificações e e-mails personalizados, a fidelização na internet é sim possível. Mas sem dúvidas é bastante desafiadora.
Notícias Técnicas
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS”
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido
Acordo fortalece a atuação conjunta das instituições na promoção de iniciativas de educação financeira voltadas a crianças e jovens
Mudança reconhece avanços em transparência fiscal e investimentos estratégicos desses parceiros internacionais
Alimentando é aquele que, mediante decisão judicial ou acordo feito por escritura pública, como o acordo de divórcio, por exemplo, é beneficiário de pensão alimentícia.
Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Mais de 20 milhões de contribuintes brasileiros que enviaram suas declarações do Imposto de Renda (IR) até a última sexta-feira, dia 9 de maio, entram na disputa pelo primeiro lote de restituição, previsto para ser pago no dia 30 de maio de 2025
Presidente disse durante reunião Celac - China que região continuará representando “a pobreza no mundo de hoje” se não buscar maior cooperação entre países
Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
De receitas familiares a paixões pessoais, maternidade inspira a criação de pequenos negócios; conheça histórias de empreendedorismo entre mães e filhos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade