O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
Notícia
O pulo do gato não é o feedback, mas, sim, o feedforward
"O colaborador pode não saber resolver o ponto mencionado no feedback e é neste momento que o líder deve atuar para ajudá-lo no seu desenvolvimento"
01/01/1970 00:00:00
Segundo dados recentes do IBGE, cerca de três milhões de pessoas - ou 25% do total das pessoas que não estão trabalhando formalmente - procuram emprego há mais de dois anos. Não é difícil imaginar que alguém há tanto tempo sem trabalho deve passar por dificuldades financeiras, problemas com baixa autoestima e com gaps em sua qualificação profissional.
O mercado profissional vive em constante evolução, sendo impactado, inclusive, pela transformação digital, que já chama a atenção para a necessidade de evolução de determinadas competências que serão decisivas em um futuro próximo. Discussões levantadas no Fórum Econômico Mundial em 2019 apontaram quais seriam as competências essenciais para 2020:
- Pensamento crítico;
- Criatividade;
- Gestão de pessoas;
- Resolução de problemas complexos;
- Coordenação;
- Inteligência emocional;
- Capacidade de julgamento e tomada de decisões;
- Orientação para servir;
- Negociação;
- Flexibilidade cognitiva.
Com base nessa lista, já é possível verificar as características que os profissionais devem ter para se diferenciarem dos robôs e garantirem a empregabilidade em tempos de automação.
Mas, e para o futuro? O pensamento deve ser o mesmo: é preciso olharmos hoje e pensarmos quais competências devemos desenvolver para sermos profissionais mais competitivos, inclusive em um ambiente global no qual pessoas de outros países podem disputar vagas internas.
As principais competências e suas relações com o feedback
A inteligência emocional é o que nos leva a entender que devemos desenvolver duas capacidades básicas: o autocontrole e a empatia. Ter autocontrole é, antes de tudo, entender nossas emoções e aprender a lidar com elas. A empatia é entender as emoções das outras pessoas e aprender a como lidar com elas.
A não observação da competência de inteligência emocional pode levar a desligamentos de líderes e liderados.
Quando falo de empatia, penso que o mantra existente “trato as pessoas como eu gostaria de ser tratado” deveria ser substituído por “vou tratar as pessoas como elas gostariam de serem tratadas”. Parece um pequeno detalhe, mas não é. Devemos nos colocar no lugar das outras pessoas para entender o que estão sentindo e, assim, agir de modo a levar em conta a emoção delas.
Em cargos de liderança, isso é muito importante. A falta de autocontrole do líder pode levar a uma situação de clima organizacional ruim, reduzindo o engajamento e resultando em baixa produtividade e incapacidade de novos investimentos.
A não observação da competência de inteligência emocional pode levar a desligamentos de líderes e liderados. Contudo, se esta capacidade fosse exercitada em sua plenitude, a quantidade de pessoas que procuram emprego há mais de dois anos poderia ser muito menor.
Outra competência a ser observada é a Gestão de Pessoas, fator diretamente ligado à prática de feedback e, se realizado da forma correta, também contribuiria substancialmente para a redução do número de desempregados.
O colaborador pode não saber resolver o ponto mencionado no feedback e é neste momento que o líder deve atuar para ajudá-lo no seu desenvolvimento.
Muitos chefes - e não líderes - resolvem dar feedbacks no dia da demissão do colaborador, o que, além de criar uma situação sem sentido para a pessoa que está sendo desligada da companhia, também não resolve o problema, já que essa prática deveria ter sido realizada antes, com tempo hábil para o colaborador se adequar.
Reforçando até mesmo a questão da empatia, é importante pensar que o dia da demissão é um rito de passagem e deve ser tratado com muito respeito e cuidado. Para quem ficou na empresa será difícil imaginar a situação que o colaborador desligado terá em termos emocionais e financeiros.
O pulo do gato não é o feedback, mas, sim, o feedforward. O colaborador pode não saber resolver o ponto mencionado no feedback e é neste momento que o líder deve atuar para ajudá-lo no seu desenvolvimento, podendo evitar uma demissão futura. O lado triste da história é quando o chefe sabe apenas pontuar e não tem capacidade de ajudar o colaborador na melhoria dos pontos mencionados no feedback.
Refletindo sobre estas duas competências penso em quantas pessoas poderiam estar trabalhando e não procurando emprego há mais de dois anos. Ser líder não é um privilégio e sim uma responsabilidade junto à todas as pessoas com quem interage.
Notícias Técnicas
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS”
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido
Acordo fortalece a atuação conjunta das instituições na promoção de iniciativas de educação financeira voltadas a crianças e jovens
Mudança reconhece avanços em transparência fiscal e investimentos estratégicos desses parceiros internacionais
Alimentando é aquele que, mediante decisão judicial ou acordo feito por escritura pública, como o acordo de divórcio, por exemplo, é beneficiário de pensão alimentícia.
Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Mais de 20 milhões de contribuintes brasileiros que enviaram suas declarações do Imposto de Renda (IR) até a última sexta-feira, dia 9 de maio, entram na disputa pelo primeiro lote de restituição, previsto para ser pago no dia 30 de maio de 2025
Presidente disse durante reunião Celac - China que região continuará representando “a pobreza no mundo de hoje” se não buscar maior cooperação entre países
Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
De receitas familiares a paixões pessoais, maternidade inspira a criação de pequenos negócios; conheça histórias de empreendedorismo entre mães e filhos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade