Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Notícia
Como um erro de produção impulsionou o negócio deste casal
Mirany Soares e Marcello Lage são fundadores da Formaggio Mineiro. Empresa descobriu novo produto a partir de um erro – e também tirou lições da pandemia
01/01/1970 00:00:00
Há dez anos, Mirany Soares e Marcello Lage fundaram a Formaggio Mineiro com a ambição de produzir o melhorpão de queijo do Brasil. Durante cinco anos, a única variação na receita foi o lançamento de uma versão multigrãos. Mas um erro de produção serviu para que eles enxergassem novos caminhos para a empresa.
Um equívoco ocorrido em 2015 tinha tudo para gerar prejuízo. O casal começou a receber ligações de clientes alegando que, ao levar o pão de queijo ao forno, ele estava derretendo em vez de assar como o esperado. Em contato com a fábrica, descobriram que o problema foi causado pelo uso de uma remessa de queijo diferente.
O lote afetado tinha uma tonelada. Para não desperdiçá-lo, levaram tudo para casa e começaram a testar a massa em diferentes formatos. Tentativas como pizza, panqueca e bolinho não deram certo. “Quando colocamos na máquina de waffle, ficou perfeito. Crocante por fora e macio por dentro”, relembra Mirany.
O potencial do novo formato os motivou a incluí-lo no portfólio. Após testes e melhorias na fórmula, Mirany e Marcello logo estavam fornecendo o produto a redes como Rei do Mate. Os waffles hoje são o segundo produto mais vendido. Mas o maior legado do erro foi a inspiração para continuar inovando nas receitas.
Entre as criações mais recentes estão pães de queijo de chocolate e chipas, criadas a pedido do tradicional empório Casa Santa Luzia. “Nós temos algumas premissas, como não usar aromatizantes e criar produtos que sejam de verdade. A partir daí, podemos desenvolver o que quisermos.”
Estratégias anticrise
A criatividade foi uma das estratégias para manter a atenção dos clientes na pandemia. Os pontos de venda da Formaggio Mineiro em São Paulo (SP) se classificam como comércio varejista de alimentos e, portanto, não precisaram fechar. Mas uma das estratégias para atrair consumidores era a oferta de degustações. Sem elas e com menos pessoas circulando, o jeito foi buscar alternativas.
“No primeiro dia de fechamento, já começamos a colocar um motoboy em cada loja. Também trabalhamos muito com as redes sociais”, diz a empreendedora. Uma das ações promocionais no período foi distribuir, gratuitamente, uma massa de pão de queijo modelável para brincar com as crianças. Outra foi o lançamento de produtos, como um pão de queijo pré-assado.
A empresa hoje tem um sistema próprio de delivery. Cada loja física ganhou um número de WhatsApp para receber pedidos. A Formaggio Mineiro também abriu três “pontos” de venda exclusivamente virtuais. São canais de atendimento operados por empreendedoras parceiras. Elas recebem lotes de produtos semanalmente e atendem pedidos de suas regiões.
O plano é estruturar o formato para torná-lo um modelo de licenciamento. “O objetivo é ter uma loja virtual em cada bairro de São Paulo e pelo menos duas em cada cidade do interior”, diz Mirany. Os clientes da capital também podem pedir pelos aplicativos iFood e Rappi – mas a demanda vinda deles, segundo a empreendedora, não decolou como ela esperava.
Na ponta do lápis
Metade do faturamento usual da Formaggio Mineiro vinha do fornecimento dos produtos a estabelecimentos como cafés e hotéis. 90% dos 600 parceiros fecharam as portas devido à quarentena. Mesmo com a reabertura, apenas 300 estão abertos hoje. “Alguns fecharam definitivamente, incluindo clientes grandes e famosos”, diz Mirany. “Tivemos que arcar com prejuízos dos que não nos pagaram.”
Nas lojas, 40% das vendas realizadas no período foram por delivery. O percentual caiu para 20% com a reabertura de mais segmentos e o aumento da circulação de pessoas. Em média, o faturamento mensal caiu 30%. Sem as estratégias de venda direta, a empreendedora estima que o resultado seria muito pior.
Os pontos físicos agora retomam aos poucos a hospitalidade oferecida aos clientes, como a presença de mesas e a oferta de amostras. “Embora as lojas não sejam cafés, são um lugar onde as pessoas provam tudo o que temos. Parar esse atendimento foi a mudança mais drástica que tivemos.”
A Formaggio Mineiro faturou R$ 4 milhões em 2019. A empreendedora diz que a empresa costumava crescer cerca de 30% ao ano. Com as perdas, estima que a receita de 2020 se manterá próxima desse número
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Artigo que trata das mudanças trazidas pela EC 132/23 e as organizações religiosas
Os contribuintes têm até 30 de setembro para realizar a regularização, por meio do Portal e-CAC, seguindo as instruções disponibilizadas na correspondência
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais cancelou um auto de infração de contribuições previdenciárias ao reconhecer que a empresa autuada havia sido reenquadrada retroativamente no Simples Nacional
O registro é um requisito obrigatório para atuação como auditor e/ou perito contábil. A prova é composta com questões objetivas e dissertativas
Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Pesquisa aponta melhora, mas insegurança financeira persiste
País vive um cenário em que as despesas obrigatórias avançam de forma acelerada e pressionam o orçamento, mesmo diante de uma arrecadação recorde
Uma interrupção temporária na concessão de crédito consignado privado gerou preocupação e muitas dúvidas no mercado
V3.1 promete maior eficiência no processamento, menor uso de memória e maior velocidade
Mercadante diz que atuação do BNDES para minimizar tarifaço de Trump será igual à que o banco teve após inundações no Rio Grande do Sul
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade