O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
Notícia
Home office: chefes e funcionários relatam problemas, mas a avaliação é positiva
Com as medidas de isolamento social se intensificando nas principais capitais brasileiras, o trabalho remoto se tornou praticamente obrigatório para a maioria dos negócios que não fornece serviços ou produtos essenciais. No Brasil, até mesmo pequenas e médias empresas aderiram rapidamente ao sistema de home office.
01/01/1970 00:00:00
Com as medidas de isolamento social se intensificando nas principais capitais brasileiras, o trabalho remoto se tornou praticamente obrigatório para a maioria dos negócios que não fornece serviços ou produtos essenciais. No Brasil, até mesmo pequenas e médias empresas aderiram rapidamente ao sistema de home office.
Um estudo da plataforma de comparação de software Capterra, que entrevistou mais de 4 mil trabalhadores em países da América, Europa e Oceania, constatou que as PMEs brasileiras se adaptaram mais rapidamente à situação. No início de abril, mais de 77% das empresas de pequeno porte estavam operando com trabalho remoto no país — a média global ficou em torno de 60%.
O novo sistema, apesar de apresentar desafios, tem agradado aos funcionários: 74% afirmaram gostar de trabalhar em casa e um terço disse ainda que gostaria de manter o novo formato mesmo após a pandemia. Entre empreendedores e gestores de equipes, a ideia também foi bem aceita.
É o que mostra uma outra pesquisa, realizada a nível nacional pela empresa de consultoria Corall com a plataforma Pence. O relatório apresenta a visão de 80 líderes que atuam em mais de 60 empresas brasileiras – entre elas, gigantes de cada setor, como Santander, Claro e Volkswagen. Na última semana de março, 44% dos entrevistados responderam que gostariam de manter o sistema de home office mesmo após o fim da pandemia.
O sócio diretor da agência de comunicação Be Comunica, Rodrigo Villaboim, é um deles. Há 60 dias gerenciando uma equipe de mais de 50 pessoas remotamente, ele se surpreendeu com os resultados do home office. “Está sendo bem produtivo, o que é inesperado para a gente. Na nossa área, a conversa ‘olho no olho’ é muito importante, então nunca pensamos em aplicar esse sistema anteriormente”, diz.
E os bons resultados, mesmo à distância, não foram surpreendentes apenas para Villaboim. Entre os principais pontos positivos citados por gestores na pesquisa, estão aspectos relacionados à produtividade. Cerca de 20% dos participantes responderam que a “adaptação rápida” foi uma surpresa positiva, ao lado dos 16% que disseram que as “reuniões tem sido mais objetivas” e dos 14% que afirmaram que a equipe tem mostrado mais “presença e foco”.
“A necessidade trouxe experiencia positivas, estamos aprendendo a ser muito mais focados em reuniões, a tomar decisões mais rápidas. Pretendemos criar um esquema para que pelo menos parte da equipe consiga continuar trabalhando com mais flexibilidade no futuro”, conta Villaboim.
Desafios
Mas nem tudo é comemoração. O sistema de home office também apresenta uma série de desafios aos funcionários e empresas, especialmente nessa fase de adaptação. Entre as maiores dificuldades relatadas pelos participantes do estudo da Corall, estão a administração do tempo, que atrapalha 45% dos respondentes, e as distrações dentro de casa, lembradas por 34% dos entrevistados.
Na pesquisa da Capterra, a nível global, o principal problema apontado pelos trabalhadores foi a falta de comunicação. Apenas 37% das empresas forneceram orientações claras sobre os novos processos de entrega e reuniões. Outros 32% apontam a solidão como a principal preocupação durante o período de isolamento social. Ou seja, é necessário um equilíbrio.
O fator psicológico também foi lembrado pelos gestores entrevistados pela Corall. Questões relacionadas à saúde mental e bem-estar, como a “sensação de angústia pelo isolamento” e uma “ansiedade de desempenho” foram citadas como dificuldades nesse período. Nesse sentido, 15% dos gestores afirmaram que pretendem manter práticas como conferir mais autonomia e flexibilidade a seus subordinados, abertura para diálogos e uma maior crença no potencial de adaptação das pessoas.
“Acho que vamos ter um ‘novo normal’. Poucos tinham parado para refletir se a metodologia de trabalho até então ainda fazia sentido, do ponto de vista humano. De certa forma, tudo que a gente está vivendo, vai nos ensinar muita coisa. O empresário terá que mudar a forma de pensar, vai tentar ser mais produtivo usando menos recurso e desgastando menos a equipe”, acredita Villaboim.
Estrutura e segurança
Mas as primeiras dificuldades foram sentidas no plano físico. O número de trabalhadores que afirmaram utilizar apenas os seus próprios dispositivos pessoais para trabalhar em casa, sem suporte da companhia, foi de 40%. Entre os gestores, apenas 10% relataram problemas de estrutura, como a internet mais lenta que o ideal ou um computador inferior ao que tinham acesso na empresa.
Esse último problema, a Be Comunica tentou resolver caso a caso. “Autorizamos os funcionários a usarem as cadeiras da empresa, por exemplo. Mas tentamos entender as questões específicas de cada um. O pessoal do design precisa do desktop, por conta da criação.”
Usar o próprio notebook, entretanto, pode gerar um problema de segurança. “Como a gente trabalha com volume muito grande de arquivos, nossa rede foi um problema, porque é muito pesada. Mas, ao mesmo tempo em que precisamos ter acesso rápido a esse material, temos que garantir a confidencialidade aos clientes”, explica Villaboim.
No estudo da Capterra, apenas 36% dos entrevistados disseram que se preocupam em manter senhas fortes — com letras, números e caracteres aleatórios —, e só 39% dos mais de 4 mil empregados que responderam à pesquisa têm um software de antivírus instalado no computador. O número de trabalhadores que dizem utilizar firewalls (29%), VPNs (28%) e softwares de segurança de e-mail (22%) é ainda menor.
O comportamento não parece estar sendo monitorado pelas empresas. Apenas 19% dos funcionários disseram ter recebido algum tipo de treinamento ou formação em segurança informática. O fato parece mais assustador porque 50% dos trabalhadores que recentemente sofreram ataques ou tentativas de fraude afirmam que a tentativa de hackeamento aconteceu durante a jornada de trabalho remoto. Um risco desnecessário.
Notícias Técnicas
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS”
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido
Acordo fortalece a atuação conjunta das instituições na promoção de iniciativas de educação financeira voltadas a crianças e jovens
Mudança reconhece avanços em transparência fiscal e investimentos estratégicos desses parceiros internacionais
Alimentando é aquele que, mediante decisão judicial ou acordo feito por escritura pública, como o acordo de divórcio, por exemplo, é beneficiário de pensão alimentícia.
Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Mais de 20 milhões de contribuintes brasileiros que enviaram suas declarações do Imposto de Renda (IR) até a última sexta-feira, dia 9 de maio, entram na disputa pelo primeiro lote de restituição, previsto para ser pago no dia 30 de maio de 2025
Presidente disse durante reunião Celac - China que região continuará representando “a pobreza no mundo de hoje” se não buscar maior cooperação entre países
Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
De receitas familiares a paixões pessoais, maternidade inspira a criação de pequenos negócios; conheça histórias de empreendedorismo entre mães e filhos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade