Em setembro, o MTE divulgará o relatório consolidado de mais de 54 mil empresas de todo o país
Notícia
Líder exponencial, você é um deles?
Se autoconhecer porque apenas quando nos conhecemos, conseguimos aproveitar melhor nossas fortalezas e minimizar o que temos a melhorar. Com isso, lideramos melhor a equipe, tiramos mais proveito dos nossos pontos fortes e não temos medo de buscar apoio quando necessário.
01/01/1970 00:00:00
Recentemente participei de um Grupo de estudos aplicados na ABRH-ES sobre liderança exponencial, conduzido pela competente e querida Andrea Salsa.
Em um mundo tão maluco, é patente a necessidade de líderes que acompanhem esse ritmo e algumas reflexões feitas no grupo me pareceram bastante pertinentes, por isso quero compartilhar com vocês!
O líder exponencial é aquele que equilibra suas competências e busca cada vez mais se autoconhecer, ser atento à saúde, realizar, inspirar e protagonizar. É um líder completo, que sente e faz sua equipe sentir essa completude.
Se autoconhecer porque apenas quando nos conhecemos, conseguimos aproveitar melhor nossas fortalezas e minimizar o que temos a melhorar. Com isso, lideramos melhor a equipe, tiramos mais proveito dos nossos pontos fortes e não temos medo de buscar apoio quando necessário.
Atento à saúde porque apenas uma pessoa que cuida de si e de sua equipe em todas as dimensões – biológica, social e mental – é capaz de exercer todo o seu potencial e também extrair o melhor de sua equipe. Imagine alguém doente ou com problemas sociais liderando pessoas?! Complicado, certo?
Realizador porque no mundo corporativo, o que vale é o placar – claro que conquistado com ética e alinhado à estratégia de negócio! Mas tendo o resultado em vista, a líder realizador arrisca de forma calculada, está disposto a errar para aprender. Ele fomenta a criatividade da sua equipe, dá liberdade e autonomia, antecipa tendências e direciona a vela do barco, levando sua turma ao objetivo almejado. Ele é quase um viciado em conquistar, ele só sossega quando consegue!
Inspirador porque ele assume sua responsabilidade na vida das pessoas que lidera e interage, além de ter a visão clara de que o sucesso é maior quando é conquistado junto à equipe. Ele cria alianças e coalizões, é assertivo na comunicação, transparente e consistente. Ele dá significado ao que a equipe faz, está atento às mudanças, não teme o futuro, pelo contrário, ele o abraça junto com todos os benefícios que a tecnologia traz. E mais do que tudo: estimula a inteligência coletiva em todos os níveis e áreas, sempre sem perder o viés humano.
E claro, protagonista! Porque ele está no comando, busca ser cada vez melhor e leva sua equipe contigo! Como diria meu amigo e profissional diferenciado Sidcley Gabriel, no caminho para o sucesso, ele assume a direção, ele é o motorista!
Fácil ser um líder exponencial, né?! Nem de longe! Mas nem tudo precisa ser complicado e complexo, certo?! Seguem algumas pequenas ações para materializar esse líder que há dentro de cada um de nós!
- Ouça com atenção genuína seus liderados. Que tal estabelecer um cronograma fixo de reuniões individuais e de equipe? Mas nesse momento, não vale responder ao celular, ok?! Ah, e se desmarcar, justifique e remarque.
- Continue se desenvolvendo, buscando se conhecer e ampliar seu repertório. Uma viagem, um novo curso ou apenas se aplicar novamente a algum teste de perfil para ver as mudanças já podem trazer grandes revelações e benefícios para você.
- Seja coerente e consistente em sua fala e ações. Mas não posso mudar de ideia? Claro que pode! Mas para mudar, precisamos de embasamento e a equipe precisa ser alinhada.
- Dê autonomia de verdade. Avalie o que pode realmente ser feito sem sua supervisão, o que precisa de supervisão e o que você não abre mão de fazer. Isso vai dar confiança não só a você, mas também a sua equipe.
- Crie junto. Já dizia o velho ditado “Duas cabeças pensam melhor do que uma”, então busque soluções a partir da co-criação, ouça os envolvidos, abra a cabeça e escute sem pré-conceitos. Ah, mas não se esqueça de reger toda essa conversa com método porque se não vira a atividade vira a “casa da mãe Joana”, não é?!
- Defina metas claras, seja simples. Explique a função de cada um de sua equipe e o que é espero deles. Trabalhar bem é função deles, mas não podemos deixar de reconhecer e celebrar resultados diferenciados.
- Cuide-se e estimule sua equipe a se cuidar. Que tal criar um clube do livro, programas que estimulem a alimentação saudável e a prática de exercícios, promover eventos com as famílias, criar momentos de integração da equipe etc.
Pois é, a maioria de nós, assim como eu, não nasceu um grande líder, mas se praticarmos, podemos melhorar muito nesse sentido. Uma vez tive um grande líder e trabalhar com ele foi realmente muito bacana. Ele pegou um time desmotivado, com diversos problemas e conseguiu em pouco tempo oxigená-lo, melhorar a performance até dos mais desacreditados e passou a construir junto à diretoria o caminho de uma organização de bilhões. Ele conseguia extrair o melhor de cada um e isso foi demais! Quero proporcionar isso a minha equipe e a mim. E você? Também quer?
Para saber mais sobre o tema, uma sugestão de leitura é “Organizações exponenciais” de Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest.
Notícias Técnicas
Profissionais precisam se adaptar e investir em novas habilidades para prosperar no mercado
Medida busca estimular a regularização de dívidas oriundas de controvérsias tributárias relevantes e disseminadas, oferecendo condições facilitadas de pagamento
Fim da isenção do IR em debêntures pode encarecer projetos de infraestrutura
Sua empresa está na lista VIP da reforma tributária? Cuidado. O favor pode virar armadilha, incentivando a fuga para meios de pagamento criativos. Entenda aqui
IBS e CBS passam a incidir sobre locações e vendas de imóveis, com impacto crescente para pessoas físicas a partir do próximo ano
Competência de agosto será paga em duas etapas: até um salário-mínimo e acima desse valor
O Ministério do Empreendedorismo realiza, nesta quarta-feira (27), às 15h, o lançamento do programa MEI Conta com a Gente, com a presença do ministro Márcio França
A PF e o MP estão focando em uma rede de indivíduos que, embora não sejam membros batizados da facção, são cruciais para sua sustentação: os profissionais que ajudam a lavar dinheiro
A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Notícias Empresariais
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar
Descubra como equilibrar esses conceitos para resultados sustentáveis
Como a governança de dados define o sucesso (ou o fracasso) das empresas na corrida da Inteligência Artificial Generativa.
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
Pesquisa aponta alta produtividade independente do local de trabalho, com destaque para o Brasil
FIDCs: crédito rápido, seguro e com custo menor, ajudando empresas a crescer mesmo em cenário de juros altos
Especialista diz que o momento é de ser pragmático para garantir a segurança da transação
Enquanto país condena tarifas impostas pelos EUA, aplica suas próprias barreiras internas contra empresas, especialmente na saúde
No Brasil, 46% afirmam usar ferramentas de IA todos os dias. Jovens lideram
Missão comercial em Toronto, marcada para setembro, vai marcar a reabertura oficial das tratativas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade