Em setembro, o MTE divulgará o relatório consolidado de mais de 54 mil empresas de todo o país
Notícia
Identifique a hora de sua empresa crescer
Ter uma quantidade consolidada de clientes é um dos pontos principais a serem observados antes de expandir sua empresa
01/01/1970 00:00:00
Neste fim de semana, o Caderno Mercado traz a última reportagem da série sobre empreendedorismo Negócios à vista. Durante quatro semanas vimos as questões burocráticas que são enfrentadas por quem está iniciando uma empresa, quais os negócios mais promissores, como continuar atuando no mercado e as ferramentas tecnológicas para auxiliar o empreendedor. Nesta última reportagem falaremos a respeito do momento de expandir a sua empresa. E como fazer para minimizar os eventuais riscos desta operação.
O crescimento de um negócio é uma condição que todo empresário precisa buscar incessantemente. Após conquistar a estabilidade financeira, as empresas entram numa fase mais sólida, com um nome mais conhecido no mercado e um produto ou serviço com maior aceitação. Quando sobra algum dinheiro no fim do mês, este pode então ser um indício de que seu negócio suporta uma ampliação. Mas como saber o que você deve fazer para expandir sua empresa sem correr riscos? Antes de tudo, não há uma fórmula mágica para isso. O risco irá existir, mas o empresário pode minimizá-lo se usar os parâmetros corretos na hora de ampliar. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) há uma série de indicadores e constatações que demonstram quando uma operação de expansão está pronta para ser executada.
O que acontece é que alguns empreendedores acham que somente os grandes empresários podem expandir. Que se trata de uma manobra milionária envolvendo uma operação fora de cogitação. Mas de acordo com o Sebrae, até um pequeno negócio pode expandir. De forma geral, existem três modelos de ampliação de uma empresa, são eles: expansão da estrutura física, por meio de franquia e por fusão ou aquisição. Segundo o coordenador da Unidade Sebrae RMR, Leonardo Carolino, na fase que as empresas adquirem um grande número de clientes, este é um sinal para ficar atento a uma possível expansão. “A gente vê hoje um cenário de pequenas empresas se unindo a outras. Com isto, o empreendedor elimina um potencial concorrente, além de trazer para si a operação e internalizar em seu negócio”, explica.
Sendo assim, ter uma quantidade consolidada de clientes é um dos pontos principais a serem observados antes de expandir sua empresa. “Outras questões que o empreendedor deve ficar atento são a demanda e lucro contínuo por um período de cerca de três anos. Além destes, ainda é preciso diversificar a linhas de seus produtos ou serviços e ficar de olhos abertos quanto ao crescimento do setor que atua”, acrescenta.
A partir deste senso de desenvolvimento, o empreendedor pode empregar mais e melhorar todo o entorno que envolve a empresa, que pode ir desde fornecedores a sócios e clientes. No ano de 2015, a idade média das empresas atingiu 10,9 anos. O índice é o maior registrado da série desde 2007 (10,6), quando naquele ano a taxa atingiu o maior patamar. Perto de atingir essa marca, empresária há 8 anos, Renata Jardim que é dona de uma locadora de móveis explica que para ampliar um negócio é preciso sempre estar atento às demandas que o mercado pede.
“Antes de investir alto, eu compro uma quantidade mínima de móveis e apresento ao mercado. Se houver aceitação, vou em frente e compro uma quantidade maior. Desta forma, o consumidor me dá um ‘norte’ sobre os produtos que devo adquirir”, detalha. A empresária ainda conta que sempre olha o mercado de móveis fora do Brasil. “Sempre observo às tendências de móveis em Milão, na Itália, onde acontece todo esse mercado de móveis. Com isso, eu tento me adiantar e isso me ajuda lá na frente a expandir ainda mais”, ressalta. Renata ainda conta que começou a empresa na sala de casa e hoje já tem dois galpões e cerca de 16 mil móveis. “A gente tem que ampliar acompanhando o que o mercado absorve. Fazendo assim fui crescendo aos poucos, mudando para um local maior que comportasse os móveis”, acrescenta.
Reduzir para ampliar
Em 2016, 648,5 mil empresas entraram no mercado, em um universo de 4,5 milhões de empresas ativas, o que representa uma taxa de entrada de 14,5%. Naquele ano, existiam 20.998 empresas de alto crescimento, que ocupavam 2,7 milhões de pessoas assalariadas. As empresas de alto crescimento são aquelas que aumentaram o número de empregados pelo menos 20% ao ano, em média, por três anos consecutivos.
Entretanto, o crescimento de uma empresa, para quem ver de fora é muito visual, mas nem sempre se trata disto. Quando se fala em expansão, o momento precisa ser muito bem planejado para não haver erros. Por sua vez, nem sempre a expansão significa aumentar de tamanho. Quando a empresa já está estabelecida, o que ela precisa fazer para crescer? “Em suma, a expansão consiste em crescimento de mercado”, explica o coordenador da Unidade Sebrae RMR, Leonardo Carolino ainda dizendo que a inovação está relacionada a melhorias, do produto, da qualidade técnica.
Foi desta forma que pensou o empresário e fisioterapeuta Sandro Ramos, dono de uma clínica de fisioterapia especializada em quadril. Ele tinha cinco clínicas espalhadas no interior do Estado onde atendia uma diversidade de especialidades, mas depois de um tempo, colocou as contas na ponta do lápis e resolveu fechá-las para abrir apenas um único estabelecimento. O exemplo citado, contudo não se trata de uma ampliação convencional como estamos acostumados a ver. “A estratégia que Ramos usou é chamada de desinvestimento, onde a empresa concentra todas as atenções para o core do negócio, revendo os custos fixos, variáveis para aumentar a lucratividade”, destaca Carolino dizendo que a tomada de decisão deve ser sempre consciente e coordenada.
Ampliando um negócio desta forma, o empreendedor pode também conseguir maximizar seu lucro, reduzir a quantidade de tempo trabalhada e ter uma melhor qualidade de vida e no atendimento do produto ou serviço. “Centralizando minha empresa foi possível ter mais qualidade no meu atendimento e consegui melhorar o faturamento do meu negócio. Quantidade não quer dizer qualidade”, detalha. De acordo com o empresário, o faturamento aumentou em cerca de 50% após a decisão de fechar as clínicas e montar um local especializado em quadril.
“Quando você passa por todas as fases como a questão do gargalo inicial com a parte burocrática, modelo de negócio, crescimento de demanda este pode ser um bom momento para ampliar com segurança”, destaca Ramos. Vale ressaltar ainda que sempre que uma empresa passa por este momento de ampliação o trabalho cresce de forma proporcional. “Esse ponto é muito importante. O empreendedor precisa avaliar se está disposto a se doar por mais tempo. Esse processo consome muito tempo de trabalho e é preciso fazer algo que não atrapalhe a vida pessoal do empresário”, acrescenta Carolino.
Notícias Técnicas
Profissionais precisam se adaptar e investir em novas habilidades para prosperar no mercado
Medida busca estimular a regularização de dívidas oriundas de controvérsias tributárias relevantes e disseminadas, oferecendo condições facilitadas de pagamento
Fim da isenção do IR em debêntures pode encarecer projetos de infraestrutura
Sua empresa está na lista VIP da reforma tributária? Cuidado. O favor pode virar armadilha, incentivando a fuga para meios de pagamento criativos. Entenda aqui
IBS e CBS passam a incidir sobre locações e vendas de imóveis, com impacto crescente para pessoas físicas a partir do próximo ano
Competência de agosto será paga em duas etapas: até um salário-mínimo e acima desse valor
O Ministério do Empreendedorismo realiza, nesta quarta-feira (27), às 15h, o lançamento do programa MEI Conta com a Gente, com a presença do ministro Márcio França
A PF e o MP estão focando em uma rede de indivíduos que, embora não sejam membros batizados da facção, são cruciais para sua sustentação: os profissionais que ajudam a lavar dinheiro
A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Notícias Empresariais
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar
Descubra como equilibrar esses conceitos para resultados sustentáveis
Como a governança de dados define o sucesso (ou o fracasso) das empresas na corrida da Inteligência Artificial Generativa.
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
Pesquisa aponta alta produtividade independente do local de trabalho, com destaque para o Brasil
FIDCs: crédito rápido, seguro e com custo menor, ajudando empresas a crescer mesmo em cenário de juros altos
Especialista diz que o momento é de ser pragmático para garantir a segurança da transação
Enquanto país condena tarifas impostas pelos EUA, aplica suas próprias barreiras internas contra empresas, especialmente na saúde
No Brasil, 46% afirmam usar ferramentas de IA todos os dias. Jovens lideram
Missão comercial em Toronto, marcada para setembro, vai marcar a reabertura oficial das tratativas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade