Em setembro, o MTE divulgará o relatório consolidado de mais de 54 mil empresas de todo o país
Notícia
4 Tendências de comportamento e consumo para ficar de olho
Para executivas, tendências vão muito além de ter uma empresa conectada ou alinhada a propósitos
01/01/1970 00:00:00
O modo como as pessoas consomem mudou. Se numa ponta dessa transformação está a tecnologia, na outra há temas tão humanos quanto propósito e impacto social. Em meio a essa complexa combinação, como as empresas devem se comportar?
Foi com essa pergunta em mente que cinco executivas de diferentes áreas do varejo se reuniram nesta terça-feira (27/8) durante o LATAM Retail Show.
Raquel Paternesi, diretora de marketing do Bob’s; Rita Almeida, chefe de planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi; Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour; e Simone Sancho, gerente executiva de marketing digital e relacionamento com o cliente da Sephora, participaram do debate “Desejos contemporâneos 4.0”, mediado por Beth Furtado, da Alia Mkt Decode.
Propósito e impacto
O interesse dos consumidores por marcas com propósito e compromissos que vão além do lucro foi o tema mais frequente em toda a conversa. Do varejo alimentício ao consumo de maquiagens, ele se reflete no aumento do consumo de itens mais sustentáveis, sem ingredientes de origem animal e sem testes em bichos. O interesse pela origem dos produtos também aparece, com destaque para a rastreabilidade de sua cadeia de produção.
No caso dos alimentos, as mudanças também incluem uma busca por consumos mais saudáveis. Mas, para Raquel Paternesi, do Bob’s, a tendência não veio para substituir totalmente os antigos hábitos. “O que entram são momentos de equilíbrio. Da mesma forma, há momentos em que a pessoa quer consumir algo rapidamente, mas continua querendo saber de onde o alimento vem e se é natural ou processado”.
Poder das redes
Que a internet é um canal importante para todo o mercado, não há dúvidas. Nos mercados de moda e beleza, segundo Simone Sancho, da Sephora, 40% dos carrinhos de compras em e-commerce passam pelas redes sociais, por exemplo.
Para as grandes empresas, porém, há um outro lado na moeda. Assim como servem para sua própria disseminação, nelas também nascem novas marcas e negócios com alto potencial competitivo. “Hoje, 30% do mercado de beleza pertencem a empresas que não existiam há três ou quatro anos”, diz. Ela aponta Kylie Jenner, uma das irmãs Kardashian, como um exemplo significativo de criação e conversão baseadas em rede.
Cliente no centro
Se há alguns anos o preço era a única ou a principal variável entre varejo e consumidor, hoje as empresas precisam de outras estratégias para conquistar e manter seu espaço. Silvana Balbo, do Carrefour, aponta que o crescimento do leque de preocupações do consumidor – incluindo as próprias questões de propósito, origem e saúde, entre outras – faz com que as comunicações massivas não funcionem bem como antes. “Hoje, enxergamos os consumidores de acordo com a jornada e o vemos no centro de um ecossistema. É preciso entender como ele se comporta, do que gosta e como entregar o que ele espera”, diz ela.
Um dos insights, segundo ela, é de que os consumidores querem tecnologia, mas não abrem mão da interação. Para não perder escala, o desenvolvimento de assistentes virtuais é uma opção nesse meio – e ainda garante dados relevantes para a empresa.
Lidando com pessoas
Mesmo diante de tantas tendências, não se pode esquecer que, antes de consumidores, as pessoas são essencialmente humanas. É o que afirma Rita Almeida, chefe da F/Nazca Saatchi & Saatchi. Entre as tendências mais urgentes destacadas por ela está a de simplificar, de verdade, a relação de consumo.
“O número de escolhas feitas por dia por uma pessoa pode chegar a 35 mil. Como resultado, temos o que chamamos de fadiga da decisão. Por isso, em meio a milhares de opções, as pessoas preferem marcas que simplificam o processo de compra”, diz.
Com a perda da confiança em instituições públicas, ela aponta, também, para uma oportunidade e necessidade de as empresas assumirem posições de impacto nas vidas, nas cidades e nas sociedades em que estão inseridas. “Em meio a tantas mudanças profundas, as pessoas passaram a se relacionar de forma mais humana com as empresas, com crenças e visões compartilhadas.”
Notícias Técnicas
Profissionais precisam se adaptar e investir em novas habilidades para prosperar no mercado
Medida busca estimular a regularização de dívidas oriundas de controvérsias tributárias relevantes e disseminadas, oferecendo condições facilitadas de pagamento
Fim da isenção do IR em debêntures pode encarecer projetos de infraestrutura
Sua empresa está na lista VIP da reforma tributária? Cuidado. O favor pode virar armadilha, incentivando a fuga para meios de pagamento criativos. Entenda aqui
IBS e CBS passam a incidir sobre locações e vendas de imóveis, com impacto crescente para pessoas físicas a partir do próximo ano
Competência de agosto será paga em duas etapas: até um salário-mínimo e acima desse valor
O Ministério do Empreendedorismo realiza, nesta quarta-feira (27), às 15h, o lançamento do programa MEI Conta com a Gente, com a presença do ministro Márcio França
A PF e o MP estão focando em uma rede de indivíduos que, embora não sejam membros batizados da facção, são cruciais para sua sustentação: os profissionais que ajudam a lavar dinheiro
A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Notícias Empresariais
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar
Descubra como equilibrar esses conceitos para resultados sustentáveis
Como a governança de dados define o sucesso (ou o fracasso) das empresas na corrida da Inteligência Artificial Generativa.
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
Pesquisa aponta alta produtividade independente do local de trabalho, com destaque para o Brasil
FIDCs: crédito rápido, seguro e com custo menor, ajudando empresas a crescer mesmo em cenário de juros altos
Especialista diz que o momento é de ser pragmático para garantir a segurança da transação
Enquanto país condena tarifas impostas pelos EUA, aplica suas próprias barreiras internas contra empresas, especialmente na saúde
No Brasil, 46% afirmam usar ferramentas de IA todos os dias. Jovens lideram
Missão comercial em Toronto, marcada para setembro, vai marcar a reabertura oficial das tratativas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade