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Notícia
Como transformar clientes em fãs da sua marca
Kiko Loureiro, guitarrista do Angra e Megadeth e palestrante do We Are Omie, dá dicas de como conquistar clientes fieis
01/01/1970 00:00:00
Se tem uma coisa que todo empreendedor deseja é fidelizar os clientes, o que nem sempre acontece de uma hora para outra. O caminho pode demorar e ser cheio de altos e baixos. Para encurtá-lo, analisar um velho desafio sob outros ângulos pode ser a solução.
Olhar o consumidor sob a perspectiva de fã é a sugestão que Kiko Loureiro, guitarrista das bandas de rock Angra e Megadeth, empresta da sua vasta experiência na indústria musical.
“Enquanto um negócio tradicional foca no prospect e depois na fidelização, a banda já nasce almejando o cliente fiel”, diz. Loureiro sobe ao palco do We Are Omie – organizado pela fintech Omie –, para ministrar a palestra magna ‘Transformando clientes em fãs’. O evento acontece no dia 8 de agosto em São Paulo (SP).
Visualizar o cliente como fã não é apenas uma questão de terminologia, mas uma forma de se relacionar com ele desde o plano de negócio. “Algumas marcas já entenderam isso. É o caso da Apple, cujos eventos de lançamento são verdadeiros shows – com direito a filas, disputa pelos melhores lugares e pessoas desesperadas para conhecer as novidades”, diz Loureiro.
Nesta entrevista exclusiva à PEGN, o guitarrista traz exemplos práticos do negócio do rock para dar dicas de como conquistar clientes fiéis.
1. Inicie o relacionamento com o pé direito
“Um like na sua fanpage, não significa necessariamente um novo fã. Pode ser apenas um usuário que soube da sua existência”, diz Loureiro. Mas uma coisa é certa: esta é a chance de começar o relacionamento com o pé direito. “Para isso, deixe claro quem você é, sua missão, a mensagem que transmite e a experiência que proporciona”, afirma. Como exemplo de bandas e artistas que fizeram isso muito bem, ele destaca o ativismo do U2 e a bandeira de conscientização da paz mundial empunhada por John Lennon durante sua carreira solo. Outro ponto fundamental é informar em quais canais o cliente pode se relacionar com a marca e consumir seus produtos.
2. Tenha empatia com o público
Loureiro conta que já era fiel ao rock antes mesmo de ser tornar guitarrista de bandas de metal. “Sei o que é ser fã e ter ídolos – no meu caso, Ozzy Osboune, Led Zeppelin e Iron Maiden”, diz. Segundo ele, colocar-se no lugar do cliente é fundamental para conhecer e entender suas dores, expectativas e preferências. “Dessa forma, não se corre o risco de vender o que nem se sabe para quem é.”
3. Transcenda a venda
Crie um relacionamento com o cliente que vá além da venda. Para isso, se conecte com todo o ecossistema que engloba suas preferências. “Por exemplo: se ele é fã de heavy metal, é provável que goste também de anime, Harry Potter, caveiras, games, instrumentos musicais e roupas pretas. Conhecer esse universo e estar presente nele é fundamental”, diz. Por trás dessa aproximação, a intenção é demonstrar que a marca compartilha da mesma filosofia de vida ou ideais que o cliente – o que só funciona se for genuíno. “Quanto mais próximo você se fizer, mais fiel o cliente será.”
4. Seja coerente
“Nunca abra mão da sua missão ou estilo para angariar vendas, tal como um roqueiro que se aventura pelo estilo romântico para ganhar mais público”, diz o guitarrista. Segundo ele, esse é o primeiro passo para se perder fãs. Por isso, se uma marca levanta determinada bandeira, tudo que gira em torno dela precisa ser coerente – do discurso à prática, passando por toda a cadeia produtiva.
5. Crie conexões emotivas
Proporcione experiências positivas, dignas de criar memórias afetivas ou resgatar boas lembranças. “É como tocar aquela música que marcou toda uma geração de fãs”, diz Loureiro. Ele, porém, destaca que não basta promover a conexão emotiva. “É preciso garantir que as pessoas possam sempre reviver suas emoções”, afirma o guitarrista do Megadeth
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