Entenda as Regras e Riscos do Contrato Verbal
Notícia
Problema ou Oportunidade?
Será que um problema é realmente um Problema ou é uma Oportunidade?
01/01/1970 00:00:00
Será que um problema é realmente um Problema ou é uma Oportunidade?
Entender como vários empreendedores encaram a realidade no dia a dia das empresas é a grande questão.
É preciso saber Identificar um problema para acelerar o Aumento dos Lucros e transformar um negócio em uma Empresa Altamente Lucrativa.
Durante toda a nossa vida fomos condicionados a ver um problema como uma coisa ruim e pejorativa.
Em função disso, a grande maioria das pessoas tenta esconder seus problemas.
A melhor forma de esconder os problemas é não identifica-los e por isso uma grande quantidade de pessoas perde uma grande oportunidade de melhoria.
Os problemas são excelentes porque se não houvesse problema não existiriam oportunidades de melhoria e consequentemente estaria estagnado.
Vamos esclarecer um pouco mais sobre problema, existem dois tipos de problemas: O Problema Ruim e o Problema Bom.
O PROBLEMA RUIM
O problema ruim é aquele que estamos acostumados a escutar e causa repúdiode todos.
O Problema Ruim é:
- Uma reclamação de cliente;
- O caixa da empresa esta estourado;
- Defeitos nos produtos fabricados;
- Colaboradores desmotivados etc.
O PROBLEMA BOM
Já o problema bom é o seguinte:
Imagine que você já está com uma ótima venda, mas mesmo assim quer melhorar ainda mais.
A distância entre as vendas atuais e a sua meta é um problema bom para ser resolvido.
Imagine que você já tem um bom lucro, mas quer melhorar ainda mais.
Também é um Problema Bom!
E qual a relação entre os dois tipos de problemas?
Em todos os dois, sejam ruins ou bons, ao solucioná-los, você melhorou um pouco mais e está muito mais próximo da excelência do que antes.
Houve melhoria e é isso que precisamos nas empresas.
É muito importante que as melhorias sejam contínuas, pois ao melhorarmos continuamente veremos resultados extraordinários e teremos dado passos inimagináveis quando tiverem passados um, dois, cinco, ou dez anos.
IDENTIFICANDO PROBLEMAS
Primeiro é preciso identificar os problemas para depois solucioná-los, e para isso precisamos criar na empresa uma cultura de identificação de solução de problemas.
A maioria dos colaboradores tem medo de falar e expor problemas com receio de serem repreendidos e isso mata qualquer possibilidade da empresa de dar um passo além.
Já está mais do que comprovado que:
5% de todos os problemas da empresasão conhecidos pelos empreendedores;
20% pelas gerências;
75% pelos colaboradores operacionais.
Olha o tamanho da Oportunidade de criar uma cultura de identificação dos problemas.
O Primeiro Passo, para começar a implantar esta cultura, é fazer um levantamento de todos os problemas ruins que existem na empresa.
Reúna os Colaboradores e peça para listarem todos os problemas que existem e que mais impactam negativamente na empresa e para eles próprios.
Fale que não haverá nenhum tipo de repreensão ao falarem os problemas.
Anote Tudo, Exatamente Tudo!
Aqui tem um ponto muito importante, quando o colaborador sente que ele está ajudando a empresa porque relatou um problema, o engajamento dele para resolver esse tipo de problema é muito maior.
Depois de anotar todos os problemas, escolha um problema por vez para resolver.
Escolhido o problema, temos mais duas fases:
Analisar as Causas e Propor a Solução.
Comece identificando as causas que levaram ao problema.
Uma ótima pergunta é o “por que”?
Por que estamos com este problema?
Por que o cliente reclamou?
Por que minhas vendas reduziram? etc.
Pergunte usando vários por quês e vai anotando todas as causas, exatamente tudo.
Depois de identificadas as causas faça uma analise para saber quais são as mais relevantes e, então estruture um plano de ação para combater as causas que impedem de resolver o problema.
Um Plano de Ação é um conjunto de ações que devem ser executadas para resolver o problema.
Para implantar um Plano de Ação comece listando todas as ações necessárias para bloquear as causas, defina um responsável pela execução e coloque um prazo para acontecer.
Preste bem atenção é preciso definir com muita clareza:
Uma ação;
Um responsável;
Um prazo para acontecer.
Agora é acompanhar a Execução das Ações e a Resolução do Problema.
De forma simplificada, explicamos sobre uma Metodologia de Resolução de Problemas que é o PDCA sobre o qual abordamos com mais profundidade em outros artigos.
Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi falado aqui você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que iremos responder o mais rapidamente possível.
Se você gostou deste assunto Compartilhe com seus amigos e se você não gostou deixe também as suas observações, pois elas serão muito úteis.
Conte Sempre Conosco!
Notícias Técnicas
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abriu uma nova oportunidade para que pessoas físicas e empresas regularizem dívidas com a União
Já vimos falando há algum tempo que a recente aprovação da Lei Complementar 214/2025 irá impactar diversas áreas das empresas – e o departamento comercial certamente é um deles.
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Mesmo com a pausa de Corpus Christi, contadores devem se atentar às obrigações tributárias que seguem com prazos importantes ainda em junho
Brasil ocupa 11ª posição entre países que utilizam IA generativa; especialista da Falconi explica cenários e aponta caminhos para ampliar o uso da tecnologia
Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Notícias Empresariais
Despesas obrigatórias - as quais grande parte são compostas por programas sociais - enrijecem 90% do orçamento
Investidores aguardam desdobramentos da escalada no conflito e possíveis impactos no estreito de Ormuz; volatilidade afetou também os mercados europeus e futuros dos EUA
Com base no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas têm direito de saber como suas informações pessoais são usadas, com que finalidade e por quem
O Burnout é um estado de esgotamento físico e mental causado por momentos de grande pressão e situações que demandam alto nível de energia emocional
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade