Números fechados às 17h deste domingo, 18
Notícia
9 estratégias para a sua empresa ganhar o mundo
Ultrapassar as fronteiras do mercado interno ainda é um caminho pouco explorado pelos empreendedores brasileiros. Saiba o que é preciso para levar produtos e serviços para clientes de outros países
01/01/1970 00:00:00
O mercado internacional ainda é um destino pouco explorado pelas pequenas e médias empresas brasileiras. Além dos obstáculos diretos — como distância, exigências legais, câmbio e barreiras culturais —, muitos empreendedores sentem-se intimidados em levar suas operações para outros países.
A mentalidade conservadora é reforçada pelo acesso ao vasto público interno do país. “Temos um mercado gigantesco, de 220 milhões de habitantes, o equivalente a 56% da população da América Latina. Mas existem outros destinos que precisam da expertise e das soluções brasileiras”, afirma Luciano Montenegro de Menezes, membro do conselho mundial da WTC Global e CEO do WTC Lisboa, rede de negócios e investimentos presente em 88 países. “Existem empresas que nem sequer vislumbram a possibilidade de concorrer globalmente por insegurança ou por desconhecimento da dinâmica dos mercados externos”, diz.
A falta de confiança tende a se acentuar durante períodos de crise. Mas é preciso ter cuidado para que o excesso de cautela não leve ao desperdício de oportunidades. “Apenas 2% das pequenas empresas brasileiras exportam produtos e serviços. Existe um grande potencial para esse índice ser mais expressivo”, diz Gilberto Campião, consultor do Sebrae-SP. Para as pequenas e médias empresas, o especialista destaca a importância de pensar grande e se conectar a tendências mundiais. “Como diz a expressão, é preciso agir localmente, mas pensar globalmente”, afirma.
1. Escolha o seu destino
A proximidade física e cultural leva muitos empreendedores a iniciarem planos de internacionalização pela América Latina. É preciso, no entanto, analisar o ambiente de negócios nos países vizinhos da região. “O Uruguai e o Paraguai oferecem condições muito favoráveis às indústrias brasileiras, por exemplo”, diz Menezes. Para quem sonha com o mercado europeu, Portugal tem se mostrado uma boa porta de entrada para empresas de diversos perfis, com destaque para as startups.
2. Trace uma estratégia
O estudo inicial deve incluir um plano de ação que contemple pelo menos o primeiro ciclo de geração de receita. O passo seguinte é mapear parceiros e fornecedores, incluindo consultores que possam acompanhar todo o processo. “É preciso encontrar bons distribuidores, pois a empresa dificilmente irá vender aos supermercados locais, por exemplo”, afirma Menezes.
O passo seguinte é traçar uma estratégia que contemple a criação de ferramentas de controle da cadeia de negócio e do fluxo financeiro, com atenção especial para as flutuações cambiais.
3. Calcule os custos
Os novos modelos de trabalho e as ferramentas de tecnologia reduziram os custos de internacionalização de maneira significativa. Em vez de montar um escritório com equipe em tempo integral, por exemplo, é possível instalar a operação em um coworking e contratar funcionários remotos. É importante, no entanto, considerar que o retorno financeiro pode levar algum tempo para acontecer, sobretudo em projetos que demandam pesquisas e estudos.
4. Estude o mercado
Itens como água de coco, açaí, biquíni e chinelos de dedo são casos emblemáticos de produtos brasileiros que fazem sucesso no exterior. Embora exista espaço para explorar segmentos consolidados, é preciso pensar em propostas inovadoras que fujam dos estereótipos ligados ao mercado nacional.
É o caso das startups e das empresas de prestação de serviços. Entre os segmentos em alta, Campião, do Sebrae-SP, destaca as desenvolvedoras de software, as agências de mídia digital, o varejo de shopping, as consultorias de negócios e as operadoras de turismo.
5. Conheça os competidores
Analisar a concorrência local é uma importante fonte de aprendizado. Observar os desafios enfrentados por empresas do mesmo segmento pode ser uma boa maneira de se antecipar a obstáculos específicos de cada país. Entrevistar clientes desses competidores é essencial para identificar demandas de mercado e lacunas de atendimento.
6. Fale como os locais
Parece óbvio, mas muitas empresas subestimam a importância de contratar funcionários proficientes no idioma local. Além da combinação básica de inglês-português, é preciso contar com o apoio de profissionais que dominem as sutilezas de comunicação e da cultura de negócios de cada região. Esse trabalho pode ser facilitado pelo contato com grupos de intercambistas, representantes de consulados e associações comerciais.
7. Peça ajuda
Existem diversos programas internacionais focados na promoção de negócios globais. O Consulado Britânico, por exemplo, mantém diversas iniciativas que têm como objetivo facilitar a entrada — e atrair investimentos — de empresas estrangeiras no Reino Unido (gov.uk/dit).
As agências de fomento e apoio às exportações, como a Apex e as Câmaras de Comércio, também são boas fontes para levantar informações e receber orientação especializada. Ainda é possível recorrer a organizações sem fins lucrativos, como a BayBrazil (baybrazil.org), que tem como missão estabelecer conexões entre o Vale do Silício e o ecossistema brasileiro de startups.
8. Procure parceiros
Operar em outro país significa conhecer aspectos culturais, comportamentais, financeiros e tributários. Fechar parcerias com representantes, consultores e distribuidores locais facilita essa adaptação.
A estratégia é recomendada mesmo para empresas que já tenham estabelecido escritórios em outros países. Outra maneira de ganhar experiência internacional é fechar contratos com clientes que já tenham políticas de compras globais.
9. Participe das feiras
Participar de feiras e eventos do setor — tanto no Brasil quanto no exterior — é imprescindível para traçar estratégias mais assertivas de internacionalização. “Esses eventos ajudam o empresário a se abrir para a realidade do que acontece no mundo”, diz Campião, do Sebrae-SP.
Um alerta importante é não confundir essas viagens com passeios turísticos: o tempo deve ser aproveitado para fazer contato com fornecedores, parceiros e clientes.
Notícias Técnicas
Levantamento da CNN revela 31 meses ininterruptos de ampliação do programa com salto de 33% no número de beneficiários
Até agora, apenas dívidas na mesma instituição podiam ser trocadas
A medida, que exige das empresas uma abordagem mais ampla no que diz respeito ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores, teria início a partir de 25 de maio de 2025, agora, passa a vigorar em 25 de maio de 2026
Havia outras opções na rede credenciada, razão pela qual não ficou comprovado direito líquido e certo à escolha da unidade médica
Maycon Matos usa redes sociais para explicar que crianças, adultos e idosos podem ganhar R$ 18 mil por ano do programa
Os únicos canais para aposentados e pensionistas fazerem a notificação de não reconhecimento de desconto no benefício e consequente pedido de restituição são a plataforma Meu INSS (site ou aplicativo) e a central 135
O banco teve um lucro líquido de R$ 7,4 bilhões, uma queda de 20% ano contra ano e de 23% na comparação sequencial. O número veio bem abaixo do consenso, de cerca de R$ 9 bi
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do IRPF 2025 de hoje até 30 de maio
Secretário extraordinário do Ministério da Fazenda abordou pontos como split payment, período de testes e regimes diferenciados
Notícias Empresariais
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
Os brasileiros realizaram 63,8 bilhões de operações por meio do sistema, mais do que a soma de todas as demais modalidades juntas
A gigante chinesa afirmou que construirá uma rede nacional de entregas e projeta contar com 100 mil entregadores parceiros já no seu primeiro ano de operação
A detecção ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.
O objetivo central dessas alterações é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, exigindo que as empresas negociem acordos coletivos com os sindicatos antes de permitir o trabalho nesses dias
A conduta foi praticada pelo superior hierárquico da empregada
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Parceria ampliará financiamento a empresas brasileiras e chinesas
Percepção dos brasileiros sobre o cenário econômico do país despreza resultados positivos do PIB e desemprego. Para especialistas, popularidade de Lula depende de controlar a inflação
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade