A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Notícia
Máquina de Produto: 5 métricas-chave para escalar
A estratégia de Produto determina a eficiência da escala. Sem foco, sua empresa vai gastar mais tempo, energia e capital para crescer.
01/01/1970 00:00:00
Antes de surgirem as primeiras redes sociais, Reid Hoffman criou em 1997 uma plataforma chamada SocialNet. Nela, qualquer pessoa poderia encontrar o amor da sua vida, um cliente ou até mesmo um parceiro de tênis. Tudo em um só lugar. Foi desse período que Hoffman extraiu uma das maiores lições de sua vida: focar naquilo que realmente importa para as pessoas, em vez de tentar solucionar todos os problemas de uma vez. Cinco anos depois dessa experiência, nascia o LinkedIn.
O empreendedor costuma acreditar que seu problema é a falta de capital. Com mais dinheiro em caixa ou um novo round de investimento, todas as dores de crescimento seriam resolvidas. Mas o seu maior desafio está, na verdade, em fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Não dá para subir a montanha carregando muito peso nas costas. É preciso subir leve, com o mínimo de peso possível. Quanto mais cedo ele consegue eliminar as distrações, mais leve e eficiente é a jornada.
Se você não tem foco, escalar vai demandar mais dinheiro.
Essa eficiência começa com o Produto. E a estratégia envolve as seguintes variáveis de escala:
Dor: o job to be done que minha empresa pretende realizar
Se eu me proponho a resolver três dores de um cliente de uma só vez, já perdi o foco.
Personas: quem é a pessoa que se beneficia do meu produto
Se pretendo atender a três personas em três dores diferentes, a complexidade do trabalho é exponencial exigindo mais gente, mais recursos e mais capital.
Fonte de tráfego: como as pessoas descobrem meu produto
Dentre os 365 canais possíveis de serem explorados, entre anúncios de televisão, Facebook Ads e eventos, escolha uma única fonte de tráfego e se proponha a ser especialista nela, trazendo mais pessoas por esse canal. Se você conhece bem a jornada do seu cliente, encontrar esse canal é mais simples porque você sabe exatamente como seu produto se encaixa na rotina dele.
Dinâmica de Venda: como alguém pode comprar o que eu vendo
Se você só vende online, de forma consultiva ou por telefone, por exemplo, é importante saber que não conseguirá escalar nesse modelo. Qual é o formato de venda do seu produto que exige menos recursos com mais eficiência?
Um produto nasce de uma dor e toda dor tem uma jornada. É o que chamamos de Customer Experience. Todo produto evolui em duas direções: um segundo para frente e um segundo para trás. O que o seu usuário faz um segundo antes de usar seu produto? E um segundo depois? É assim que ele evolui.
Se você tem um software de gestão para RH, o que seu usuário faz um segundo depois de publicar uma nova vaga? Sabendo essa resposta, você não colocaria, por exemplo, uma tela de performance da vaga, já que ela acabou de ser publicada. Colocaria, talvez, uma prévia de como o anúncio da vaga será visto pelo candidato. Decisões assim te ajudam a enxergar o uso do produto pelo olhar do usuário.
Para medir o desempenho do seu produto, você pode analisar 5 métricas-chave, de acordo com o estágio de crescimento da sua empresa.
1) Alcance
Quantas pessoas consigo atingir?
2) Profundidade
Qual é a frequência de uso: uma vez na vida, a cada 7 anos, toda semana ou 3 vezes por dia?
3) Tempo
Quantas horas o usuário fica na ferramenta? Cinco minutos para realizar uma tarefa ou o trabalho dele é dentro do software que você vende?
4) Eficiência
Depois de usar o seu produto, o usuário conseguiu solucionar a dor que tinha? A expectativa do job to be done foi cumprida?
5) Amor
As pessoas gostam de verdade do seu produto? Qual é o NPS medido?
Olhar de perto essas métricas, entendendo que elas têm pesos diferentes de acordo com o estágio de crescimento, leva o empreendedor a uma pergunta-chave: qual a forma mais enxuta e eficiente de levar minha empresa para o próximo patamar?
A busca por essa resposta pode te levar a perceber uma coisa: antes de pensar na próxima rodada de investimento, ainda existe uma grande lição de casa a ser feita.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Um dos acidentes resultou na morte de um soldador que poderia ter sido evitada
Lucro do FGTS será depositado nas contas ativas e inativas. Confira quem recebe, quando cai e como usar o valor.
Beneficiários confirmam se desconto foi autorizado ou não
Receita Federal abre na sexta-feira (23/5) consulta ao primeiro lote de restituição deste ano
Ministro reforçou aos dirigentes que a iniciativa tem caráter exclusivamente social, com foco na melhoria das condições financeiras da classe trabalhadora
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Banco do Brasil e Fespsp são coparticipantes da capacitação gratuita, que tem como público-alvo os agentes públicos dos estados e municípios
Pesquisa do Campo Grande News revela que 52% dos leitores preferem contratar um contador para declarar o Imposto de Renda 2025
Brasil suspende exportações de carne de aves para 20 países. Não há restrição de consumo, dizem entidades
O valor cobrado por um profissional para preencher a declaração gira em torno de R$ 250 a R$ 450. Mas, dependendo do perfil do contribuinte, o serviço pode facilmente superar a casa dos R$ 10.000
Caso embargos de exportação permaneçam por 60 dias, mais de 400 mil toneladas do produto terão de ser consumidas no mercado interno no período
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade