A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Notícia
Recrutamento: por que é tão difícil contratar profissionais de marketing e vendas?
O grande diferencial de ser um especialista é justamente conseguir guiar o relacionamento para tornar a contratação justa para ambos os lados
01/01/1970 00:00:00
Mão de obra qualificada é artigo raro nos dias de hoje e, encontrar perfis que preencham todas as exigências para o mercado de marketing e vendas, é ainda mais complexo e desafiador. A verdade é que contratar um profissional não é só difícil, é caro também. Uma contratação errada gera desgaste humano e financeiro para qualquer empresa. Por isso, é tão importante estar atento a alguns detalhes na hora de recrutar.
A primeira dificuldade, como dito anteriormente, é encontrar talentos. Algumas vezes, o RH interno das empresas encontra dificuldades nessa fase. Isso porque o departamento de recursos humanos lida diariamente com uma quantidade enorme de informações, vagas e necessidades internas dentro das empresas e ainda são responsáveis por toda a gestão de pessoas dentro de suas organizações.
Com tantos compromissos e responsabilidades, é praticamente impossível dispor do tempo necessário para se dedicar ao networking com cada um dos mercados que eles precisam recrutar e ainda fazer uma análise profunda dos candidatos. Para se ter uma ideia, em cada processo seletivo que realizamos chegamos a avaliar em média mais de 60 candidatos e, em alguns casos, dependendo da complexidade da vaga, números ainda maiores.
Além disso, encontrar o candidato ideal não é garantia de contratação. É preciso alinhar as expectativas entre empresa e profissional para que o “casamento” dê certo. Equilibrar expectativas é a cereja do bolo dos headhunters.
Como temos contato diário com o mercado de vendas e marketing, conseguimos perceber se a proposta está inflacionada ou deficitária, por exemplo. Muitas vezes, a empresa não tem conhecimento de quais são as faixas salariais praticadas pelo mercado, quais os benefícios ou mesmo os requisitos que estão sendo oferecidos e solicitados por outras companhias.
O grande diferencial de ser um especialista é justamente conseguir guiar o relacionamento para tornar a contratação justa para ambos os lados. Informação e experiência são fatores chave para tornar a contratação algo mais leve e tranquilo, além de aumentar consideravelmente as chances de retenção desses profissionais, já que eles aceitam propostas que estão de acordo com o que esperavam.
Uma outra dificuldade ainda maior é quando uma empresa precisa substituir um profissional que ainda está ocupando uma determinada vaga. Imagine que para trocar um gerente ou diretor, é necessário convidar candidatos do mercado para serem entrevistados dentro do prédio onde a pessoa que será substituída trabalha. É desconfortável para todos. Não ter um ambiente neutro pode ser um dos grandes empecilhos que tornam esse processo ainda mais lento e moroso. Uma consultoria especializada, por estar fora da empresa, tem muito mais autonomia nesses casos.
Em algumas organizações, o desafio pode ser de caráter técnico, em especial em indústrias. Além de ter que conhecer muito bem tecnicamente o produto do segmento, o candidato também precisa ter habilidade de vendas, algo que pode parecer um pouco óbvio, mas que muitas vezes é difícil encontrar essa aptidão em profissionais que atuam nesse setor.
Da mesma forma, quando pensamos na área de marketing, temos visto surgir uma série de novas profissões, principalmente no âmbito digital. Um exemplo disso são as vagas de Social Listening, Social Business Intelligence, Content Creator, Community Analytics, Insights, entre outras áreas que envolvem o mundo online.
Tais cadeiras são extremamente complexas, pois além de buscar reunir um público jovem e extremamente ambicioso, também demanda por aptidões técnicas, tais como conhecimentos em estatística, análise de dados, performance em Social Media, entre outras habilidades, que precisam ser adaptadas para a linguagem e as necessidades de marketing.
Com isso, outro papel importante do headhunter, principalmente nos casos de demandas por perfis de profissionais de mercados mais inflacionados ou de difícil atração, é ajudar o cliente a buscar opções de candidatos interessantes, em mercados similares. Isso ocorre tanto em posições de marketing, como em posições de vendas que tenham um alto nível de complexidade para encontrar talentos.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Um dos acidentes resultou na morte de um soldador que poderia ter sido evitada
Lucro do FGTS será depositado nas contas ativas e inativas. Confira quem recebe, quando cai e como usar o valor.
Beneficiários confirmam se desconto foi autorizado ou não
Receita Federal abre na sexta-feira (23/5) consulta ao primeiro lote de restituição deste ano
Ministro reforçou aos dirigentes que a iniciativa tem caráter exclusivamente social, com foco na melhoria das condições financeiras da classe trabalhadora
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Banco do Brasil e Fespsp são coparticipantes da capacitação gratuita, que tem como público-alvo os agentes públicos dos estados e municípios
Pesquisa do Campo Grande News revela que 52% dos leitores preferem contratar um contador para declarar o Imposto de Renda 2025
Brasil suspende exportações de carne de aves para 20 países. Não há restrição de consumo, dizem entidades
O valor cobrado por um profissional para preencher a declaração gira em torno de R$ 250 a R$ 450. Mas, dependendo do perfil do contribuinte, o serviço pode facilmente superar a casa dos R$ 10.000
Caso embargos de exportação permaneçam por 60 dias, mais de 400 mil toneladas do produto terão de ser consumidas no mercado interno no período
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade