O acesso pelo link do endereço anterior foi desativado
Notícia
Como entender o consumidor para criar novos produtos
O contato com o consumidor final deve andar em paralelo com a percepção sobre o concorrente
01/01/1970 00:00:00
Como consumidores, usamos produtos para diversas finalidades, especialmente os eletrodomésticos e os eletrônicos. Mesmo que os aparelhos ainda estejam em bom funcionamento, queremos nos manter atualizados e com produtos mais modernos nas mãos. Cabe ao fabricante saber, contudo, quais os anseios desse consumidor para torná-lo fiel.
O celular talvez seja, atualmente, um dos produtos que mais muda de cara e que mais chama a atenção do cliente pelas funcionalidades que apresenta para o uso diário. No Brasil, a perspectiva de vendas para 2017, de acordo com a consultoria IDC, é de crescimento de 1,6%, ou seja, seriam 49,2 milhões de novos aparelhos nas mãos dos consumidores. Outro dado interessante é que, dos cerca de 153 milhões de aparelhos em uso no país, 21% são feature phones, o que representa boa margem de consumidores que ainda podem migrar para aparelhos inteligentes, os smartphones. Nesse sentido, os fabricantes devem estar atentos às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores na hora de criar um novo produto.
Em primeiro lugar, as empresas precisam saber do que o cliente precisa. Para tanto, duas vertentes devem ser analisadas. Quando trocam de smartphone, todos os consumidores querem algo melhor. Por isso, é imprescindível entender quais as características dos aparelhos usados pelo público-alvo. Aliado a esse elemento, é importante que as fabricantes comparem os aparelhos atuais com as evoluções tecnológicas no setor de smartphones, seja em câmera, flash, tela, resolução, fotografia, filmagem, velocidade, memória, processador, entre outros elementos.
A proximidade com o consumidor também ajuda a entender suas necessidades. Por isso, ter humildade e compartilhar experiências é importante. Por meio de diversos canais de comunicação, priorizar o bom relacionamento com clientes e estar aberto a opiniões e críticas, cada vez mais, se torna essencial no processo de concepção de um novo produto.
O contato com o consumidor final deve andar em paralelo com a percepção sobre o concorrente. O que chamamos de inteligência de mercado também se torna questão de sobrevivência em segmentos concorridos, como o de smartphones. A relação com o cliente e a inteligência de mercado são complementadas por outro fator importante no desenvolvimento de novos smartphones: o clima organizacional. Trabalhar em um ambiente dinâmico, no qual todos os colaboradores possam ser ouvidos, contribui para a variedade de ideias.
Dessa forma, a empresa pensa nas diversas situações do cotidiano do consumidor e os usos que ele pode fazer com o smartphone, desde uma consulta ao horário de ônibus, por exemplo, até acessar suas opções de entretenimento. Com isso, ao tentar resolver ou melhorar elementos de um aparelho ligados aos anseios dos consumidores, pode sentir a necessidade de desenvolver um novo produto ou realizar uma evolução de algum aparelho já existente. E, assim, a criação de um novo smartphone pode servir de inspiração para outros projetos da empresa.
Caso semelhante ao relatado é o da Quantum, marca de dispositivos móveis que completa dois anos em setembro e segue essas diretrizes para atender aos diversos segmentos de público com relação ao design, às funcionalidades e à usabilidade dos aparelhos, ofertados por um preço justo, fazendo parcerias estratégicas, ouvindo o consumidor e inovando para surpreender o mercado consumidor de forma positiva.
Notícias Técnicas
A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Novidade este ano é o serviço web que dispensa o download do programa gerador. Expectativa é de mais de 6 milhões de envios até a data final, dia 30 de setembro
STF tomou uma decisão que impacta diretamente o planejamento fiscal das empresas que questionavam a cobrança de impostos, com base na regra da anterioridade
Descubra os 6 principais erros de marketing que podem afetar a sua empresa contábil e como corrigi-los. Aprenda a atrair mais clientes e aumentar seus resultados financeiros
Transição para o novo modelo de CBS e IBS impõe ajustes contratuais e exige atenção à preservação da função econômica dos contratos de longo prazo
Deve-se excluir apenas o ICMS-ST destacado na nota ou todo o ICMS presumido calculado sobre a base de substituição tributária
A escala 24×48 e a CLT exigem atenção a regras sobre jornada, acordo coletivo e controle de ponto. Saiba como evitar problemas trabalhistas
A promulgação da Emenda Constitucional n.132/2023 e sua subsequente regulamentação, materializada na hipotética Lei Complementar n.214/2025
Planejamento contábil e financeiro podem ser a chave para a sobrevivência em tempos de crise
Notícias Empresariais
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Aprenda a ajustar suas metas com base na realidade e não em expectativas irreais
Integração entre Recursos Humanos e Tecnologia da Informação é essencial para eficiência, segurança e produtividade nas empresas
Desde 2020, tempo gasto em reuniões online cresceu 252% e empresas agora recorrem à inteligência artificial para otimizar a rotina e reduzir a sobrecarga
O corte de juros é esperado, mas a velocidade desta redução poderá ser impactada com maiores gastos no ano eleitoral, o que pode pressionar a inflação
A busca por crédito mais justo e acessível é crescente, mas desafios persistem. Saiba mais
Em um mundo cada vez mais conectado, comparar modelos de empreendedorismo entre países não é apenas um exercício acadêmico é uma oportunidade real de aprendizado e evolução
Inteligência Artificial é apontada como solução para 2025
Acredita Exportação vai devolver até 3% da receita obtida com exportações para as MPEs por meio de compensação ou ressarcimento direto de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva
Ações serão ajustadas conforme o impacto em cada setor, priorizando produtos perecíveis
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade