Atualização traz simplificações operacionais na emissão da NF-e
Notícia
Telemarketing: vilão dos consumidores ou aliado das empresas?
Telefonemas aleatórios e insistentes podem enfurecer o cliente e causar repulsa pela marca. Desafio é identificar quem se interessa por seus produtos e serviços e contatar no momento adequado
01/01/1970 00:00:00
Telefonemas aleatórios e insistentes podem enfurecer o cliente e causar repulsa pela marca. Desafio é identificar quem se interessa por seus produtos e serviços e contatar no momento adequado
Recentemente, o Procon-SP notificou 35 empresas por desrespeito à lei de bloqueio de telemarketing.
Na lista das empresas acionadas figuram Bradesco, Santander, Carrefour, Claro, Lojas Marisa, Porto Seguro, Telefonica e Via Varejo, que deverão prestar esclarecimentos e responderão a processo administrativo, correndo o risco de ser multadas em até R$ 9,1 milhões.
A lei que baseou a decisão do Procon-SP não é nova. Em vigor desde 2009, o decreto determina que o consumidor pode escolher não receber ligações telefônicas que ofereçam produtos e serviços.
Para não se incomodado, em tese bastaria ao usuário cadastrar os números de telefones que estiverem em seu nome no site do Procon-SP. Assim, ele só poderá receber ligações de entidades filantrópicas, empresas de cobrança ou que tenham sua autorização por escrito.
Cerca de 1,5 milhão de números de telefones foram cadastrados na “lista do sossego”. Somente, entre janeiro e maio de 2017, houve 120 mil cadastros novos, o que demonstra que lei tem “pegado” recentemente.
Com mais gente se recusando a ser contatada (ou importunada) pelas marcas, a pergunta que fica é: o telemarketing ativo, aquele em que as empresas ligam para os consumidores, ainda surte efeito positivo?
“Ligar indiscriminadamente e de forma aleatória é uma metodologia ultrapassada”, afirma Alexandre Diogo, presidente do presidente do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).
Para o especialista, o efeito, inclusive, pode ser o oposto: o consumidor tende a criar repulsa pela marca, o que pode comprometer as vendas no curto prazo.
E como usar a ferramenta de maneira mais inteligente?
A recomendação é que a prática do telemarketing seja feita com foco em relacionamento (e não vendas). Os contatos devem ser apoiados em base de dados que segmentem o público de acordo com seus interesses.
Há ferramentas no mercado que mapeiam o comportamento do consumidor e integram seus dados num único cadastro, que pode ser usado em ações de gestão de relacionamento com clientes (CRM).
O método é similar ao utilizado em publicidade digital, que conforme a navegação do usuário entrega anúncios que tem a cara do consumidor em outros canais, como redes sociais e Google.
Sabe quando você entra numa loja online de sapatos e depois os produtos da marca o perseguem onde quer que você navegue? Então, é isso.
O contato por telefone também pode ser um estágio do funil de vendas. Conforme o usuário se relaciona com a empresa e permite que a marca saiba detalhes de seu comportamento, ele avança pelo funil.
Após o consumidor ter demonstrado interesse de compra, a ligação pode ser realizada, mas com um aspecto consultivo, como sondar possíveis dúvidas e detalhes de preferências por produtos e serviços (e não com o oferecimento de venda logo de cara).
“A abordagem precisa ser leve, não ser persistente diante da recusa e, principalmente, ser transparente quanto ao propósito da ligação logo no início”, afirma Vladimir Valladares, diretor V2 Consulting, consultoria especializada em atendimento ao cliente. “Assim o consumidor poderá escolher rapidamente se interrompe ou continua o contato.”
A empresa também precisa gerenciar o fluxo de contatos, realizando o monitoramento e acompanhamento da continuidade do atendimento – e evitar que haja redundância e falta de clareza na comunicação.
Para não correr o risco de ligar para quem já está cadastro no Procon-Sp, a empresa pode baixar uma lista de contatos no site da entidade e atualizar seu mailling.
Uma boa tática é oferecer meios para que o consumidor aceite receber ligações ou até contate a empresa por conta própria.
Empresas com serviços por assinatura podem, por exemplo, pedir permissão ao consumidor para contatá-lo para avisar sobre a proximidade do término de contratos.
A ligação pode ser uma oportunidade de renovação do serviço – uma vez que a renovação automática é ilegal.
Outra orientação é, por meio de anúncios no Google ou redes sociais, a empresa informar seus canais de atendimento, incentivar curtidas na página da organização no Facebook e convidar o usuário a assinar uma newsletter para receber conteúdo relevante sobre o mercado de atuação do negócio.
A prática pode evitar aquela sensação comum no consumidor de não fazer ideia de onde e como a empresa conseguiu seus contatos – o que gera mais raiva e sensação de falta de privacidade.
Vale lembrar que a baderna com dados de consumidores é tamanha que, no centro da capital paulista, ambulantes vendem, de maneira ilegal, DVDs com listas de contatos de telefone e informações do INSS e da Receita Federal.
Na internet, há site que, com base no nome do consumidor, exibe seu contato de telefone e email.
Em 2006, foi criado o Programa Brasileiro de Auto Regulamentação do Setor de Relacionamentos (Probare), uma iniciativa de três entidades representantes do mercado de relacionamento no país.
A Probare possui um código de ética que pode ser referência para os empreendedores. O regulamento define diversas regras, como dias e horário permitidos para contatar o cliente, e boas práticas de tratamento.
Notícias Técnicas
Nova portaria da PGFN amplia possibilidades de negociação para contribuintes com dívidas discutidas na Justiça
Receita Federal reconhece erro sistêmico e cancela penalidades de forma automática
O Conselho Federal de Contabilidade informa aos profissionais de contabilidade sobre o prazo para justificar suas pontuações no Programa de Educação Profissional Continuada de 2024
Receita e Serpro desenvolvem ambiente digital que unifica tributos, usa tecnologias avançadas e simula operações fiscais antes da cobrança oficial em 2027
Também foram discutidas NRs 6 (EPI), 10 (Eletricidade),15 (Insalubridade),16 (Perigosidade), 22 (Mineração) e 35 (Trabalho em Altura)
O padrão garante mais segurança nas conexões com o eSocial. Os empregadores devem atualizar seus sistemas para o novo padrão, a partir de 30 de junho
Saiba como o desvio de função pode gerar passivos trabalhistas, afetar a gestão de pessoas e comprometer a segurança jurídica da empresa
Empresas devem ficar atentas às regras e à nova versão do programa para evitar erros na transmissão da escrituração contábil digital
Ataque ocorreu após as 14h e teria como alvo principal o domínio gov.br, com impacto em serviços como carteira de trabalho digital
Notícias Empresariais
No mês de maio, Governo Central teve um déficit primário de R$ 40,6 bilhões, abaixo dos R$ 60,4 bilhões do mesmo mês de 2024
Em entrevista ao Capital Insights, Dyogo Oliveira disse que tributação dos aportes de previdência privada de maior valor através do IOF é injusta
Receita assegura que o novo sistema, que permite recolhimento automático de tributos no momento da transação eletrônica, entra em vigor em 2027
Reunião extraordinária teve como objetivo tirar dúvidas de interpretação sobre o tema para evitar ações na Justiça
Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Documento é exigido em licitações e contratos com o poder público e pode ser emitido gratuitamente com CPF ou CNPJ
O Banco Central aumentou a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2025, de 1,9% para 2,1%
A Receita Federal divulgou relatório do PERSE, mostrando renúncia tributária de R$ 15,685 bilhões, ultrapassando o limite de R$ 15 bilhões previsto em lei
Estudo da Instituição Fiscal Independente do Senado , divulgado nesta terça-feira, 24, alerta para o risco de insustentabilidade do arcabouço fiscal e coloca em xeque sua sobrevivência
E-commerce nacional movimentou R$ 225 bilhões em 2024; negócios com MPEs foram responsáveis por 30% desses valores
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade