Contagem regressiva para o IRPF 2025! Entenda a nova tributação de 15% sobre lucros de offshores, a exigência de balanço com CRC e os regimes transparente x opaco. Evite multas pesadas!
Notícia
Um guia de como lidar com a insatisfação com nós mesmos
O que podemos fazer em relação à contínua insatisfação com nós mesmos? Como lidamos com as dúvidas que temos, quando sentimos que não somos bons o bastante, infelizes com algumas partes de nós mesmos?
01/01/1970 00:00:00
Quanto mais eu falo com as pessoas sobre suas dificuldades, mais eu percebo que todos temos um pouco de insatisfação com nós mesmos.
Eu tenho, e eu aposto que todo mundo que está lendo isso também tem. Considere algumas das maneiras que estamos insatisfeitos com nós mesmos:
- Temos um constante sentimento de que deveríamos ser melhores, fazer melhor, ser mais produtivos, mais conscientes, e assim vai.
- Duvidamos de nós mesmos quando temos que falar em um grupo ou em público, e sentimos que não somos bons o bastante para contribuir.
- Estamos infelizes com alguns aspectos de nós mesmos, como nossos corpos, a aparência do nosso rosto, o modo como procrastinamos ou como ficamos com raiva ou perdemos a paciência como parceiros ou pais.
- Achamos que precisamos melhorar.
Essa é uma condição constante, e até mesmo se recebemos o elogio de alguém, achamos uma maneira de minimizá-los em nossas mentes, porque achamos que não somos bons o suficiente para aquele elogio.
Isso afeta nossas vidas de tantas maneiras: podemos não ser bons em fazer amigos, falar em público ou em grupo, encontrar um parceiro, fazer o que temos paixão, encontrar contentamento conosco e com nossas vidas.
E não gostamos de nos sentir dessa forma, então fugimos. Encontramos distração e conforto na comida, álcool, drogas ou nas compras, atacamos outras pessoas quando estamos na defensiva. Isso está no núcleo de quase todos os nossos problemas.
Então como lidamos com esse problema estrutural? A resposta é profundamente simples, apesar de não ser fácil.
Antes de eu explicar como lidar com o problema, devemos discutir algo primeiro - a ideia de que precisamos estar insatisfeitos com nós mesmos para fazer melhorias em nossas vidas.
Infelicidade com o Eu como um motivador
Eu costumava pensar, como muitas pessoas pensam, que se estamos infelizes com nós mesmos, nos guiamos para melhorar. E se, do nada, ficássemos contentes conosco, pararíamos de fazer qualquer coisa.
Eu não acredito mais nisso. Eu acredito que às vezes somos levados a fazer melhorias porque estamos insatisfeitos conosco, e isso não é ruim. Temos a esperança por algo melhor.
Mas considere que:
- Quando estamos insatisfeitos com nós mesmos, é difícil ficarmos felizes quando fazemos algo bom. Ainda estamos insatisfeitos. Então fazer algo bom não chega a ser a recompensa que deveria ser.
- Temos o hábito de fugir desse sentimento ruim de nós mesmos, então a procrastinação e a distração se tornam o modo padrão, e isso fica no caminho de nossos esforços. Na verdade, nós nunca solucionamos os problemas da distração e procrastinação até que aprendamos a como lidar com esse problema de infelicidade.
- A infelicidade pode atrapalhar nossas tentativas de se conectar com outros (porque pensamos que não somos bons o bastante, então sentimos ansiedade em conhecer outras pessoas). Não podemos resolver isso, não importa quanto você queira melhorar, até que tratemos do problema inerente.
- Até quando queremos melhorar, o sentimento de insatisfação não vai embora. Então tentamos melhorar mais, e ainda assim ele não vai embora. Na minha experiência, ele nunca vai, até que você esteja pronto para enfrentá-lo de frente.
- Durante esse incrível período de autoaperfeiçoamento guiado pela insatisfação, não nos amamos. O que é triste.
Então é possível fazer as coisas e fazer melhorias sem estar insatisfeito consigo mesmo? Eu descobri que a resposta definitiva é “sim”.
Você pode se exercitar e comer bem não porque você não gosta do seu corpo e quer torná-lo melhor… mas porque você se ama e quer inspirar sua família. Você pode se exercitar por amor pelas pessoas que isso irá ajudar. Você pode se organizar, sair da dívida, ler mais, e meditar, não porque você está insatisfeito, mas porque você ama os outros e a si.
Na verdade, eu iria dizer que você está mais propenso a fazer todas essas coisas se você se amar, e menos propenso se você não gostar de si.
Lidando com a insatisfação
O que podemos fazer em relação à contínua insatisfação com nós mesmos? Como lidamos com as dúvidas que temos, quando sentimos que não somos bons o bastante, infelizes com algumas partes de nós mesmos?
Acontece que esses sentimentos são oportunidades perfeitas para aprender sobre nós mesmos e como ser amigos com nós mesmos.
Aqui está como:
1. Toda vez que tivermos esses sentimentos, podemos parar e apenas perceber.
2. Interiorize o sentimento, observe como ele se comporta no seu corpo. Esteja curioso sobre como isso faz você se sentir fisicamente.
3. Em vez de fugir desse sentimento, permaneça com ele. Em vez de rejeitá-lo, tente se abrir para ele e aceitá-lo.
4. Se abra para a dor desse sentimento, e veja isso como um caminho para abrir seu coração. Dessa forma, manter contato com a dor é um ato libertador.
5. Veja esse sentimento difícil como um sinal de um bom coração, suave, delicado e amoroso. Você não se importaria em ser uma boa pessoa, ou uma pessoa “boa o bastante”, se você não tivesse um coração bom. Existe uma bondade básica por trás de todas as nossas dificuldades, e só precisamos permanecer e perceber a bondade.
6. Sorria para si, e cultive uma simpatia incondicional para tudo que você vê.
Veja, eu não estou dizendo que isso é um método fácil, ou que irá curar nossas dificuldades de uma só vez. Mas pode começar a formar uma relação confiável consigo, o que pode fazer uma diferença incrível.
Eu recomendo que você pratique isso toda vez que você notar uma autocrítica, dúvida, infelicidade consigo, dureza com o que você enxerga em si. Leva apenas um minuto, enquanto você encara o que sente e permanece com isso, com simpatia incondicional.
Se você realmente quiser focar nessa mudança poderosa, reflita sobre isso uma vez por dia relatando isso ao fim de cada dia, revisando como você fez e o que você pode fazer para lembrar de praticar.
No final, eu acho que você descobrirá que o amor é um motivador mais poderoso do que a infelicidade consigo. E eu espero que você encontre uma amizade consigo que irá irradiar nas relações que você tem com todas as outras pessoas que você conhece e encontra.
Notícias Técnicas
Levantamento revela ceticismo entre parlamentares sobre equilíbrio fiscal e temor de bitributação com nova tributação sobre dividendos
Capacitação é destinada a servidores(as) e empregados(as) públicos(as) estaduais, distritais e municipais
No mercado local, os juros curtos ganham força com o dólar, mas taxas nos vértices médios e longos oscilam perto dos ajustes em meio à deflação do IGP-M e alta nos rendimentos mais longos dos Treasuries
Em entrevista à Bloomberg, Bostic destacou que os formuladores de política monetária dos EUA ainda precisam de "tempo para ter clareza sobre o impacto real das tarifas" na economia
Com uma taxa básica de juros em 14,75% ao ano — e um crédito consequentemente mais caro —, o programa habitacional tem sido o principal motor do setor. Dados da CBIC mostram que o mercado imobiliário avançou 15% no primeiro trimestre na comparação anual.
Números fechados às 17h deste domingo, 18
Levantamento da CNN revela 31 meses ininterruptos de ampliação do programa com salto de 33% no número de beneficiários
Até agora, apenas dívidas na mesma instituição podiam ser trocadas
A medida, que exige das empresas uma abordagem mais ampla no que diz respeito ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores, teria início a partir de 25 de maio de 2025, agora, passa a vigorar em 25 de maio de 2026
Notícias Empresariais
Calculadora do g1 mostra que, em geral, a relação entre preços está melhor para quem opta por abastecer com gasolina; faça a simulação para os preços do seu posto.
Do total, 2 casos estão sendo investigados em granjas comerciais e outros dois em locais de criação de aves para subsistência
É tempo de ser criativo, de trazer o amor à tona, de ser brega (para quem ainda insiste que amar é brega), para encantar o coração dos clientes no dia 12 de junho
Estatal solicitou ao Ibama licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado na costa do Oiapoque
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
Os brasileiros realizaram 63,8 bilhões de operações por meio do sistema, mais do que a soma de todas as demais modalidades juntas
A gigante chinesa afirmou que construirá uma rede nacional de entregas e projeta contar com 100 mil entregadores parceiros já no seu primeiro ano de operação
A detecção ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.
O objetivo central dessas alterações é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, exigindo que as empresas negociem acordos coletivos com os sindicatos antes de permitir o trabalho nesses dias
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade