O acesso pelo link do endereço anterior foi desativado
Notícia
É preciso um jeitinho diferente para conquistar essa geração Z
Eles formam o contingente de consumidores mais abertos à propaganda, mas não gostam de ficar reféns de padrões e querem participar ativamente das decisões das marcas
01/01/1970 00:00:00
Roupas, cortes de cabelo, estilo de vida e aspirações. O que mais costuma diferenciar uma geração de outra?
Embora já haja uma vertente que demonstra que o conceito de juventude pode ter mais a ver com o estado de espírito individual do que com a faixa etária, ainda predomina no mercado a segmentação de consumidores por idade.
Recentemente, a consultoria Kantar Millward Brown conduziu um estudo para averiguar como as diferentes gerações reagem à propaganda em diferentes plataformas.
A pesquisa foi conduzida em 39 países, inclusive no Brasil, onde foram entrevistados 600 usuários das gerações X (de 35 a 49 anos), Y (de 20 a 34 anos) e Z (de 16 a 19 anos).
É quase um truísmo afirmar que, em ambientes competitivos, os gestores de marcas precisam entender o contexto do público para comunicar suas ideias a fim de engajar os consumidores.
Tal desafio cresce consideravelmente quando se trata da Geração Z,composta pela faixa jovem que impulsiona mudanças comportamentais que devem influenciar ou até transformar a sociedade nos próximos anos.
Em comparação com as demais gerações, a Z é a que detém a menor proporção de decisores de compras. A razão disso é que grande parte dos jovens ainda não trabalha ou está apenas iniciando uma carreira.
Então, por que as marcas deveriam olhar para eles?
Há duas fortes explicações, dee acordo com Silvia Quintanilha, vice-presidente da Kantar, .
Primeira: eles são hiperconectados, têm muito acesso à informação. Não são decisores, mas influenciam as decisões de consumo de suas famílias.
Segunda: nos próximos anos, serão eles os responsáveis pelas compras.
“As empresas buscam causar impacto nesses jovens para construir imagens e lembranças de marca”, afirma Silvia. “A ideia é se tornar referência para que os jovens consumam a marca amanhã.”
NÃO CABEM EM CAIXINHAS
Algumas suposições foram colocadas à prova nas entrevistas. Gostar de diversidade e prezar pela individualidade era uma característica supostamente da geração Y.
O que se observou, porém, é que esse fator é mais comum na geração Z –que não se sente confortável em se limitar a padrões estabelecidos..
Grandes marcas brasileiras perceberam essa tendência. A Youcom, marca de moda jovem da Renner, C&A e Farm lançaram coleções sem definição de gênero, com peças que podem ser vestir tanto homens como mulheres.
No ano passado, a francesa Louis Vuitton o protagonista de sua campanha feminina o ator Jaden Smith, de 18 anos, referência para os adolescentes.
No filme, o filho do ator Will Smith veste saia, jaqueta de couro e usa um coque de tranças. Uma das ideias da marca francesa foi discutir a questão do gênero –e romper com suas amarras.
Quando o assunto é tendência, os mercados de vestuário, maquiagem e acessórios costumam estar à frente dos demais. Em grande parte, isso se deve à moda, uma catalisadora de transformações sociais.
NOVAS REFERÊNCIAS
A geração Z é a que mais valoriza o uso de celebridades em anúncios publicitários. Mas seu conceito de celebridade é algo diferente de um astro da novela das oito.
Esses jovens cresceram junto com o Youtube. Por isso, a referência de formadores de opinião costumam ser os Youtubers, aqueles que criam canais no site de vídeo narrando suas próprias vivências, seja falando sobre livros, videogame ou contando piadas.
A lógica publicitária de associar uma marca à imagem de uma pessoa célebre continua a mesma: tomar emprestado as características e o apelo da celebridade junto ao público para passar credibilidade.
Atualmente, tornou-se rotineira a prática de remunerar jovens com numerosos seguidores nas redes sociais para divulgar marcas e produtos.
Ano passado, a rede de lanchonetes Bob's contratou Whindersson Nunes, o youtuber mais influente do Brasil, que soma mais de 17 milhões de inscritos em seu canal, para protagonizar um comercial.
No YouTube, o vídeo humorístico batizado de #MilkFake foi visualizado mais de 4,6 milhões de vezes.
MAIS EXIGENTES
A geração Z é a mais receptiva a anúncios, em comparação com a X e Y. De acordo com a pesquisa, 21% afirmam não serem muito ocupados. Em média, entre segunda e sexta-feira, se mantêm online mais de seis horas por dia.
“Mas embora estejam mais disponíveis, eles são muito mais exigentes”, diz Silvia.
Mais de um terço dos jovens são receptivos apenas a anúncios em vídeo de dez segundos – um dos efeitos da era do Snapchat, aplicativo de mensagens instantâneas popular entre os jovens.
O contexto no qual a publicidade está inserida também altera a receptividade. Eles são mais atraídos quando o é veiculada entre filmes, música e séries.
Mas não pense em interromper uma maratona de série com uma vinheta monótona. É sempre indispensável bolar conteúdos e formatos alinhados com seus interesses.
Veja a Coca-Cola, que recentemente lançou um filme inspirado na série de zumbis Walking Dead.
O comercial foi veiculado exclusivamente no canal Fox alguns minutos antes da estreia da segunda parte da sétima temporada do seriado. Seu conteúdo até chegou a confundir alguns telespectadores
Nesse meio, o segredo parece ser jogar os preconceitos fora e mudar com o mundo.
Notícias Técnicas
A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Novidade este ano é o serviço web que dispensa o download do programa gerador. Expectativa é de mais de 6 milhões de envios até a data final, dia 30 de setembro
STF tomou uma decisão que impacta diretamente o planejamento fiscal das empresas que questionavam a cobrança de impostos, com base na regra da anterioridade
Descubra os 6 principais erros de marketing que podem afetar a sua empresa contábil e como corrigi-los. Aprenda a atrair mais clientes e aumentar seus resultados financeiros
Transição para o novo modelo de CBS e IBS impõe ajustes contratuais e exige atenção à preservação da função econômica dos contratos de longo prazo
Deve-se excluir apenas o ICMS-ST destacado na nota ou todo o ICMS presumido calculado sobre a base de substituição tributária
A escala 24×48 e a CLT exigem atenção a regras sobre jornada, acordo coletivo e controle de ponto. Saiba como evitar problemas trabalhistas
A promulgação da Emenda Constitucional n.132/2023 e sua subsequente regulamentação, materializada na hipotética Lei Complementar n.214/2025
Planejamento contábil e financeiro podem ser a chave para a sobrevivência em tempos de crise
Notícias Empresariais
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Aprenda a ajustar suas metas com base na realidade e não em expectativas irreais
Integração entre Recursos Humanos e Tecnologia da Informação é essencial para eficiência, segurança e produtividade nas empresas
Desde 2020, tempo gasto em reuniões online cresceu 252% e empresas agora recorrem à inteligência artificial para otimizar a rotina e reduzir a sobrecarga
O corte de juros é esperado, mas a velocidade desta redução poderá ser impactada com maiores gastos no ano eleitoral, o que pode pressionar a inflação
A busca por crédito mais justo e acessível é crescente, mas desafios persistem. Saiba mais
Em um mundo cada vez mais conectado, comparar modelos de empreendedorismo entre países não é apenas um exercício acadêmico é uma oportunidade real de aprendizado e evolução
Inteligência Artificial é apontada como solução para 2025
Acredita Exportação vai devolver até 3% da receita obtida com exportações para as MPEs por meio de compensação ou ressarcimento direto de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva
Ações serão ajustadas conforme o impacto em cada setor, priorizando produtos perecíveis
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade