O acesso pelo link do endereço anterior foi desativado
Notícia
O relacionamento da sua empresa inclui todos os clientes?
Sou fascinado pela liberdade que a internet trouxe para os profissionais de marketing.
01/01/1970 00:00:00
Tendo trabalhado com desenvolvimento em Cobol entre outras linguagens, tenho a referência do que significa o salto que demos sob o ponto de vista de tecnologia nos últimos anos. Pode soar um pouco old fashion, mas sou do tempo em que a atualização de um sistema demandava muito tempo, esforço, equipe e eventualmente nunca acontecia.
Com o advento dos aplicativos para celular, tablets e outros devices, esta atualização pode literalmente acontecer enquanto você navega – como é o caso do InBox do Google.
Para quem atua há mais de 20 anos com tecnologia, é fácil compreender o que essa silenciosa revolução significa.
O que, na minha opinião, ainda é pouco compreendido e aproveitado é o potencial que esta conexão quase on-line com o cliente permite.
Da mesma forma que o Facebook não é a única rede social (mas é grande o suficiente para gerar atenção de quem trabalha em marketing), não vejo um aplicativo como a solução definitiva para todo e qualquer tipo de relacionamento entre a empresa e clientes. A grande vantagem de um aplicativo é que ele literalmente conecta a empresa ao cliente. O que pouca gente se dá conta é que aplicativos tem também a possibilidade de conectar outros públicos. Falo dos funcionários e público intermediário.
Em paralelo a isso, tenho a impressão de que existem duas formas de evoluir uma empresa. A primeira é através da tentativa de controle de mercado, isto é, a empresa tem algum tipo de ativo, forma uma série de proteções acerca deste ativo – legais, seguros, etc., explora isto tentando aumentar infinitamente o tamanho da empresa. E o cliente… Bem, o cliente nesse caso é secundário. Ele acaba sendo obrigado a comprar desta marca porque a única opção que sobra é a “Acme Inc.”
A segunda é através da inclusão do cliente. O cliente é a ‘fagulha’ que gera a empresa. Tudo o que ela faz tem como fim atender da melhor forma o cliente. Isso não significa, porém, que a empresa faz qualquer coisa a qualquer preço. O cliente é o “olhar de entrega”.
Utilizando a referência de Simon Sinek, o ‘Porque’ ou Propósito Nobre é uma escolha exclusiva da empresa. O ‘O que’ – os produtos e serviços – é uma escolha do cliente – que a empresa capta ouvindo através de pesquisas, interações, análise de mercado entre outras ferramentas.
Sobra o ‘Como’. É a fatia do meio da brincadeira. Na minha visão este ‘Como’ é o ponto onde empresa e cliente se encontram. Eu chamaria a este local de Relacionamento. E é exatamente aqui que os aplicativos são ‘a’ ferramenta de conexão.
Quando se fala do relacionamento entre pessoas, a coisa é mais simples de se compreender. É fácil enxergar quando um relacionamento vai bem ou vai mal.
Conforme o número de pessoas aumenta, esta compreensão sobre o que é o relacionamento vai ficando cada vez mais difusa. Afinal, o que é exatamente o relacionamento entre empresa e cliente? Como ele se “realiza”?
Como costuma colocar meu sócio Marcio, não existe relacionamento entre CNPJ e CNPJ ou mesmo entre CNPJ e CPF. No final, relacionamento é sempre entre CPF’s.
Gaste algum tempo e avalie das empresas do mercado que tem tido os melhores resultados, menos dores de cabeça e a melhor percepção como marca por parte do cliente. Pelo meu estudo pessoal até este momento, são aquelas que tem o melhor relacionamento com clientes. Seja isto feito de forma consciente ou não.
Note nas suas relações pessoais.
Ok, eu já sou até capaz de escutar você, querida leitora, querido leitor dizendo: “Hum, mas empresas que são duras e rígidas com o cliente também tem bons resultados”. Na minha visão pessoal, a dor também é um elemento de vício. Bem, com relação a isso só posso dizer que no final é uma escolha de ambos os lados, a forma como o relacionamento será conduzido.
Se você chegou até aqui comigo, talvez tenha percebido que a inclusão de aplicativos + funcionários + intermediários pode eventualmente ser ‘a ferramenta’ de conexão. Basicamente um aplicativo pode ser uma ‘rede social privada’, o que no final é do que se trata uma relação entre empresa e cliente.
Notícias Técnicas
A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Novidade este ano é o serviço web que dispensa o download do programa gerador. Expectativa é de mais de 6 milhões de envios até a data final, dia 30 de setembro
STF tomou uma decisão que impacta diretamente o planejamento fiscal das empresas que questionavam a cobrança de impostos, com base na regra da anterioridade
Descubra os 6 principais erros de marketing que podem afetar a sua empresa contábil e como corrigi-los. Aprenda a atrair mais clientes e aumentar seus resultados financeiros
Transição para o novo modelo de CBS e IBS impõe ajustes contratuais e exige atenção à preservação da função econômica dos contratos de longo prazo
Deve-se excluir apenas o ICMS-ST destacado na nota ou todo o ICMS presumido calculado sobre a base de substituição tributária
A escala 24×48 e a CLT exigem atenção a regras sobre jornada, acordo coletivo e controle de ponto. Saiba como evitar problemas trabalhistas
A promulgação da Emenda Constitucional n.132/2023 e sua subsequente regulamentação, materializada na hipotética Lei Complementar n.214/2025
Planejamento contábil e financeiro podem ser a chave para a sobrevivência em tempos de crise
Notícias Empresariais
Seja na foto de perfil profissional, na página de vendas ou na apresentação a investidores, talvez valha seguir o conselho popular: fale menos, sorria mais
A inteligência artificial, ao lado de mudanças estruturais nos setores de maior crescimento, é um dos principais motores dessa tendência
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
Edital de transação de pequeno valor da AGU oferece descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses
PL nº 1.087 propõe tributação de dividendos de 10% para investidores não residentes, podendo incentivar recompra de ações por empresas
Revisão para baixo do IPCA se mantém há 11 semanas, diz BC
Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros afetam mais small caps e companhias endividadas, enquanto grandes grupos limitam prejuízos.
Alguns dos impedimentos são a informalidade, o baixo score de crédito e históricos bancários desfavoráveis, que dificultam a contratação
Rogério Nagamine Costanzi, responsável por estudo que trata o MEI como uma bomba previdenciária, diz que o programa precisa ser reestruturado para abarcar apenas trabalhadores mais pobres e menos escolarizados
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade