Evento gratuito em 3 de julho vai abordar ECF, IA para contadores, reforma tributária e novas regras trabalhistas; inscrições estão abertas.
Notícia
O relacionamento da sua empresa inclui todos os clientes?
Sou fascinado pela liberdade que a internet trouxe para os profissionais de marketing.
01/01/1970 00:00:00
Tendo trabalhado com desenvolvimento em Cobol entre outras linguagens, tenho a referência do que significa o salto que demos sob o ponto de vista de tecnologia nos últimos anos. Pode soar um pouco old fashion, mas sou do tempo em que a atualização de um sistema demandava muito tempo, esforço, equipe e eventualmente nunca acontecia.
Com o advento dos aplicativos para celular, tablets e outros devices, esta atualização pode literalmente acontecer enquanto você navega – como é o caso do InBox do Google.
Para quem atua há mais de 20 anos com tecnologia, é fácil compreender o que essa silenciosa revolução significa.
O que, na minha opinião, ainda é pouco compreendido e aproveitado é o potencial que esta conexão quase on-line com o cliente permite.
Da mesma forma que o Facebook não é a única rede social (mas é grande o suficiente para gerar atenção de quem trabalha em marketing), não vejo um aplicativo como a solução definitiva para todo e qualquer tipo de relacionamento entre a empresa e clientes. A grande vantagem de um aplicativo é que ele literalmente conecta a empresa ao cliente. O que pouca gente se dá conta é que aplicativos tem também a possibilidade de conectar outros públicos. Falo dos funcionários e público intermediário.
Em paralelo a isso, tenho a impressão de que existem duas formas de evoluir uma empresa. A primeira é através da tentativa de controle de mercado, isto é, a empresa tem algum tipo de ativo, forma uma série de proteções acerca deste ativo – legais, seguros, etc., explora isto tentando aumentar infinitamente o tamanho da empresa. E o cliente… Bem, o cliente nesse caso é secundário. Ele acaba sendo obrigado a comprar desta marca porque a única opção que sobra é a “Acme Inc.”
A segunda é através da inclusão do cliente. O cliente é a ‘fagulha’ que gera a empresa. Tudo o que ela faz tem como fim atender da melhor forma o cliente. Isso não significa, porém, que a empresa faz qualquer coisa a qualquer preço. O cliente é o “olhar de entrega”.
Utilizando a referência de Simon Sinek, o ‘Porque’ ou Propósito Nobre é uma escolha exclusiva da empresa. O ‘O que’ – os produtos e serviços – é uma escolha do cliente – que a empresa capta ouvindo através de pesquisas, interações, análise de mercado entre outras ferramentas.
Sobra o ‘Como’. É a fatia do meio da brincadeira. Na minha visão este ‘Como’ é o ponto onde empresa e cliente se encontram. Eu chamaria a este local de Relacionamento. E é exatamente aqui que os aplicativos são ‘a’ ferramenta de conexão.
Quando se fala do relacionamento entre pessoas, a coisa é mais simples de se compreender. É fácil enxergar quando um relacionamento vai bem ou vai mal.
Conforme o número de pessoas aumenta, esta compreensão sobre o que é o relacionamento vai ficando cada vez mais difusa. Afinal, o que é exatamente o relacionamento entre empresa e cliente? Como ele se “realiza”?
Como costuma colocar meu sócio Marcio, não existe relacionamento entre CNPJ e CNPJ ou mesmo entre CNPJ e CPF. No final, relacionamento é sempre entre CPF’s.
Gaste algum tempo e avalie das empresas do mercado que tem tido os melhores resultados, menos dores de cabeça e a melhor percepção como marca por parte do cliente. Pelo meu estudo pessoal até este momento, são aquelas que tem o melhor relacionamento com clientes. Seja isto feito de forma consciente ou não.
Note nas suas relações pessoais.
Ok, eu já sou até capaz de escutar você, querida leitora, querido leitor dizendo: “Hum, mas empresas que são duras e rígidas com o cliente também tem bons resultados”. Na minha visão pessoal, a dor também é um elemento de vício. Bem, com relação a isso só posso dizer que no final é uma escolha de ambos os lados, a forma como o relacionamento será conduzido.
Se você chegou até aqui comigo, talvez tenha percebido que a inclusão de aplicativos + funcionários + intermediários pode eventualmente ser ‘a ferramenta’ de conexão. Basicamente um aplicativo pode ser uma ‘rede social privada’, o que no final é do que se trata uma relação entre empresa e cliente.
Notícias Técnicas
Projeto segue em tramitação na Câmara
Proposta permite ampliar benefícios no IRPF sem metas definidas, alterando regras da LDO de 2025.
Texto segue em análise na Câmara dos Deputados
Atualização técnica define códigos de classificação tributária e crédito presumido do IBS e da CBS, em vigor com a Reforma Tributária
Até 35% do salário poderá ser comprometido para o pagamento das parcelas; texto precisa ser analisado ainda pelos plenários da Câmara e do Senado
Nova versão das tabelas de Classificação Tributária e Índice de Mistura de Biocombustível traz orientações essenciais para correta emissão de documentos fiscais
Fraturas, amputações e lesões em nervos ou tendões estão entre as ocorrências mais comuns que podem gerar esse direito, mas a desinformação impede que muitos o solicitem
A nova declaração DERE exigirá a transmissão de dados de IBS e CBS, mas pouco se sabe sobre a nova obrigação acessória que ainda está em fase de planejamento
Justiça do Trabalho emite mais de 60 milhões de certidões por ano
Notícias Empresariais
Estudo da Instituição Fiscal Independente do Senado , divulgado nesta terça-feira, 24, alerta para o risco de insustentabilidade do arcabouço fiscal e coloca em xeque sua sobrevivência
E-commerce nacional movimentou R$ 225 bilhões em 2024; negócios com MPEs foram responsáveis por 30% desses valores
Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empresas em RJ
Cenário externo adverso influenciou alta de 0,25 ponto percentual
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado
Aprenda a calcular e reduzir o ciclo financeiro para maximizar lucros e evitar problemas de liquidez
Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o uso de computadores já é uma realidade para 76% do universo de empreendedores
O brasileiro terá que trabalhar mais de 150 dias para pagar tributos em 2026 com o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras
Despesas obrigatórias - as quais grande parte são compostas por programas sociais - enrijecem 90% do orçamento
Investidores aguardam desdobramentos da escalada no conflito e possíveis impactos no estreito de Ormuz; volatilidade afetou também os mercados europeus e futuros dos EUA
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade