O acesso pelo link do endereço anterior foi desativado
Notícia
Acredite na sua ideia, mas não fique cegamente apaixonado por ela
todo negócio nasce para resolver um problema, se não há problema, não há razão para existir o negócio
01/01/1970 00:00:00
Já escrevi sobre como a paixão por algo que você faz pode tornar-se um negócio de sucesso. Sim, isso é um fato, mas é importante não se deixar envolver pela verdade absoluta, confundindo aquilo que se quer fazer com um jeito cego de construir algo.
Certamente você já passou por esta situação ou conhece alguém que passou por isso: a pessoa se apaixona por outra de tal maneira que se afasta dos amigos e até dos familiares; toda a vida passa a girar em torno daquele ser; suas vontades mudam, seus hábitos mudam e de repente todo o resto não tem mais importância. Pois é exatamente isso que acontece com alguns empreendedores.
É claro que um empreendedor precisa necessariamente acreditar no que está fazendo e ter uma boa dose de paixão, mas como tudo na vida é preciso equilibrar as coisas para não desperdiçar energia e comprometer aquilo que pode ser um bom negócio.
Compartilhe a sua ideia
Para não cair neste erro, é fundamental ajustar o seu negócio conforme os desejos e demandas de seus consumidores e não somente às suas convicções. Estar próximo e atento aos consumidores, ouvir opiniões e sugestões pode determinar o sucesso do seu empreendimento. Se ao invés disso, manter a ideia em um conceito fechado, sem compartilhar isso com o mercado, certamente o caminho será mais difícil para desenvolver o negócio. Pense da seguinte maneira: se a ideia fosse apenas para você, não precisava virar um negócio, não precisaria virar uma empresa.
Outro fator importante; você tem uma ideia maravilhosa que na sua mente vai lhe trazer muitos benefícios, lucro e reconhecimento; mas esta ideia tem o propósito de resolver o problema de alguém? Ou mais, resolver um problema recorrente no mercado? Algo que ninguém mais identificou?
Uma boa ideia surge de um problema
Acredito que todo negócio nasce para resolver um problema, se não há problema, não há razão para existir o negócio. Se não existe demanda, não existe venda, seja um produto ou serviço. Trabalhar em cima de um problema do mercado vai facilitar o desenvolvimento da sua ideia. Costumo dizer o seguinte: apaixone-se pelo problema que seu negócio quer resolver e não pela sua ideia.
É importante ter em mente que mesmo achando um problema, uma maneira de suprir a necessidade e assim desenvolver uma ideia que atenda esta demanda, quem vai decidir a sobrevivência, o desenvolvimento e o crescimento do negócio é o próprio mercado. Em um primeiro momento, haverá rejeição, solicitações de ajuste à demanda ou à realidade dos envolvidos e isso trará algum desconforto ou mesmo uma sensação de que não está no caminho certo. Este período é determinante, pois através das intervenções externas, o projeto terá a oportunidade de evoluir e chegar ao ponto ideal para finalmente começar a jornada para o sucesso.
Ouça o mercado, entenda os problemas
Conquistar clientes é um processo árduo, principalmente quando se apresenta uma novidade. Mesmo que atenda a uma necessidade, que resolva um problema, sempre será difícil conquistar a confiança das pessoas. Por isso ressalto a importância de estar envolvido com quem gera a demanda. Saber ouvir e entender o que pensam a respeito do problema que você identificou é o ponto determinante para formatar a sua ideia. Lembre-se de que a ideia não é sua, ela é algo que você oferece aos outros, ao mercado; algo que não lhe pertence, que tem sua vida próprio e você é simplesmente o condutor.
Não faltam oportunidades no mercado brasileiro. Tratando-se de um país ainda em desenvolvimento, muitos problemas aparecem todos os dias e assim abrem portas para os empreendedores. Escolher o caminho certo depende de muita reflexão, de muita serenidade para encontrar aquilo em que você pode realmente fazer a diferença. E não se esqueça: Empreender é resolver problemas
Notícias Técnicas
A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Novidade este ano é o serviço web que dispensa o download do programa gerador. Expectativa é de mais de 6 milhões de envios até a data final, dia 30 de setembro
STF tomou uma decisão que impacta diretamente o planejamento fiscal das empresas que questionavam a cobrança de impostos, com base na regra da anterioridade
Descubra os 6 principais erros de marketing que podem afetar a sua empresa contábil e como corrigi-los. Aprenda a atrair mais clientes e aumentar seus resultados financeiros
Transição para o novo modelo de CBS e IBS impõe ajustes contratuais e exige atenção à preservação da função econômica dos contratos de longo prazo
Deve-se excluir apenas o ICMS-ST destacado na nota ou todo o ICMS presumido calculado sobre a base de substituição tributária
A escala 24×48 e a CLT exigem atenção a regras sobre jornada, acordo coletivo e controle de ponto. Saiba como evitar problemas trabalhistas
A promulgação da Emenda Constitucional n.132/2023 e sua subsequente regulamentação, materializada na hipotética Lei Complementar n.214/2025
Planejamento contábil e financeiro podem ser a chave para a sobrevivência em tempos de crise
Notícias Empresariais
Seja na foto de perfil profissional, na página de vendas ou na apresentação a investidores, talvez valha seguir o conselho popular: fale menos, sorria mais
A inteligência artificial, ao lado de mudanças estruturais nos setores de maior crescimento, é um dos principais motores dessa tendência
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
Edital de transação de pequeno valor da AGU oferece descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses
PL nº 1.087 propõe tributação de dividendos de 10% para investidores não residentes, podendo incentivar recompra de ações por empresas
Revisão para baixo do IPCA se mantém há 11 semanas, diz BC
Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros afetam mais small caps e companhias endividadas, enquanto grandes grupos limitam prejuízos.
Alguns dos impedimentos são a informalidade, o baixo score de crédito e históricos bancários desfavoráveis, que dificultam a contratação
Rogério Nagamine Costanzi, responsável por estudo que trata o MEI como uma bomba previdenciária, diz que o programa precisa ser reestruturado para abarcar apenas trabalhadores mais pobres e menos escolarizados
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade