EFD-Contribuições, EFD-Reinf e DCP estão com os prazos se esgotando até sexta-feira. Confira
Notícia
Pequenos negócios apostam na web e conseguem mais clientes
Estratégias de divulgação na internet, como comentários positivos sobre a empresa, podem se tornar poderosa alavanca de vendas
01/01/1970 00:00:00
Um dos maiores desafios enfrentados pelo pequeno empresário é tornar seus produtos e serviços conhecidos pelo público. Para superar esta dificuldade, alguns negócios de menor porte investem em panfletos, outros, em jornais de bairro. Mas o que poucos empreendedores sabem é que uma simples resenha feita por um cliente na internet pode ser uma poderosa alavanca de vendas.
Vale a pena apostar em franquias de baixo investimento?
Este artifício, por exemplo, ajuda a melhorar a posição da empresa em buscadores on-line, o que, em geral, impacta positivamente o negócio. Mas para fazer uso dele, é preciso saber explorar as potencialidades oferecidas pela web. E o primeiro passo é ocupá-la.
De acordo com Caio Sigaki, sócio do Elefante Verde, startup com foco em marketing digital, mais da metade dos pequenos negócios estão fora da internet. “Isso acontece porque os empresários não sabem por onde começar esse trabalho ou acham que é algo muito caro”, afirma.
O salão de cabeleireiros Cris Hair, de Recife (PE), decidiu apostar na divulgação via web e não se arrependeu. “Um representante da empresa Elefante Verde passou na frente do salão, viu que estava vazio e veio conversar comigo. Eu não tinha muito dinheiro, mas decidi participar, pois o investimento era baixo”, afirma Maria Cristina Bezerra, proprietária do Cris Hair.
A principal estratégia para colocar o negócio em evidência foi pedir que antigos clientes escrevessem resenhas na internet sobre o salão. Um computador foi disponibilizado no próprio estabelecimento. Para a surpresa de Maria Cristina, o retorno veio em curto prazo. Ela conta que, em pouco menos de 15 dias, recebeu várias ligações com pedidos de informação sobre serviços oferecidos no local. “Não imaginei que daria certo. Hoje, em média, cinco pessoas por dia nos procuram, porque viram o salão na internet.”
O massagista Sidney Ueta, que atua na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, é outro que resolveu apostar no potencial da web. “Inicialmente, recorri aos panfletos, então, decidi experimentar a estratégia pela internet. Esta última alternativa se mostrou muito mais efetiva. Chego a receber cinco clientes por semana em função do posicionamento (na busca) no Google”, revela.
Caio Sigaki enfatiza que nem sempre a resposta da divulgação de uma empresa na internet é imediata. “É um trabalho que leva de uma semana a três meses para apresentar resultados, dependendo da área de atuação. Porém, mesmo demorado, é mais barato e efetivo do que a mídia tradicional, pois você sabe quem está atingindo e consegue mensurar os resultados.”
Notícias Técnicas
Ajustes em NF-e, NFC-e, CT-e e outros documentos serão necessários para atender às novas exigências do IBS, CBS e IS da reforma tributária
10ª Boletim MTE/DIEESE foca em saúde mental e destaca 18 boas práticas que promovem bem-estar, prevenção ao adoecimento e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho
Operação nacional verifica se empresas cumprem lei que obriga oferta de local de guarda, convênio com creches ou pagamento de auxílio a mães com filhos pequenos
Como o pagamento fracionado split payment afeta a gestão financeira e contábil das empresas brasileiras
Uma mudança monumental está em curso no Brasil, e ela não acontece nas ruas, mas nas linhas de uma complexa emenda constitucional
A nova NR-1 exige gestão de riscos ocupacionais, incluindo saúde mental. Burnout ganha destaque, e compliance torna-se essencial na prevenção
Entenda o que faz esse profissional e sua importância na hora de se aposentar
A tributação de verbas indenizatórias no Brasil provoca intensos debates jurídicos. O STF reconhece a natureza salarial do terço constitucional, mas exclui o salário-maternidade da incidência contributiva
Novo acordo técnico facilita comprovação de identidade de estrangeiros e fortalece inclusão social no benefício assistencial
Notícias Empresariais
Seja na foto de perfil profissional, na página de vendas ou na apresentação a investidores, talvez valha seguir o conselho popular: fale menos, sorria mais
A inteligência artificial, ao lado de mudanças estruturais nos setores de maior crescimento, é um dos principais motores dessa tendência
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
Edital de transação de pequeno valor da AGU oferece descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses
PL nº 1.087 propõe tributação de dividendos de 10% para investidores não residentes, podendo incentivar recompra de ações por empresas
Revisão para baixo do IPCA se mantém há 11 semanas, diz BC
Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros afetam mais small caps e companhias endividadas, enquanto grandes grupos limitam prejuízos.
Alguns dos impedimentos são a informalidade, o baixo score de crédito e históricos bancários desfavoráveis, que dificultam a contratação
Rogério Nagamine Costanzi, responsável por estudo que trata o MEI como uma bomba previdenciária, diz que o programa precisa ser reestruturado para abarcar apenas trabalhadores mais pobres e menos escolarizados
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade