A Instrução Normativa BCB nº 637 traz atualizações significativas para o Open Finance no Brasil, com um foco especial na transparência e na inclusão do Pix Automático
Notícia
Como gerenciar a carteira de clientes de modo efetivo
Todo negócio depende da gestão efetiva das relações com seus clientes
01/01/1970 00:00:00
A gestão da carteira de clientes de uma empresa é um tema que não pode ser jamais negligenciado. Gerenciar as relações com os clientes é uma obrigação de qualquer negócio, independente de seu tamanho ou a qual segmento pertence.
Todo negócio depende da gestão efetiva das relações com seus clientes. Se você tem alguma dúvida disso, basta perguntar a qualquer diretor comercial que já tenha perdido a oportunidade de fechar um negócio pelo simples fato de não ter em mãos a informação necessária, no momento oportuno.
Uma boa gestão da carteira de clientes permite às empresas prospectar de maneira mais eficiente e aumentar suas vendas. Isso se dá, unicamente, se elas têm como alvo o mercado certo.
Por isso é importante segmentar a carteira - em clientes, fornecedores, tipo de serviço ou produto que oferecem ou requerem, etc - de maneira que seja fácil encontrá-los e assim acelerar o processo de vendas.
Os dados fiscais de todos e cada um de seus clientes precisam ser mantidos permanentemente atualizados (para isso é essencial possuir um programa de gerenciamento, de preferência baseado em nuvem).
É necessário, ainda, que todo esse processo esteja interligado. O processo de gestão com os clientes não é algo estanque: seu êxito depende de conectar todas as áreas implicadas. De nada serve, por exemplo, que um vendedor faça chamadas e visitas, se não compartilhar esses dados com o resto dos departamentos: Contabilidade, Logística, Marketing, etc.
Também é preponderante capacitar os vendedores da organização. São eles que recebem os clientes e fecham os negócios das empresas. Eles devem, portanto, ser orientados a ampliar seu campo de ação para além das simples venda, fazendo-os entender que, antes da venda, o cliente tem que ser analisado em detalhe, e que manter o contato depois da venda permite gerar um vínculo que transcende o comercial.
Em resumo, o conceito de gestão da carteira de clientes deve ser entendido como uma metodologia que consiste em aumentar a eficiência dos esforços que fazem empresas com uma finalidade retentiva, evitando saídas e conectando-se a seus clientes.
Nessa metodologia sobressai-se a importância de aspectos como o desenvolvimento de uma compreensão mais inteligente dos clientes, o redesenho do modelo de negócios, a criação de um mix de serviços diferenciado voltado para uma gestão segmentada dos clientes, além da criação de boas métricas para rastreamento dos resultados relacionados com a base de clientes.
Notícias Técnicas
Novas regras do eSocial S-1.3 passam a valer em 18 de agosto no ambiente restrito e em 29 de agosto no ambiente de produção
Escritórios contábeis precisam intensificar a revisão fiscal dos clientes já em agosto para evitar surpresas no fechamento de dezembro
Descubra como funciona o regime monofásico de PIS e COFINS no Simples Nacional
Novos campos e regras entram em produção em outubro de 2025 e serão exigidos a partir de janeiro de 2026
Entenda os riscos e oportunidades, e como se preparar para o modelo de IVA dual
A esta altura do ano, já está claro para todos que a reforma tributária não é apenas uma mudança legislativa, mas, sim, uma revolução silenciosa que irá mudar paradigmas para muitos setores.
A Constituição protegeu a ZFM e as ZPEs, mas a reforma tributária muda tudo. Entenda os riscos e o futuro desses polos de investimento no Brasil
A popularização das chamadas holdings patrimoniais como ferramenta de planejamento sucessório e proteção de bens tem atraído cada vez mais famílias e empresários no Brasil
Aumento da carga fiscal e fim dos benefícios exigem planejamento estratégico. Setor terá de se adaptar à nova realidade do IBS e CBS para manter competitividade até 2033
Notícias Empresariais
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Empresas brasileiras apostam em plataformas de decisão para lidar com fluxos financeiros complexos e liberar executivos para decisões estratégicas
Aprenda sobre o uso de ferramentas tecnológicas e a padronização de processos para otimizar o funil de vendas
Nova estrutura unifica tributos e transfere cobrança para local de consumo, tornando sistema mais racional e eficiente para empresas e fiscalização
Tarifaço pressiona margens de pequenas e médias empresas e exige gestão mais eficiente para evitar perdas
Aumente sua segurança contra fraudes no Simples Nacional. Saiba identificar e prevenir golpes comuns, como boletos falsos e clonagem de CNPJ
Empresas e órgãos públicos que tratam dados pessoais de clientes, usuários ou cidadãos precisam estar atentos
Endividamento elevado pressiona juros, reduz investimentos e compromete crescimento econômico, segundo especialistas
O Estado foi lesado em valores estimados em mais de um bilhão de reais, comprometendo políticas públicas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade