Nova versão das tabelas de Classificação Tributária e Índice de Mistura de Biocombustível traz orientações essenciais para correta emissão de documentos fiscais
Notícia
Era da experiência: 7 empresas que inovaram para conquistar clientes
Ter produtos de qualidade não é mais suficiente para se diferenciar da concorrência. As empresas precisam investir na experiência do consumidor
01/01/1970 00:00:00
Quando alguém anuncia que vai para a Disney, a reação das pessoas em volta costuma ser abrir um sorriso e lembrar de sua última viagem ou lamentar a falta de oportunidade para visitar o Mickey. Não há dúvidas de que o parque de diversões criado por Walt Disney é um case de sucesso. Mas o que as pessoas adquirem quando compram seus ingressos? A oportunidade de entrar em uma montanha russa? De ver princesas de perto? De tirar uma foto no Castelo da Cinderela?
Sim, tudo isso, mas elas compram também a oportunidade de estar em um lugar seguro, onde a estrutura funciona, onde as pessoas são solícitas, onde cada passo significa viver uma experiência. O que a Disney consegue fazer há anos é o que os negócios precisarão fazer daqui para a frente. Não bastará ter um produto bom. Será necessário oferecer para o cliente uma experiência diferente e memorável. Ou seja, mais do que vender um produto, as empresas venderão serviços.
A ideia é que o valor do seu negócio seja criado na interação com o usuário, resolvendo problemas, atendendo suas necessidades, desejos e demandas, algumas das quais eles mesmos nem sabem que têm. Para entender essas vontades e criar inovações, é preciso estar perto dos clientes e ouvi-los. As ideias de como tornar o negócio melhor surgem a partir desse contato. Depois, a ideia de um cliente poderá ser entregue para vários outros, encantando ainda mais gente.
“Só o produto não garante mais um diferencial competitivo para as marcas. A diferenciação era maior no passado, mas hoje todos os produtos são parecidos. Pense na calça jeans. Você não compra na marca A ou B só por causa do jeans, mas porque se identifica com a proposta da marca, porque gosta do atendimento, do ambiente. Há um investimento forte para agregar serviços aos produtos justamente para criar diferenciais, para surpreender o consumidor”, afirma Juarez Leão, que tem mais de 20 anos de experiência em varejo e franquias.
Com a ajuda do especialista, reunimos a seguir alguns cases de marcas nacionais e internacionais que conseguiram criar experiências interessantes para seus clientes.
1. Portobello
A Portobello vende cerâmica. Se antes ela ganhava dos concorrentes pela qualidade, hoje esse diferencial não é mais suficiente. Portanto, a empresa agregou vários serviços à sua estrutura. São mais de 100 lojas só com produtos da marca para facilitar o acesso do consumidor aos produtos. Nas lojas monomarcas, ao contrário das lojas multimarcas, a Portobello consegue personalizar a comunicação visual, o cheiro do lugar, o atendimento. Além disso, à venda de cerâmicas, foi agregado o serviço de desenvolvimento de projetos. Arquitetos fazem projetos para os clientes e mostram em 3D como ficaria o resultado final da obra. Portanto, a empresa começou a vender mais projetos e experiências do que cerâmicas.
2. Chilli Beans
Na loja conceito inaugurada na Oscar Freire, em São Paulo, o cliente pode customizar seus óculos. Há inúmeras armações entre as quais ele pode escolher, com formatos, cores e texturas diferentes. Dá até para escrever seu nome na armação. Além disso, na hora de provar um modelo, as pessoas podem tirar foto, postar e pedir ajuda para os amigos na escolha.
3. Ray Ban
Mais um case de loja de óculos, a loja flagship da Ray Ban inaugurada no bairro do SoHo, em Nova York, conta até com uma impressora 3D para criar armações. Oficialmente, a própria Ray Ban afirma que o local é “parte loja, parte sala de espetáculo, parte galeria, parte centro de expressão criativa, parte seja o que você quiser que seja”. Atualmente, a loja está disponibilizando um oftalmologista. Os clientes podem agendar uma consulta no site, da qual já sairão com um diagnóstico e indicações dos melhores produtos para seu caso.
4. Hermès
Outra loja em Nova York também aposta na customização. A loja de perfumes da Hermès inaugurada em 2015 no Brookfield Place tem uma perfumista que ajuda a desenvolver uma fragrância personalizada, com base nas preferências dos clientes.
5. Poit Energia
A grande sacada de Wilson Poit, dono da Poit Energia (vendida em 2012 para a Agrekko), foi perceber que seu diferencial seria ir além do simples aluguel de geradores. Ele passou a oferecer vários serviços: locação de aparelhos complementares, como cabos, torres de iluminação e transformadores, além do apoio profissional, para garantir toda a energia dos eventos atendidos.
6. Macy’s
Juarez conta que certa vez comprou um vinho na Macy’s, uma das maiores lojas de departamento do mundo. Liberou seu cadastro e voltou depois de alguns meses para ver o que aconteceria. Ao entrar na loja, foi surpreendido com uma mensagem de boas-vindas, anunciando que a loja lembrava da compra de um Malbec e que, naquela nova visita, ele estava convidado para ir até o andar onde estavam os vinhos, fazer uma degustação com um sommelier e garantir 30% de desconto na compra de uma nova bebida.
7. Amazon
A Amazon vende milhões de produtos, mas encontrou na segurança de seus serviços de entrega um de seus diferenciais. Aos poucos, se torna uma grande empresa de logística. Para ser cada vez mais eficiente, precisou dominar a cadeia logística e montou uma estrutura específica para atender a demanda de seus clientes por entregas no mesmo dia do pedido, por exemplo.
As iniciativas dessas marcas podem servir de inspiração para a sua empresa também encontrar soluções criativas. Oferecer uma experiência que esteja em sintonia com o perfil dos seus clientes cria um vínculo que diferencia o seu produto da concorrência.
Notícias Técnicas
Fraturas, amputações e lesões em nervos ou tendões estão entre as ocorrências mais comuns que podem gerar esse direito, mas a desinformação impede que muitos o solicitem
A nova declaração DERE exigirá a transmissão de dados de IBS e CBS, mas pouco se sabe sobre a nova obrigação acessória que ainda está em fase de planejamento
Justiça do Trabalho emite mais de 60 milhões de certidões por ano
Após superar a DIRF, a ECD e a sempre agitada Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, vem aí pela frente a ECF 2025
Presença na ENGAGE 25 revela o que está por vir para o setor contábil e financeiro no Brasil
A regulamentação do IBS/CBS revela um desafio estrutural para os serviços: A não cumulatividade "parcial". Analisamos este e outros 2 pontos críticos que exigem atenção estratégica das empresas
Entenda as Regras e Riscos do Contrato Verbal
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abriu uma nova oportunidade para que pessoas físicas e empresas regularizem dívidas com a União
Já vimos falando há algum tempo que a recente aprovação da Lei Complementar 214/2025 irá impactar diversas áreas das empresas – e o departamento comercial certamente é um deles.
Notícias Empresariais
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado
Aprenda a calcular e reduzir o ciclo financeiro para maximizar lucros e evitar problemas de liquidez
Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o uso de computadores já é uma realidade para 76% do universo de empreendedores
O brasileiro terá que trabalhar mais de 150 dias para pagar tributos em 2026 com o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras
Despesas obrigatórias - as quais grande parte são compostas por programas sociais - enrijecem 90% do orçamento
Investidores aguardam desdobramentos da escalada no conflito e possíveis impactos no estreito de Ormuz; volatilidade afetou também os mercados europeus e futuros dos EUA
Com base no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas têm direito de saber como suas informações pessoais são usadas, com que finalidade e por quem
O Burnout é um estado de esgotamento físico e mental causado por momentos de grande pressão e situações que demandam alto nível de energia emocional
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade