Nova versão das tabelas de Classificação Tributária e Índice de Mistura de Biocombustível traz orientações essenciais para correta emissão de documentos fiscais
Notícia
O que um restaurante lotado pode te ensinar sobre inteligência de mercado?
O segredo de um restaurante de sucesso está em algo que todo empreendedor e/ou executivo precisa ficar de olho em 2017 - a estruturação do processo de Inteligência de Mercado e seu funil de vendas
01/01/1970 00:00:00
O ano de 2017 impõe um desafio forte para executivos direta ou indiretamente ligados à geração de receitas - fomentar um ciclo consistente de manutenção ou até aumento dos resultados em um cenário econômico ainda muito complicado. Há quem fale que a economia pode oscilar de um crescimento de 2% até mais um ano de recessão.
Ou seja, não haverá muito espaço para desenvolvimento institucional de marca, forma que se fazia comunicação e marketing até pouco tempo atrás - anuncie, invista e o resultado vem depois. Em tempos de vacas magras, há menos espaço para a big idea e mais para small solutions - ações rápidas de vendas, relacionamento e trade marketing para que a marca e sua proposta de valor seja construída ao mesmo tempo que traz resultados ao negócio.
Com ou sem a economia em crise, uma coisa não muda - o tamanho da fila em frente ao Paris 6. Para quem não conhece, trata-se de um bistrô francês 24 horas sediado no bairro dos Jardins, em São Paulo, com filiais ao redor do país e do exterior. Aos finais de semana, espera-se até duas horas para uma mesa de casal. Definitivamente a crise não passa pelas cercanias da Rua Haddock Lobo.
Mas o segredo do restaurante está em algo que todo empreendedor e/ou executivo precisa ficar de olho em 2017 - a estruturação do processo de Inteligência de Mercado e seu funil de vendas.
Issac Azar, o proprietário e líder do restaurante, possui um interessante mix de construção de marca e estruturação comercial que torna-o imbatível numa região onde o blasé e o status quo do desenvolvimento gastronômico ainda dá de ombros às melhores práticas de gestão comercial - há quem ache que basta um grande cardápio e um chefe renomado que o resultado vem. O caso do Paris 6 vem exatamente no sentido oposto, por meio de algumas práticas de inteligência de mercado que podem servir ao seu negócio, seja ele alimentício ou não:
Parcerias Inteligentes: O Paris 6 é o único restaurante 24 horas do Jardins, e isso o permitiu fazer parcerias com as principais casas de shows dos Jardins, repleto de teatros. Como as peças terminam tarde, nada mais justo que oferecer apoio ao elenco (muita vezes rodeados de celebridades). Você reforça a freqüência do estabelecimento em um horário de menor circulação e com público de referência.
Tratamento VIP e Disseminação: Ao ter um fluxo interessante de celebridades rodeando o restaurante, Isaac foi extremamente feliz em desenvolver pratos “com o gosto” de algumas destas pessoas, ligadas desde às artes a esportes - além de amizades que ilustram suas mídias sociais. O resultado foi a construção de uma rede de relacionamentos influentes na região de atuação, bem como um menu com pratos assinados por grandes celebridades do público em geral.
Promoções nos horários certos: em dias de menor demanda, o Paris 6 testa novas sobremesas ou apresenta alguns clássicos ao público como brinde ou forte desconto, mediante a vinda ao restaurante e apresentação da postagem em alguma mídia social. O resultado destas ações promocionais é uma forte adoção do público e a entrada no seu funil de vendas.
Relacionamento intimista: Todos os caminhos do relacionamento com o Paris 6 leva a instalar um aplicativo para iOS/Android ou seguir Facebook e Instagram da rede. Ao realizar isso você tem acesso a promoções exclusivas ou acesso gratuito a algumas das pecas de teatro cujo elenco assina os pratos da casa, numa permuta por vouchers para alimentação depois das exibições. Ao realizar este movimento, o Paris 6 fideliza clientes (muitos deles aficionados pelas celebridades que ali rondam) quanto os artistas e expoentes que recebem tratamento especial direto do empreendedor.
Portanto, tenha atenção com as possibilidades de comunicação da sua empresa, criando tanto uma relação inteligente de parceiros que possam alavancar seu negócio quanto um ambiente onde os clientes queiram estar ao seu lado. Para manter este fluxo funcionando, não há segredo: relacionamento e uso inteligente dos seus recursos para gerar interesse, venda e a tão almejada construção de comunidade de defensores da marca. Isso sem tirar o olho do resultado.
Achou complicado? Vá a uma fila do Paris 6 que você terá perto de duas horas para refletir bastante sobre como levar estes conceitos para a sua realidade.
João Gabriel Chebante - Fundador da Chebante Brand Strategy. Formado em Administração com Ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui onze anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional e como consultor de empresas.
Notícias Técnicas
Fraturas, amputações e lesões em nervos ou tendões estão entre as ocorrências mais comuns que podem gerar esse direito, mas a desinformação impede que muitos o solicitem
A nova declaração DERE exigirá a transmissão de dados de IBS e CBS, mas pouco se sabe sobre a nova obrigação acessória que ainda está em fase de planejamento
Justiça do Trabalho emite mais de 60 milhões de certidões por ano
Após superar a DIRF, a ECD e a sempre agitada Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, vem aí pela frente a ECF 2025
Presença na ENGAGE 25 revela o que está por vir para o setor contábil e financeiro no Brasil
A regulamentação do IBS/CBS revela um desafio estrutural para os serviços: A não cumulatividade "parcial". Analisamos este e outros 2 pontos críticos que exigem atenção estratégica das empresas
Entenda as Regras e Riscos do Contrato Verbal
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abriu uma nova oportunidade para que pessoas físicas e empresas regularizem dívidas com a União
Já vimos falando há algum tempo que a recente aprovação da Lei Complementar 214/2025 irá impactar diversas áreas das empresas – e o departamento comercial certamente é um deles.
Notícias Empresariais
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado
Aprenda a calcular e reduzir o ciclo financeiro para maximizar lucros e evitar problemas de liquidez
Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o uso de computadores já é uma realidade para 76% do universo de empreendedores
O brasileiro terá que trabalhar mais de 150 dias para pagar tributos em 2026 com o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras
Despesas obrigatórias - as quais grande parte são compostas por programas sociais - enrijecem 90% do orçamento
Investidores aguardam desdobramentos da escalada no conflito e possíveis impactos no estreito de Ormuz; volatilidade afetou também os mercados europeus e futuros dos EUA
Com base no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas têm direito de saber como suas informações pessoais são usadas, com que finalidade e por quem
O Burnout é um estado de esgotamento físico e mental causado por momentos de grande pressão e situações que demandam alto nível de energia emocional
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade