A Instrução Normativa BCB nº 637 traz atualizações significativas para o Open Finance no Brasil, com um foco especial na transparência e na inclusão do Pix Automático
Notícia
O que um restaurante lotado pode te ensinar sobre inteligência de mercado?
O segredo de um restaurante de sucesso está em algo que todo empreendedor e/ou executivo precisa ficar de olho em 2017 - a estruturação do processo de Inteligência de Mercado e seu funil de vendas
01/01/1970 00:00:00
O ano de 2017 impõe um desafio forte para executivos direta ou indiretamente ligados à geração de receitas - fomentar um ciclo consistente de manutenção ou até aumento dos resultados em um cenário econômico ainda muito complicado. Há quem fale que a economia pode oscilar de um crescimento de 2% até mais um ano de recessão.
Ou seja, não haverá muito espaço para desenvolvimento institucional de marca, forma que se fazia comunicação e marketing até pouco tempo atrás - anuncie, invista e o resultado vem depois. Em tempos de vacas magras, há menos espaço para a big idea e mais para small solutions - ações rápidas de vendas, relacionamento e trade marketing para que a marca e sua proposta de valor seja construída ao mesmo tempo que traz resultados ao negócio.
Com ou sem a economia em crise, uma coisa não muda - o tamanho da fila em frente ao Paris 6. Para quem não conhece, trata-se de um bistrô francês 24 horas sediado no bairro dos Jardins, em São Paulo, com filiais ao redor do país e do exterior. Aos finais de semana, espera-se até duas horas para uma mesa de casal. Definitivamente a crise não passa pelas cercanias da Rua Haddock Lobo.
Mas o segredo do restaurante está em algo que todo empreendedor e/ou executivo precisa ficar de olho em 2017 - a estruturação do processo de Inteligência de Mercado e seu funil de vendas.
Issac Azar, o proprietário e líder do restaurante, possui um interessante mix de construção de marca e estruturação comercial que torna-o imbatível numa região onde o blasé e o status quo do desenvolvimento gastronômico ainda dá de ombros às melhores práticas de gestão comercial - há quem ache que basta um grande cardápio e um chefe renomado que o resultado vem. O caso do Paris 6 vem exatamente no sentido oposto, por meio de algumas práticas de inteligência de mercado que podem servir ao seu negócio, seja ele alimentício ou não:
Parcerias Inteligentes: O Paris 6 é o único restaurante 24 horas do Jardins, e isso o permitiu fazer parcerias com as principais casas de shows dos Jardins, repleto de teatros. Como as peças terminam tarde, nada mais justo que oferecer apoio ao elenco (muita vezes rodeados de celebridades). Você reforça a freqüência do estabelecimento em um horário de menor circulação e com público de referência.
Tratamento VIP e Disseminação: Ao ter um fluxo interessante de celebridades rodeando o restaurante, Isaac foi extremamente feliz em desenvolver pratos “com o gosto” de algumas destas pessoas, ligadas desde às artes a esportes - além de amizades que ilustram suas mídias sociais. O resultado foi a construção de uma rede de relacionamentos influentes na região de atuação, bem como um menu com pratos assinados por grandes celebridades do público em geral.
Promoções nos horários certos: em dias de menor demanda, o Paris 6 testa novas sobremesas ou apresenta alguns clássicos ao público como brinde ou forte desconto, mediante a vinda ao restaurante e apresentação da postagem em alguma mídia social. O resultado destas ações promocionais é uma forte adoção do público e a entrada no seu funil de vendas.
Relacionamento intimista: Todos os caminhos do relacionamento com o Paris 6 leva a instalar um aplicativo para iOS/Android ou seguir Facebook e Instagram da rede. Ao realizar isso você tem acesso a promoções exclusivas ou acesso gratuito a algumas das pecas de teatro cujo elenco assina os pratos da casa, numa permuta por vouchers para alimentação depois das exibições. Ao realizar este movimento, o Paris 6 fideliza clientes (muitos deles aficionados pelas celebridades que ali rondam) quanto os artistas e expoentes que recebem tratamento especial direto do empreendedor.
Portanto, tenha atenção com as possibilidades de comunicação da sua empresa, criando tanto uma relação inteligente de parceiros que possam alavancar seu negócio quanto um ambiente onde os clientes queiram estar ao seu lado. Para manter este fluxo funcionando, não há segredo: relacionamento e uso inteligente dos seus recursos para gerar interesse, venda e a tão almejada construção de comunidade de defensores da marca. Isso sem tirar o olho do resultado.
Achou complicado? Vá a uma fila do Paris 6 que você terá perto de duas horas para refletir bastante sobre como levar estes conceitos para a sua realidade.
João Gabriel Chebante - Fundador da Chebante Brand Strategy. Formado em Administração com Ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui onze anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional e como consultor de empresas.
Notícias Técnicas
Novas regras do eSocial S-1.3 passam a valer em 18 de agosto no ambiente restrito e em 29 de agosto no ambiente de produção
Escritórios contábeis precisam intensificar a revisão fiscal dos clientes já em agosto para evitar surpresas no fechamento de dezembro
Descubra como funciona o regime monofásico de PIS e COFINS no Simples Nacional
Novos campos e regras entram em produção em outubro de 2025 e serão exigidos a partir de janeiro de 2026
Entenda os riscos e oportunidades, e como se preparar para o modelo de IVA dual
A esta altura do ano, já está claro para todos que a reforma tributária não é apenas uma mudança legislativa, mas, sim, uma revolução silenciosa que irá mudar paradigmas para muitos setores.
A Constituição protegeu a ZFM e as ZPEs, mas a reforma tributária muda tudo. Entenda os riscos e o futuro desses polos de investimento no Brasil
A popularização das chamadas holdings patrimoniais como ferramenta de planejamento sucessório e proteção de bens tem atraído cada vez mais famílias e empresários no Brasil
Aumento da carga fiscal e fim dos benefícios exigem planejamento estratégico. Setor terá de se adaptar à nova realidade do IBS e CBS para manter competitividade até 2033
Notícias Empresariais
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Empresas brasileiras apostam em plataformas de decisão para lidar com fluxos financeiros complexos e liberar executivos para decisões estratégicas
Aprenda sobre o uso de ferramentas tecnológicas e a padronização de processos para otimizar o funil de vendas
Nova estrutura unifica tributos e transfere cobrança para local de consumo, tornando sistema mais racional e eficiente para empresas e fiscalização
Tarifaço pressiona margens de pequenas e médias empresas e exige gestão mais eficiente para evitar perdas
Aumente sua segurança contra fraudes no Simples Nacional. Saiba identificar e prevenir golpes comuns, como boletos falsos e clonagem de CNPJ
Empresas e órgãos públicos que tratam dados pessoais de clientes, usuários ou cidadãos precisam estar atentos
Endividamento elevado pressiona juros, reduz investimentos e compromete crescimento econômico, segundo especialistas
O Estado foi lesado em valores estimados em mais de um bilhão de reais, comprometendo políticas públicas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade