Entenda as Regras e Riscos do Contrato Verbal
Notícia
Dicas para ter sucesso no lançamento de um novo produto
01/01/1970 00:00:00
A primeira coisa para se ter em mente é que quem vai fazer sucesso é seu produto não você, nem sua opinião, nem suas ideias. Não tem como ter sucesso no lançamento de um novo produto sem olhar para fora, deixar de lado qualquer opinião pessoal sobre o produto e se munir de dados concretos sobre as necessidades e desejos que ele atende.
Um produto ou serviço é a solução para o problema de alguém. Portanto, ao fazer um lançamento de algo novo, é preciso saber: como seu produto resolve esse problema? Mas, além dessa pergunta, será preciso responder uma série de outros questionamento e, aí sim, descobrir como ter sucesso no lançamento de um novo produto.
Veja, a seguir, algumas dessas perguntas e como respondê-las da maneira correta para desenvolver um produto que acerte em cheia às necessidades de seu público.
Como ter sucesso no lançamento de um novo produto
Ferramentas de planejamento estratégico são essenciais para se responder às perguntas que se seguem. Para isso, estude algumas destas antes de começar a responder:
- Análise SWOT
- Modelo de Negócios Canvas
- Matriz das 5 forças competitivas de Porter
Se você quer abrir seu próprio negócio e lançar seus produtos, quanto mais você se capacitar, melhor será.
Quem são as pessoas interessadas no seu produto?
Determinar seu público-alvo é a primeira providência para que seu produto seja um sucesso. E a maneira mais indicada de se fazer isso é por meio de pesquisas. Chute não vale. Pesquisas são caras? Sim, mas mais caro e lançar um produto e ninguém comprar.
Hoje existem algumas alternativas, como sites na internet que ajudam a fazer pesquisas por meio de formulários online, tais como o Survey Monkey e o próprio Google Forms, além de diversas bases de dados abertas, entre elas podemos indicar o site de base de dados do IBGE, o BizStats, o IpeaData, e os insights proporcionados pelo Google Trends.
Mas calma, sua pesquisa de público ideal ainda não acabou! Verifique quais as empresas concorrentes que estão nesse mercado e se há algum segmento de público que não está sendo coberto por elas ou sendo mal atendido. Evite brigar com gente estabelecida no mercado, se não, não tem como ter sucesso no lançamento de um novo produto.
Quanto esse público pode pagar por seu produto?
Definir o preço de um produto é uma das tarefas mais difíceis de um lançamento. Lembre-se que não interessa quanto custa seu produto, mas quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele. Assim, quando estiver definido o público-alvo, já pense nisso: seu público pode pagar mais do que seu produto custa para ser produzido?
Buscar a inovação de processos na tentativa de diminuir custos de produção pode ajudar bastante a conseguir boas margens. E uma outra maneira de aumentar a diferença entre esses dois valores (o que eles podem pagar e quanto custa para produzir) é com um bom trabalho de construção de oferta de valor, veja no próximo tópico.
Qual o valor percebido por eles em relação ao seu produto?
O custo para se produzir um jeans de marca famosa e um jeans genérico é muito próximo. Mas as pessoas estão dispostas a pagar um alto preço pelo primeiro. O valor percebido por seu cliente é o benefício que ele consegue ao adquiri-lo, dividido por um somatório de tudo que significa um gasto ou esforço para ele (pode ser deslocamento, espera na fila, preencher uma ficha de crediário, etc., não apenas o preço).
Alguns vão mais além: é a diferença entre o benefício e a expectativa que ele tinha sobre seu produto. Lembre-se do velho exemplo: uma latinha de cerveja gelada na praia, vale 4 vezes mais que a mesma latinha no supermercado que está a duas quadras da praia. Se você servir um chopp gelado em um quiosque bacana ao pé da areia, vai custar 8 vezes mais.
Faça seus clientes perceberem valor em seus produtos: ocupe o melhor lugar em seus corações e mentes!
Qual o lugar ideal para ocupar nos corações e mentes de seus clientes?
Você já tem um público, um preço, uma proposta de valor, mas esquecemos de falar em posicionamento.
A comunicação, a identidade visual, fazer um logo de qualidade, criar um slogan e outras providências de comunicação e marketing são fundamentais.
Para saber como ter sucesso no lançamento de um novo produto, você tem que saber construir sua marca, e posicioná-la de acordo com os desejos de seu público e a oferta de valor que determinou. Sem isso, você estará fazendo uma promessa que não pode cumprir e seu produto estará fadado ao fracasso. Seja coerente entre o que está entregando aos seus clientes e o que está comunicando para eles através de seu branding.
Notícias Técnicas
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abriu uma nova oportunidade para que pessoas físicas e empresas regularizem dívidas com a União
Já vimos falando há algum tempo que a recente aprovação da Lei Complementar 214/2025 irá impactar diversas áreas das empresas – e o departamento comercial certamente é um deles.
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Mesmo com a pausa de Corpus Christi, contadores devem se atentar às obrigações tributárias que seguem com prazos importantes ainda em junho
Brasil ocupa 11ª posição entre países que utilizam IA generativa; especialista da Falconi explica cenários e aponta caminhos para ampliar o uso da tecnologia
Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Notícias Empresariais
Despesas obrigatórias - as quais grande parte são compostas por programas sociais - enrijecem 90% do orçamento
Investidores aguardam desdobramentos da escalada no conflito e possíveis impactos no estreito de Ormuz; volatilidade afetou também os mercados europeus e futuros dos EUA
Com base no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas têm direito de saber como suas informações pessoais são usadas, com que finalidade e por quem
O Burnout é um estado de esgotamento físico e mental causado por momentos de grande pressão e situações que demandam alto nível de energia emocional
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade