Entenda as Regras e Riscos do Contrato Verbal
Notícia
10 dicas de como controlar melhor o estoque de sua empresa
Antes de tudo, cuide da organização do espaço físico onde seu estoque será armazenado
01/01/1970 00:00:00
Independente do tamanho da empresa, um bom controle do estoque poderá influenciar decisivamente para aumentar a lucratividade e a saúde financeira do negócio. Cientes disso, oferecemos a seguir 10 dicas de como aperfeiçoar o controle de estoque para uma gestão de sucesso.
1 - Cuide da organização do espaço físico onde seu estoque será armazenado. Planeje também quais produtos serão estocados, riscos de encalhamento, prazos de validade, bem como as necessidades para não deixar faltar nenhum item.
2 - Mantenha um controle rigoroso de todas as operações de entradas e saídas. Tudo que existe no estoque deve ser registrado, isso inclui: Transferências, devoluções, remessas para conserto e etc.
3 - Fique atento aos indicadores de desempenho, a exemplo dos que dizem respeito ao giro das mercadorias, composição do estoque, índice de atendimento de pedidos, índice de perdas e desperdícios, desvio, furtos, entre outros dados importantes.
4 - Substitua o controle manual por um sistema automatizado de controle de estoque. O software de gestão ERP traz inúmeras vantagens: proporciona a automatização e integração dos processos, melhoria na comunicação e compartilhamento dos dados, maior segurança das informações, aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, além de diminuir erros e suporte à gestão.
5 - Procure trabalhar com relatórios e análises de estoque precisos, para não perder vendas por falta de estoque. Verifique o que está em baixa e compare com o que está tendo boa saída para fazer a reposição em tempo de não esgotar.
6 - Tenha sempre fornecedores de confiança para que seja possível se ater aos prazos, condições de pagamentos e não perder clientes nem dinheiro.
7 - O controle de estoque afeta diretamente os resultados de todas as outras áreas. Por isso é necessário que esteja integrado a outros setores, principalmente à área de vendas. Daí a importância de um sistema ERP que faça essa integração.
8 - Um bom sistema de gestão irá ajudá-lo também a criar estratégias comerciais para que produtos com giro muito baixo possam ser retirados do estoque, por exemplo, através de promoções ou doações ou até mesmo da eliminação do mix de produtos da empresa.
9 - Por outro lado, é preciso também saber comprar apenas o que realmente é necessário de cada insumo para manter as vendas fluindo bem, e prevenir o excesso de estoque comprometendo o capital de giro da empresa, captação de recursos imediatos e consequentemente a rentabilidade.
10 - Por último, ressaltamos a importância da realização de inventários periódicos para o controle de estoque. Eleja os cinco principais produtos com mais giro e realize contagens cíclicas a fim de identificar eventuais desvios nos processos. A identificação e a tratativa de falhas nas entradas e saídas é essencial antes da realização da contagem total do inventário de uma empresa. Com isso, reforçamos o uso de um software de gestão ERP, que torna o processo mais eficiente e rigoroso, uma vez que esse sistema atualiza todas as informações em tempo real.
Notícias Técnicas
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abriu uma nova oportunidade para que pessoas físicas e empresas regularizem dívidas com a União
Já vimos falando há algum tempo que a recente aprovação da Lei Complementar 214/2025 irá impactar diversas áreas das empresas – e o departamento comercial certamente é um deles.
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Mesmo com a pausa de Corpus Christi, contadores devem se atentar às obrigações tributárias que seguem com prazos importantes ainda em junho
Brasil ocupa 11ª posição entre países que utilizam IA generativa; especialista da Falconi explica cenários e aponta caminhos para ampliar o uso da tecnologia
Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Notícias Empresariais
Despesas obrigatórias - as quais grande parte são compostas por programas sociais - enrijecem 90% do orçamento
Investidores aguardam desdobramentos da escalada no conflito e possíveis impactos no estreito de Ormuz; volatilidade afetou também os mercados europeus e futuros dos EUA
Com base no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas têm direito de saber como suas informações pessoais são usadas, com que finalidade e por quem
O Burnout é um estado de esgotamento físico e mental causado por momentos de grande pressão e situações que demandam alto nível de energia emocional
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade