Informações são essenciais para garantir o pagamento do Abono Salarial e subsidiar estatísticas oficiais sobre o mercado de trabalho; envio fora do prazo pode gerar multas
Notícia
5 perguntas que é preciso responder para ter um cliente fiel
O que você precisa saber para fidelizar seus clientes?
01/01/1970 00:00:00
Por mais que seja um assunto já muito falado, o valor do cliente para as organizações sempre volta à mesa de discussão com novos argumentos. A base de clientes é sim o principal ativo de uma empresa. Tanto é verdade, que fortunas são pagas na aquisição de empresas somente pelo fato de terem um volume relevante de clientes em suas carteiras.
Quem tem clientes fiéis possui uma fonte recorrente de receitas a custos muito mais baixos. E receitas recorrentes mantêm empresas de pé, mesmo em meio a crises. Isso vale muito. Responder a algumas poucas perguntas é fundamental para que você tenha sucesso em fidelizar clientes.
1. Você sabe por que seu cliente compra de você?
Você precisa compreender o comportamento de compra de seus bons clientes. Entender o que motiva o seu cliente a comprar de você é o primeiro passo para atendê-lo bem. Não falamos de compreender todos os clientes, mas aqueles que trazem bom retorno, aquele perfil em que as características de seus produtos e serviços encontram eco.
Quem são eles? Onde estão? O que esperam? São perguntas que você precisa saber responder. Elas o orientarão a estabelecer o melhor caminho para fidelizar esses clientes.
2. Você é capaz de reconhecer seu bom cliente?
Como saber que você está diante de um cliente que você quer fidelizar?
Fala-se muito na “teoria da pirâmide invertida” onde o cliente está no topo e todos os esforços devem ser destinados a ele, desde os vendedores até os líderes e gestores.
Muitas vezes você pode conhecer pessoalmente seus melhores clientes. Mas, e se isso não for possível? Como fará para reconhecê-los e dar o tratamento adequado?
3. Você trata diferente os seus clientes diferentes?
Não trate seus bons clientes, aqueles que você deseja fidelizar, da mesma forma que os demais. Mostre a eles que você os considera diferentes. Um bom cliente quer exclusividade. Faça isso.
Planeje suas estratégias levando essas diferenças em consideração. Antecipe lançamentos e ofertas e invista em conteúdo personalizado. Clientes fiéis podem responder pela maior parte do seu faturamento. Reconheça isso. Eles merecem.
4. Você acompanha os resultados de suas iniciativas?
Você precisa monitorar o processo continuamente e avaliar como andam seus resultados. Desde a equipe de vendas até o pós-venda, verifique se suas iniciativas acontecem como esperado. Veja o que não funciona e corrija.
Use o chamado PDCA (Plan - Do - Check - Act) – Planeje, Faça, Avalie e Aja para gerenciar seus processos de relacionamento no sentido de melhorá-los sempre.
5. Você usa a tecnologia como sua aliada?
Hoje a tecnologia pode ajudá-lo com isso. Investindo muito pouco, você pode ter instrumentos para identificar quando um cliente está por perto e tratá-lo de forma diferenciada, oferecer uma promoção ou mesmo avisá-lo que um produto que ele espera chegou.
Aplicativos para gerenciamento do relacionamento com clientes poderão ajudá-lo a gerenciar seus processos de forma efetiva. Hoje, não há mais desculpas para não usar a tecnologia. Ela está disponível a preços acessíveis para qualquer tamanho de empresa.
No cenário de hoje, empresas grandes e pequenas se misturam na cobertura de seus mercados. O que faz a diferença é a capacidade que cada uma tem de atender com excelência as expectativas de seus clientes para que eles prefiram comprar de você.
Fidelizar clientes é fundamental não só para o crescimento das empresas, mas principalmente garantir sua sobrevivência. Para isso você precisa ter as respostas para estas cinco perguntas.
Notícias Técnicas
Informações devem ser prestadas por meio do Portal e-CAC, conforme determina o Convênio ICMS 134/16; descumprimento pode gerar penalidades
A entrega do DCP é obrigatória para manter o direito ao crédito presumido do IPI, que reduz a carga tributária sobre insumos usados na produção para exportação.
Mudanças decorrem da nova norma IFRS 18 e seguem agora para avaliação do CFC e CVM.
Objetivo da medida é ampliar a segurança dos mais de 169 milhões de usuários do GOV.BR
Relatório destaca avanços na fiscalização e simplificação tributária
Erros operacionais e falhas de comunicação estão entre os principais fatores que comprometem a eficiência nas rotinas contábeis, segundo especialista
A definição da exportação de serviços para isenção do ISS gera debates intensos, especialmente em serviços de intermediação internacional e consumo no exterior
Alterações na NR-1 exigem que empresas gerenciem riscos psicossociais, promovendo saúde mental no trabalho e alinhando-se a normas de ESG e bem-estar
O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira a isenção do IRPF para quem recebe até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036
Notícias Empresariais
Mais do que técnica, os empreendedores que deixam marcas no mundo são aqueles que cultivam hábitos mentais alinhados com o futuro que desejam criar
Por que a saúde mental precisa estar no centro das estratégias corporativas de bem-estar
Especialista alerta: omissão na escolha ou no controle de terceirizadas pode gerar danos milionários e crise de imagem
Somente no mês de junho foram mais de 106 mil pessoas contratadas, 64% das carteiras assinadas foram em microempresas e empresas de pequeno porte
Estudo mostra que consumidores e empresas já obtiveram uma economia de R$ 107 bilhões desde a criação do Pix, em 2020
Reação do Congresso e mercado apontam para possíveis impactos negativos na economia
O Drex, será lançado em 2026 em uma versão simplificada, sem tokenização e sem a tecnologia blockchain.
Crédito emergencial visa auxiliar empresas brasileiras que exportam para os EUA, frente à nova taxação.
Pesquisa encomendada por Abrasca e FPE mostra que regra atual atrai investimentos e não reduz arrecadação; governo quer taxar lucros para compensar isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
Se você percebeu um valor diferente no seu FGTS, saiba o que pode ter acontecido, como verificar o lucro do FGTS e como consultar o saldo atualizado.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade