Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
Como trabalhar bem em épocas que o número de pessoas infelizes no trabalho só aumenta
O salário real está estagnado para a maioria das pessoas, enquanto a remuneração dos executivos disparou.
01/01/1970 00:00:00
A Royal Mail disse que poderá não ter condições de arcar com o regime previdenciário de benefícios definidos depois de 2018. A venerável empresa de correios do Reino Unido não deverá ser a única a adotar essa medida drástica. O colapso dos rendimentos dos bônus soberanos, que os fundos de pensão usam para calcular sua capacidade de pagar benefícios futuros, lançou regimes previdenciários de todas as partes do mundo em uma crise.
A queda das taxas de anuidade significa que o futuro também é preocupante para os trabalhadores com planos de pensão com contribuições definidas, que precisam prover suas próprias aposentadorias com os recursos que depositaram em seus planos.
O cenário previdenciário sombrio é uma das maneiras com que a vida vem se deteriorando para os trabalhadores do mundo desenvolvido. O salário real está estagnado para a maioria das pessoas, enquanto a remuneração dos executivos disparou.
Acrescente a isso a automação, a terceirização e a perda de empregos por causa da competição de empresas com baixos custos, e não surpreende que as pesquisas mostrem que os trabalhadores estão descontentes, desmotivados e desconfiados.
O mais recente Edelman Trust Barometer, produzido pela companhia de relações públicas Edelman, mostra que um grande número de trabalhadores não confia mais nas empresas nas quais trabalham. No Japão, apenas 40% deles confiam em seus empregadores. Na França, o número ficou em 48% e no Reino Unido em 57%. Nos Estados Unidos, quase dois terços dos trabalhadores disseram confiar em suas companhias, mas isso precisa ser comparado a outras pesquisas americanas que mostram um sentimento pessimista.
A mais recente pesquisa do Gallup sobre a força de trabalho dos EUA mostrou que 34,1% se dizem “engajados”, o que significa que trabalham com “paixão” e sentem uma “ligação profunda com suas companhias”. Outros 16,5% se mostraram “ativamente desmotivados”, o que significa que eles não estão felizes e ainda desmotivam os colegas. O maior grupo, de 49,5%, se diz simplesmente desmotivado. Eles “desistiram” mentalmente e trabalham “no automático”. Isso pode não parecer tão ruim: mais de um terço demonstra entusiasmo com o emprego e muitos outros pelo menos não estão atrapalhando o caminho de ninguém.
Você pode pintar um cenário ainda melhor com os números do Gallup se levar em conta que o número de “motivados” é o maior já registrado. Entre 2000 e 2013, a proporção de trabalhadores americanos desmotivados em nenhum ficou acima dos 30%.
Mas a coisa vai piorar. Os trabalhadores do futuro são os menos felizes: apenas 29% dos jovens sentem-se motivados com seus empregos.
Os questionários sobre a satisfação no local de trabalho têm lá seus críticos. Uma pesquisa de 2014 da publicação “Research in Human Resource Development Quarterly” concluiu não haver um consenso sobre o que é a motivação dos funcionários e que é difícil tirar conclusões sobre o que ajuda ou atrapalha nisso.
Mas a maioria de nós provavelmente pode reconhecer as constatações do Gallup. Em mais de 40 anos visitando os EUA, percebi, como cliente, a crescente bifurcação das atitudes dos trabalhadores: há um grupo que ainda tem prazer em servir você e um número crescente que parece pensar que sua presença arruinou o dia deles. O desencanto dos trabalhadores tem custos que vão além dos fracos serviços aos clientes: absenteísmo, trabalho de má qualidade e alta rotatividade.
Portanto, como os problemas previdenciários e a concorrência das empresas de baixos custos não vão desaparecer, o que os empregadores podem fazer em relação à infelicidade de seus funcionários – além de cortar os salários de seus altos executivos?
Em primeiro lugar, certificar-se de que suas companhias são bem-vistas. Uma das perguntas que o Gallup faz é se a missão, ou propósito, da empresa faz os funcionários sentirem que seus empregos são importantes. As empresas não devem ser enganadas pela palavra “missão”. As declarações de princípios não contam muita coisa. Isso envolve se as pessoas têm ou não orgulho de contar aos amigos, família e vizinhos que trabalham na companhia. Também significa prestar serviços decentes, não se tornar uma fonte constante de reclamações nas mídias sociais e ficar fora de encrenca. Ninguém tem orgulho de uma companhia envolvida em escândalos.
Em segundo lugar, as companhias não podem encarregar seus funcionários de tomarem conta de seus próprios sistemas de aposentadoria, esperando que eles assumam uma responsabilidade adulta por sua aposentadoria e depois tratá-los como crianças em todos os outros aspectos. O monitoramento e o controle excessivo são inimigos da força de trabalho motivada. Explicar às pessoas o que espera delas e então usar a iniciativa dessas pessoas para alcançar isso é a marca da administração eficiente.
Se os empregadores não conseguem melhorar a vida de seus funcionários, o que os funcionários poderão fazer por si sós? O trabalho absorve uma grande parte de nossas vidas. É uma pena passar essa parte infeliz, nervoso ou simplesmente desligado.
Se você tem chefes ruins, torne a coisa válida olhando para outro lado: para seus colegas, ou, se você lida com eles diretamente, para seus clientes. Tratá-los bem mesmo quando sua companhia não faz isso é uma coisa que provavelmente deixará você e também eles muito mais felizes.
É também uma maneira de melhorar sua reputação e aumentar as chances de conseguir uma proposta de emprego de alguém que observa você e gosta do seu trabalho.
Este mês, uma mãe fez no Facebook uma homenagem a um trabalhador do metrô de Londres chamado Pip que, durante anos, vem conseguindo assentos para as mulheres grávidas na hora do rush. Muitas outras mulheres disseram que também foram ajudadas por ele. Todos nós gostamos de ser elogiados por nossos chefes. Mas ser elogiado como Pip é muito melhor.
Michael Skapinker é editor associado do “Financial Times”.
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade