Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
Os segredos para a escolha do ponto comercial perfeito
Análise da região e conhecimento dos fatores de sucesso da empresa estão entre os principais fatores que influenciam na escolha da localização do negócio.
01/01/1970 00:00:00
Entender a fundo o funcionamento do negócio, assim como seus fatores de sucesso, são as duas atribuições mais importantes para empreendedores que pretendem encontrar o ponto comercial perfeito. Considerada uma das decisões mais significativas para uma empresa nascente, a escolha da localização precisa levar em consideração, além das particularidades do negócio, as características do público-alvo e a quantidade necessária de clientes para tornar o empreendimento rentável.
Para a diretora de inteligência de mercado da consultoria de geomarketingGeofusion, Susana Figoli, o processo deve começar com este entendimento da organização para só então partir efetivamente para uma análise do mercado e das regiões da cidade. “É preciso conhecer bem o negócio e seu público-alvo para que seja possível entender em quais regiões da cidade circulam estas pessoas, e consequentemente onde está o maior potencial de mercado para a empresa,” explica Susana.
Junto do perfil do cliente, os hábitos de consumo no segmento de atuação da marca também são determinantes para esta pesquisa de localização. Para a consultora do Sebrae PR, Fernanda Pesarini, a maneira como as pessoas compram determinados produtos e serviços influencia no processo de escolha do ponto. “Produtos com venda por impulso, por exemplo, precisam estar em um local com um fluxo maior de pessoas a pé,” comenta Fernanda.
Entendendo a região
A partir desta compreensão inicial do público-alvo, o procedimento deve seguir para um mapeamento da cidade para indica qual a região de maior interesse. Uma vez que esta decisão tenha sido tomada, o foco do empreendedor deve ser de entender a fundo a localidade e as ruas disponíveis. Entre os principais fatores nesta análise podemos destacar o entendimento da concorrência, a circulação de pessoas, as tendências de crescimento previstas no plano diretor da cidade, a legislação de zoneamento, e até mesmo quais outros negócios no entorno podem ter sinergia com o seu.
De acordo com a diretora da consultoria Geofusion, Susana Figoli, para que esta compreensão seja completa, o ideal é visitar os locais pretendidos em dias e horários distintos para entender a dinâmica da região. “É fundamental ir até o lugar para entender o fluxo daquela localização em cada horário e dia da semana, pois isto pode influenciar diretamente no sucesso do negócio que vai ser instalado,” comenta Susana.
Caso haja a hipótese de ser um ponto “micado”, saber quem já passou pelo imóvel pretendido, assim como o histórico da região e dos negócios no entorno, é um bom complemento para o diagnóstico do local. Para a consultora Fernanda Pesarini, algumas regiões não tem aptidão comercial e por isso a análise histórica faz ainda mais sentido. “É importante saber se o ponto é de fato ruim, pois em muitos casos o problema estava na gestão do negócio e não na localização,” finaliza.
Local ideal deve ser uma combinação entre espaço, conveniência e custo
Quando começou a buscar um imóvel que pudesse abrigar o Villa Coworking, o empreendedor Camilo Prado já sabia que precisava de um ponto comercial que combinasse um bom espaço para o negócio, com um custo acessível, e a conveniência para os potenciais consumidores. Segundo ele, para chegar a este contexto, conhecer o perfil dos profissionais que eles queriam atender foi fundamental. “Sabíamos desde o início quem eram os nossos clientes e quais características eles valorizam em um escritório de coworking”, conta Prado.
O início do processo, de acordo com ele, foi um mapeamento da concorrência, já que a intenção era instalar o negócio longe dos concorrentes e dos bairros com custo maior, ao mesmo tempo que mantinham uma relativa proximidade com o Centro de Curitiba. A escolha final foi por uma casa, no bairro Alto da XV, resultado de uma pesquisa que demorou cerca de quatro meses e rendeu visitas a 25 imóveis diferentes.
A localização também foi determinante para a escolha da nova unidade da Panificadora Cantinho do Sabor, mas diferente do Villa Coworking, o objetivo era a expandir o negócio sem perder os atuais clientes. De acordo com Mabili Ronqui, empreendedora que está à frente da padaria da família, foram quase três anos pesquisando até encontrar o espaço ideal. “Ficar no mesmo bairro era determinante para a manutenção da clientela que conquistamos até hoje,” comenta Mabili. “A diferença agora é que o novo espaço traz muito mais visibilidade para o negócio, já que fica em uma das ruas mais importantes da região.”
Para a consultora do Sebrae Paraná, Fernanda Pesarini, a maior dificuldade é encontrar um ponto comercial que reúna todos ao atributos, o que pode desmotivar os empreendedores e levá-los a uma avaliação inadequada. Por este motivo o planejamento é fundamental neste processo, e segundo Camilo Prado, deve ser feito levando em consideração as necessidades de espaço para o empreendimento, e não o contrário. “É preciso planejar o negócio já pensando nas características necessárias do imóvel, para só então correr atrás do lugar e esgotar todas as possibilidades antes de escolher,” finaliza.
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade