Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
Olhando para o futuro: 5 pontos que merecem atenção
As tendências do futuro estão mais próximas do que você pode imaginar. Confira os 5 pontos que merecem atenção.
01/01/1970 00:00:00
A WGSN é uma das maiores autoridades em previsão de tendências do mundo. Já imaginou como seria saber de antemão o que vai acontecer no mercado daqui 2 anos? Com o avanço da tecnologia e análise de dados, essa realidade está ficando cada vez mais próxima e apurada.
Na verdade, o assunto é tão relevante que foi o tema do nosso bate um papo com Paul Coxhill, CMO da WGSN. Muitos pontos foram levantados durante a conversa, mas alguns se destacaram:
1. As tendências que ditam as regras do mercado
Muitos empreendedores focam grande parte da sua energia em criar produtos inovadores, mas isso é apenas metade do caminho para o sucesso. O futuro do seu negócio está nas mãos dos seus colaboradores, são eles que vão ditar seu sucesso ou fracasso. Segundo nossa pesquisa que mapeia os desafios dos empreendedores, a gestão de pessoas é o que mais doi nas empresas.
Não é para menos que uma das maiores tendências do futuro esteja ligada ao modo como as organizações lidam com seus colaboradores. Já parou para pensar no quanto a entrada da geração Y no mercado de trabalho mudou a visão de muitas empresas sobre a gestão de pessoas? Se essa geração já gerou muitas dores de cabeça, a geração Z vai trazer uma onda totalmente diferente de gestão e as empresas precisam estar preparadas.
Diferentemente do que acontecia alguns anos atrás, a busca pela estabilidade financeira dos funcionários deu lugar à procura de um ambiente de trabalho com valores e propósitos claros. As formas de remuneração mais tradicionais e promoções já não são diferenciais, o que realmente atrai os chamados “millenials” são desafios e uma sede enorme de aprendizado. O futuro será moldado a partir dessas mudanças.
Se você quer saber outras tendências, não deixe de conferir o vídeo completo clicando aqui.
2. Como entregar o que o consumidor espera
É clichê, mas as melhores soluções são criadas quando o foco está no cliente e no mercado em que ele está inserido. Aqui não estamos falando apenas de análise de dados, mas sim de pegar o telefone e ligar para seus consumidores e entender a visão deles sobre seu produto ou serviço. Por maior que seja a sua empresa, é importante sempre ter uma pessoa ou área dedicada ao atendimento do cliente.
E, claro, não podemos esquecer que essas soluções variam de lugar para lugar. Não necessariamente um produto que deu muito certo no Brasil vai ter o mesmo sucesso nos Estados Unidos. Na verdade, essa percepção muda até mesmo de cidade para cidade, quantas vezes você já não ouviu o famoso embate “biscoito ou bolacha” entre paulistas e cariocas?
3. Como a IBM e a Google estão se preparando para as tendências do futuro
Não é nenhuma surpresa que as tendências do mercado estejam ligadas ao meio ambiente e ao que acontece no mundo, mas a questão aqui é outra: como as grandes empresas estão se preparando para o futuro?
A aparição do Instagram e Snapchat já fizeram com que algumas organizações quebrassem a cabeça tentando achar o modo certo de utilizar essas novas plataformas, mas agora o desafio está ainda maior. Os avanços da tecnologia estão disponibilizando, quase que diariamente, novas formas de interação do usuário com a marca, aumentando a importância de um bom atendimento.
A IBM e a Google estão apostando suas fichas em uma nova forma de tecnologia, a inteligência artificial. Mais do que entregar valor para a própria empresa, esse tipo de investimento também está sendo pensando com foco no cliente, visando melhorar seu atendimento e experiência com a marca. Claro, essa jornada ainda está nos seus primeiros passos, mas demonstra a preocupação dessas empresas em transformar essas tendências em um produto ou serviço que seja relevante para seu cliente.
O Facebook, por exemplo, está desenvolvendo um projeto chamado “Box”, no qual as marcas poderiam atender pedidos de clientes apenas por emojis. Ou seja, se você quisesse pedir uma pizza, bastaria enviar uma mensagem com um emoji para o perfil do restaurante que o pedido já seria efetuado.
4. Interpretando seus clientes: um mapa para o sucesso
Lembra que falamos sobre entender seu cliente? Mais uma vez estamos aqui reforçando a importância desse relacionamento. Muitas empresas jogam fora os feedbacks que seus consumidores dão sobre um determinado produto ou serviço. Isso é um erro muito grave.
MAIS DO QUE ENTENDER COMO SEU CLIENTE SE SENTE EM RELAÇÃO AO QUE SUA EMPRESA OFERECE, VOCÊ DEVE ENTENDER COMO ELE VÊ SEU NEGÓCIO COMO UM TODO.
Às vezes, seus clientes têm uma solução para algum desafio que você nem mesmo tinha percebido. São eles que estão do outro lado e sabem, melhor do que qualquer pessoa, quais pontos devem ser melhorados e quais oportunidades sua empresa pode estar desperdiçando. Na verdade, se você der uma chance, existe uma grande possibilidade da sua empresa aprender quais desafios aquele cliente está enfrentando e adaptar suas soluções para ajudá-lo.
5. Inovação e foco devem andar juntos
A natureza dos empreendedores está ligada a inovação. Eles são aquelas pessoas que colocam a mão na massa e fazem a mudança acontecer. Existe um grande debate sobre como transmitir esse espírito para toda a organização essa cultura da inovação. Algumas optam por ter uma área que foque somente nisso, outras argumentam que ter uma área voltada para isso faz com que outros colaboradores não se sintam parte do processo e, por isso, não colaborem com ideias inovadoras.
Independente de ter ou não uma área, o maior desafio dos empreendedores está em como entregar soluções inovadoras para o mercado. Muitos negócios colocam os pés pelas mãos ao gastarem grande parte do seu caixa em produtos e serviços que vão revolucionar o mercado, mas que demoram mais tempo que o esperado para serem concluídos.
Essa gap entre o insight e a entrega do que foi pensando é uma dor recorrente para muitos empreendedores. Sempre vão existir muitas ideias, mas a melhor solução é priorizar quais serão feitas pela sua relevância para o negócio. Por isso, nunca se esqueça: foco e inovação devem andar sempre junto.
Saber as tendências do futuro, como as grandes empresas estão se preparando para isso e como inovar é um prato cheio. Se você quiser conferir cada assunto de forma mais aprofundada, não deixe deconferir a série completa com o Paul neste link ou clicando no play aqui embaixo. E, claro, não pense que esses pontos se aplicam apenas para grandes empresas, tudo isso pode ser adaptado para qualquer empreendimento. Vai que dá!
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade