Esclarece os procedimentos a serem adotados pelos empregadores, para o correto recolhimento do FGTS relativo ao 13º salário e às remunerações na competência de desligamento
Notícia
5 atitudes para cortar custos sem perder desempenho
Muitas vezes, os esforços para diminuir gastos não geram resultados. Saiba como usar o dinheiro de forma inteligente para ganhar mais e gastar menos
01/01/1970 00:00:00
Diante de uma crise política e econômica sem grandes perspectivas de melhora, micro, pequenas, médias e grandes empresas estão empenhados em enxugar custos.
Renegociação de contratos, otimização de processos e implantação de um modelo de gestão com métricas claras e realistas, proporcionando sustentabilidade e visibilidade dos resultados são algumas das estratégias apontadas pelos fundadores da Orbe Consultoria, no Rio de Janeiro.
Os caminhos escolhidos por alguns gestores nem sempre são os que garantem melhores resultados. Focar no óbvio já não é mais o suficiente para sobreviver à crise, de acordo com Vinicius Gomes, sócio da Orbe Consultoria. Buscar novos fornecedores aptos a atender as demandas exigidas pelo cliente, ganho de escala com as centralizações das compras e um processo de compras mais estruturado são algumas mudanças com maior impacto direto no resultado financeiro.
SAIA DO COMODISMO
Amigos, amigos... negócios à parte. O velho ditado nunca fez tanto sentido. Trabalhar com o mesmo fornecedor durante muito tempo pode ser sinônimo de comodismo. Para que a parceria funcione para ambos os lados é importante que as bases da negociação sejam sempre revistas e modificadas.
Se não houver uma forma de harmonizar o que o cliente pode pagar e o que o fornecedor quer oferecer, é hora de sair à procura de novas opções.
Correr atrás dos melhores preços é obrigatório para quem quer reduzir custos. Uma boa pesquisa de mercado mostrará que grandes redes têm maior poder de barganha. “O mercado está esmagando os pequenos”, diz.
Por isso, transformar a concorrência em parceria pode ser uma ótima solução para pequenas e médias empresas conseguirem juntas, contratos mais vantajosos, por meio de associações.
APOSTE EM AÇÕES EM CURTO PRAZO
Pensar e agir somente para o longo prazo, hoje, significa a morte. A afirmação é de Diogo Gomes, um dos sócios da Orbe Consultoria. A melhor estratégia é identificar as oportunidades e iniciar o trabalho pelas ações de maior facilidade de implantação em um horizonte de até três anos, para então, mantê-las a longo prazo, afirma.
De acordo com Gomes, é importante construir uma estrutura de custos competitiva para o presente e ao mesmo tempo solidificar outros projetos com objetivos definidos com base em dados de mercados externos e não em referências internas.
BUSQUE RESULTADOS SEM DESESTIMULAR FUNCIONÁRIOS
A crise existe para todos e o clima de instabilidade compromete a produtividade coletiva. Diminuir ou atrasar salários, cortar benefícios e demitir funcionários devem ser a última alternativa.
Redução de custos quase nunca envolve estratégia, cronograma, e expectativa – um grande erro. Em vez de diminuir o valor de um vale refeição ou a categoria de um plano de saúde, por exemplo, tente renegociar o pacote em questão. “Ninguém quer perder cliente”.
Se demitir for a única opção, saiba como isso irá beneficiar a empresa. “Um corte direcionado, sabendo o real motivo da demissão é válido. Mas, acreditar que um número menor de funcionários irá resolver os problemas da empresa é utopia”.
TENHA UMA VISÃO EXTERNA DE SUA EMPRESA
Se reinventar é uma das melhores estratégias para fugir dos efeitos da crise. Esse é o momento mais propício para rever os investimentos. Além do suporte necessário para todo o planejamento, metas e estratégias para alcançá-las, um olhar externo especializado tem neutralidade na hora de tomar decisões que privilegiam unicamente, o crescimento da empresa.
“Temos uma visão externa, mas oferecemos soluções para 'dentro de casa' de maneira sustentável – uma demanda que sempre vai existir, mas que, se intensifica em épocas de crise”, diz Vinicius.
TRATE A ÁREA DE COMPRAS COMO A MAIS ESTRATÉGICA
Normalmente, a área de compras é tratada como embrionária, sem a técnica necessária para participar das decisões estratégicas. “Nos últimos anos, o perfil desse profissional mudou”, diz Diogo. As características valorizadas na década de 1990 mudaram muito em relação às atuais. Hoje, o comprador tem de estar preparado para atender e entender o mercado.
Ter o talento ideal para essa área significa uma equipe enxuta, porém com salários mais altos, em função da alta capacitação para elevar a receita da empresa, aumentar a lucratividade e definir melhor a utilização do capital da empresa.
Profissionais capacitados poderão identificar onde estão as melhores oportunidades para aperfeiçoar as compras, e optar por soluções orientadas por tecnologia.
Notícias Técnicas
Pacote de integração Versão 1.0.0 inclui o Manual de Orientação do Usuário (MOD), Leiautes, Schemas XSD e Regras de Validação
O Ajuste SINIEF nº 43/2025 prorrogou algumas alterações importantes na NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
Foi publicado, no Diário Oficial da União, na terça-feira (9), o Ajuste SINIEF nº 49/2025, que adequa a legislação do ICMS às novas regras da Reforma Tributária
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Exploração de Via, iniciou um programa piloto destinado as Concessionárias de Exploração de Rodovias
O Confaz publicou o Despacho Nº 42, de 8 de dezembro de 2025, que traz novos ajustes do SINIEF que atualizam procedimentos fiscais
Regra da CLT proíbe o início das férias nos dois dias que antecedem feriados ou repouso semanal remunerado; veja como aplicar em 2025
Portaria MPS nº 2.511/2025 detalha índices para salários de contribuição e pagamentos em atraso
Contadores ganham papel central na integração de informações financeiras e ESG com as normas IFRS S1 e S2
Simplificação tributária força ERPs a aprimorar funcionalidades além do compliance fiscal
Notícias Empresariais
Cada vez mais, a pergunta não é se sua empresa enfrentará um incidente, mas quando..
Com foco em bem-estar, flexibilidade e desenvolvimento, empresas ampliam benefícios para atrair, engajar e reter talentos em um mercado de trabalho mais exigente
Descubra como a execução consistente, liderança preparada e uso inteligente de métricas impulsionam o crescimento exponencial de empresas
Tecnologia acelera produtividade, reduz custos operacionais e democratiza o acesso à inteligência analítica
O setor financeiro é o que mais paga impostos federais no Brasil desde pelo menos 2011, indica estudo da Confederação Nacional das Instituições Financeiras divulgado neste domingo, 14.
Com mais peso econômico e poder de escolha, jovens pressionam empresas a repensar benefícios para atrair e reter talentos
Profissionais de alta performance procuram fatores como clareza de propósito, caminhos reais de desenvolvimento e autonomia
Medida vem na esteira da Lei nº 15.270/25, que instituiu nova sistemática de tributação de lucros e dividendos e tem causado insegurança jurídica
Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese
Avaliação da Serasa Experian é de que Natal segue como a data mais importante para o segmento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
