Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Notícia
O que aprendemos com a estratégia da Nestlé
Lollo, depois Milkybar e então Lollo novamente: a prova de que (a falta de) uma estratégia faz toda a diferença
01/01/1970 00:00:00
Se você tem trinta anos ou mais, deve ter vibrado quando descobriu que o chocolate Milkybar, da Nestlé, voltaria a se chamar Lollo, com vaquinha na embalagem e tudo. Afinal, trata-se de um clássico dos anos 80. Um produto que seguiu imbatível nas vendas até que a empresa suíça deu a ordem de mudar tudo: nome, embalagem, posicionamento etc.
Resultado: cerca de vinte anos depois, o Milkybar praticamente sumiu dos mercados brasileiros. Até que, em 2012, a Nestlé resolveu relançar o simpático chocolatinho. Hoje, a companhia já avalia que pode até recuperar as vendas perdidas nesse período.
Existem inúmeros casos parecidos, de empresas de todos os portes. São exemplos que mostram que, antes de partir para o mercado, é fundamental que se tenha uma estratégia bem definida. Ainda mais quando se trata de uma empresa no início das operações, já que ela certamente não terá o fôlego da Nestlé para correr atrás do prejuízo.
Pois é, a questão da estratégia é determinante para o bom andamento de um novo negócio. Neste artigo sobre o tema, o venture capitalistFred Wilson conta que existem alguns erros clássicos que, se cometidos, podem comprometer gravemente a gestão, antes mesmo dela começar. Um deles é fechar o modelo de negócios sem ter estabelecido uma estratégia eficiente. São comuns os casos de startups que desenvolvem um produto, elaboram o modelo e só então partem para o planejamento estratégico que vai lançá-lo e posicioná-lo.
É como colocar o carro na frente dos bois – um equívoco que, guardadas as devidas proporções, foi ilustrado pelo exemplo do Lollo. Wilson aponta para o fato de que criar um novo produto ou um reposicionamento não significa lançá-lo. Significa, no máximo, que sua empresa chegou a um ponto em que o produto oferecido é aceito pelo mercado. E isso pode parecer suficiente para a elaboração de um modelo de negócio, mas não é.
Mas eu nem tenho ideia de por onde começar…
Ora, não se aflija, isso é perfeitamente normal. Existem algumas perguntinhas básicas que você pode fazer para orientar esse início de planejamento. São elas:
- Quem somos?
- Qual a nossa missão?
- Qual a relevância do nosso negócio para o mercado?
- Afinal, aonde queremos chegar?
- Quais os atores envolvidos neste planejamento?
- Quem deve ter participação importante nas análises que traçarão os caminhos da empresa?
Obtidas as respostas e definidos os papeis, chega o momento de reunir o máximo de informações para ampliar sua visão do mercado. É a hora de você conhecer tudo o que se refere à análise de mercado, ao crescimento e ao desenvolvimento de funcionários, aos concorrentes e às áreas e mercados para explorar.
E se você quiser conhecer mais detalhes desse processo, recomendamos que conheça alguns de nossos cursos sobre estratégia. Mais especificamente o Startup: Ferramentas essenciais para começar seu negócio. É conhecimento aplicável para te auxiliar em momentos centrais de um empreendimento, como a validação de uma ideia de negócio, o teste da solução de um produto ou serviço e a estruturação do modelo de negócio.
Com três horas e meia de duração, o curso é 100% online, gratuito e está a cargo de Rafael Duton, empreededor Endeavor e cofundador da Movile. Depois de realizá-lo, você será capaz de:
- Validar uma ideia de negócio;
- Identificar e validar qual é o problema ou a dor do seu potencial cliente;
- Validar a proposta de solução do seu produto ou serviço (MVP);
- Estruturar um modelo de negócio (Canvas);
- Identificar os adeptos iniciais e como montar um pitch de vendas.
Outro curso essencial para você montar sua estratégia é o de Planejamento Estratégico para Empreendedores, também online e totalmente grátis. Ministrado pelo especialista Fernando Bucheroni, o curso tem três horas de duração e te vai te ajudar a:
- Definir sua visão e missão e entender por que isso afeta as decisões estratégicas;
- Analisar a situação atual do seu negócio e do seu mercado;
- Elaborar estratégias a partir dos diagnósticos feitos;
- Mapear e escolher entre as alternativas estratégicas possíveis;
- Executar e monitorar o planejamento no dia a dia da empresa.
Agora, se você já tem uma estratégia que considera efetiva, ótimo. Mas não conte com ela para sempre. Afinal, “camarão que dorme, a onda leva”; e isso vale ainda mais para o empreendedorismo. Afinal, uma estratégia pode se provar efetiva por algum tempo, mas não o será para sempre. É preciso se reinventar, renovar, atualizar… enfim, é preciso inovar.
Existem vários casos em que estratégias sólidas levaram a inovações bem-sucedidas. O da Kibon, por exemplo, que inaugurou uma loja em São Paulo onde os consumidores podem escolher os ingredientes e acompanhar na hora a preparação de seus próprios picolés. A ideia reproduz a aposta estratégica da Unilever em lojas conceitos. O objetivo é o de reforçar o nome dos produtos junto ao público em períodos favoráveis de consumo.
Aqui na Endeavor também temos um curso que te ajuda a planejar a inovação. É o de Ferramentas práticas de Inovação: inovar para se diferenciar, ministrado pelo especialista Maximiliano Carlomagno.
Ao assistir às duas horas e meia de vídeo-aulas, você vai aprender a
- Definir quais são os Drivers da Inovação;
- Diferenciar Inovação e Melhoria;
- Identificar quais são os tipos de inovação, por meio do Radar de Inovação;
- Compreender como é o processo de inovação para transformar um insight em resultado;
- Aprender quais as competências necessárias para o processo de Inovação.
Além desses, há outros cursos que vão te ajudar com aquelas dores na hora de montar uma estratégia vencedora. Não deixe de fazer todos. Afinal, em Lollo que está ganhando não se mexe.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
O prazo final de entrega está se aproximando: dia 31 de julho
Nova norma exige laudos mais detalhados e especializados, reduz agendamentos e garante estabilidade para segurados com doenças graves e irreversíveis
Todos os anos, milhares de trabalhadores têm o pedido do benefício por incapacidade temporária também conhecido como auxílio-doença negado pelo INSS
Decisão do STF garante correção mínima pela inflação para proteger saldo dos trabalhadores no FGTS
O cumprimento da regra é fundamental para o acesso a benefícios previdenciários
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Nos últimos meses, empreendedores estão com altas expectativas com a possível aprovação do Super MEI
Nesta quinta-feira o IBGE informou que a inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,35% em junho - 0,85 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade