Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
O que fazer com um funcionário reclamão?
Como administrador, você tem de prestar atenção em tudo que possa aprimorar o trabalho das pessoas. Portanto, se você tem um funcionário que reclama demais, é importante fazer um diagnóstico e observar dois fundamentos antes de agir.
01/01/1970 00:00:00
Como administrador, você tem de prestar atenção em tudo que possa aprimorar o trabalho das pessoas. Portanto, se você tem um funcionário que reclama demais, é importante fazer um diagnóstico e observar dois fundamentos antes de agir.
Em primeiro lugar, você deve observar se as reclamações são procedentes. Isto é, se há fatos e evidências de que as reclamações são problemas sérios, que merecem atenção. Ou se o reclamão, na verdade, vive uma expectativa irreal de que tudo e todos na empresa devam ser perfeitos e de que, se tudo funcionasse certo, os problemas não ocorreriam.
Se as reclamações forem procedentes, cabe a você, líder, encontrar e implementar as alternativas para solucioná-las. Engaje seu time nessa solução, principalmente o reclamão. Mas, se as queixas forem improcedentes, cabe um feedback à pessoa, com fatos e evidências da irrelevância daquilo que foi reclamado.
Acima de tudo, dê uma orientação pragmática, para que a pessoa evolua e seja capaz de, como bom profissional, separar o que é relevante daquilo que não tem a menor importância para a empresa alcançar seus objetivos.
Em segundo lugar, você deve observar se o reclamão é de boa índole ou não. Algumas pessoas não reclamam para construir, mas somente para destruir. Se a pessoa for de boa índole, faça como mencionei nos parágrafos anteriores. Entretanto, se você identificar que a pessoa deseja somente que as coisas não deem certo, então você deve considerar retirá-la da equipe.
Em geral, um reclamão de má índole nunca é capaz de resolver problemas que estão sob sua responsabilidade. Ignora coisas que deveria saber como profissional. Faz-se de vítima da empresa, das demais pessoas e das circunstâncias, nunca encontra uma ideia positiva, que mova as ações para frente. E também não evolui após feedbacks.
Um líder deve ser muito bom na seleção de seu time, pois um único reclamão pode colocar todos para baixo. Uma empresa depende de pessoas que sejam boas em resolver problemas, não em reclamar deles. Portanto, um reclamão não deve ter espaço em nenhuma companhia.
Vamos em frente!
Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade