A Instrução Normativa BCB nº 637 traz atualizações significativas para o Open Finance no Brasil, com um foco especial na transparência e na inclusão do Pix Automático
Notícia
Fazer amizades no trabalho é um problema?
Coach fala sobre as relações interpessoais no meio profissional
01/01/1970 00:00:00
Nos dias de hoje é cada vez mais escasso o tempo em casa porque passamos a maior parte trabalhando, inclusive no trajeto até em casa. Essa situação acarreta menos tempo disponível para compartilhar com a família e amigos. Faz parte do dia a dia, já que é necessário pagar despesas com moradia, alimentação, vestimenta, saúde e tantas outras responsabilidades. Com tudo isso, há ainda o quesito satisfação profissional, onde os indivíduos exercem sua vocação, talentos e habilidades.
Diante desse cenário, a coach Andreia Rego afirma que é fundamental construir relações interpessoais saudáveis, com respeito, transparência e cordialidade. Os colegas de trabalho podem se tornar grandes amigos e companheiros com o passar do tempo. A rede profissional LinkedIn fez uma pesquisa em 14 países para retratar a importância dos relacionamentos entre colegas de empresa. Em todos os países pesquisados, quase metade, cerca de 46% dos profissionais, acredita que a amizade entre colegas faz deles pessoas mais felizes e produtivas no trabalho.
No processo de Coaching, o profissional trabalha com novas reflexões e interpretações sobre a forma de lidar com os colegas. Segundo Andreia, essas perspectivas ajudam a aprimorar alguns dos pontos importantes, como:
Autoconhecimento: essa fase serve para compreender melhor a si mesmo como um ser humano que erra e acerta, assim como todos os demais;
Empatia: se colocar no lugar do outro, no sentido de perceber que há necessidade, fala, atitude sendo colocadas, onde é possível observar e amenizar quaisquer impactos negativos naquela pessoa, sem deixar de se posicionar e ser justo;
Escuta Ativa: reaprende-se a equilibrar os diálogos com momentos de escuta ativa para dar oportunidade ao outro de se expressar e buscar entendimento sobre sua verbalização;
Estado Emocional: saber como reconhecer seu estado emocional, evitando permanecer refém de comportamentos indesejáveis.
Para que não haja conflitos no ambiente de trabalho, deve-se estabelecer um limite e delimitar os papeis de cada um, ou seja, “se você é liderado e tem amizade com o líder, saiba assumir suas responsabilidades profissionais, não tirando proveito ou se beneficiando da amizade. Isso vale para o líder também, com relação ao colaborador, evitando exploração demasiada”, indica a coach.
“A amizade no local de trabalho reflete leveza, suporte emocional para momentos difíceis, celebração diante de conquistas, parceria nas tarefas, superação de desafios, aumento de bem estar, felicidade e até produtividade”, indica Andreia Rego. O Brasil mostra que os funcionários daqui são mais ligados aos colegas de trabalho e 60% falam sobre questões familiares e pessoais, enquanto três em cada dez mantêm contato com o líder fora do ambiente organizacional.
Sendo assim, para ter um boa relação entre as pessoas é indispensável evitar fofocas, não criar grupinhos e excluir os outros, não atrapalhar o colega quando estiver trabalhando e produzindo, manter discrição relevante sobre a própria vida, das amizades e dos demais, e ser fiel, não colocando seus interesses acima de todos.
Notícias Técnicas
Novas regras do eSocial S-1.3 passam a valer em 18 de agosto no ambiente restrito e em 29 de agosto no ambiente de produção
Escritórios contábeis precisam intensificar a revisão fiscal dos clientes já em agosto para evitar surpresas no fechamento de dezembro
Descubra como funciona o regime monofásico de PIS e COFINS no Simples Nacional
Novos campos e regras entram em produção em outubro de 2025 e serão exigidos a partir de janeiro de 2026
Entenda os riscos e oportunidades, e como se preparar para o modelo de IVA dual
A esta altura do ano, já está claro para todos que a reforma tributária não é apenas uma mudança legislativa, mas, sim, uma revolução silenciosa que irá mudar paradigmas para muitos setores.
A Constituição protegeu a ZFM e as ZPEs, mas a reforma tributária muda tudo. Entenda os riscos e o futuro desses polos de investimento no Brasil
A popularização das chamadas holdings patrimoniais como ferramenta de planejamento sucessório e proteção de bens tem atraído cada vez mais famílias e empresários no Brasil
Aumento da carga fiscal e fim dos benefícios exigem planejamento estratégico. Setor terá de se adaptar à nova realidade do IBS e CBS para manter competitividade até 2033
Notícias Empresariais
O Pix se estabeleceu recentemente como o meio de pagamento usado com maior frequência pelos brasileiros, ultrapassando o dinheiro
Plano Brasil Soberano está separado em três eixos; ações foram oficializadas nesta quarta-feira 13
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Empresas brasileiras apostam em plataformas de decisão para lidar com fluxos financeiros complexos e liberar executivos para decisões estratégicas
Aprenda sobre o uso de ferramentas tecnológicas e a padronização de processos para otimizar o funil de vendas
Nova estrutura unifica tributos e transfere cobrança para local de consumo, tornando sistema mais racional e eficiente para empresas e fiscalização
Tarifaço pressiona margens de pequenas e médias empresas e exige gestão mais eficiente para evitar perdas
Aumente sua segurança contra fraudes no Simples Nacional. Saiba identificar e prevenir golpes comuns, como boletos falsos e clonagem de CNPJ
Empresas e órgãos públicos que tratam dados pessoais de clientes, usuários ou cidadãos precisam estar atentos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade