Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
Como abastecer o funil de vendas usando a comunicação?
Veja quais serviços de comunicação podem te ajudar a otimizar esse processo alimentando as três principais etapas do funil
01/01/1970 00:00:00
No mundo dos negócios uma coisa é certa: todas as empresas, independente de sua área de atuação, querem aumentar seu número de leads. Contudo, para isso acontecer, é preciso investir em uma estratégia diferenciada, eficiente e mensurável. Dentre as opções presentes no mercado, uma delas tem obtido bastante sucesso, trata-se da otimização do funil de vendas através da comunicação.
Há algum tempo, o funil de vendas de uma empresa era controlado somente pelo time comercial. Contudo, com o crescimento do marketing digital e, principalmente, o surgimento de novas metodologias como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, a comunicação passou a executar um papel fundamental nesse processo.
O atual modelo do funil de vendas representa toda a jornada de compra da sua audiência, desde o momento em que ela tem o primeiro contato com a sua empresa até a compra. Assim, é possível fundamentar uma estratégia assertiva, com táticas direcionadas para um público muito mais específico e em diferentes etapas do processo. Só que para isso, é essencial que você produza conteúdo relevante para fidelizar e guiar o seu público até a finalização do processo, fazendo com que ele perceba porque sua empresa é a melhor opção para ele resolver o problema que está lhe incomodando.
Veja quais serviços de comunicação podem te ajudar a otimizar esse processo alimentando as três principais etapas do funil:
Topo do Funil - Assessoria de Imprensa
Nesse estágio, as pessoas ainda não estão interessadas ou nem sabem que tipo de empresa contratar. Elas sentem que têm algum problema ou necessidade, mas ainda estão procurando informações sobre o assunto. Por isso, você deve despertar o interesse do seu público envolvendo seu produto ou serviço de uma maneira leve, sem fazer nenhuma abordagem comercial. Nesse caso, a assessoria de imprensa é uma excelente aliada para otimizar seus esforços fazendo com que você alcance um maior número de pessoas que, posteriormente, poderão ser nutridas e segmentadas até se tornarem clientes. A atuação desse trabalho agindo de maneira contínua gera visibilidade para sua marca e, aos poucos, faz com que sua empresa torne-se referência no mercado atraindo cada vez mais prospects.
Meio do Funil - Marketing de Conteúdo
Se no topo do funil, o objetivo é apresentar um conteúdo focado e otimizado para atrair uma audiência mais ampla, no meio a ideia é transformar os visitantes em leads e segmentá-los. Nessa fase, os interessados já entenderam qual é o problema pelo qual estão passando e estão em busca da melhor solução. Logo após receber os estímulos na primeira etapa do funil, o consumidor dirige-se a internet para pesquisar mais informações sobre o produto ou serviço que pretende adquirir. Assim, é fundamental que ele encontre um conteúdo relevante produzido pela sua empresa e que lhe ajude na sua tomada de decisão. E é através do marketing de conteúdo que você irá atingir esse objetivo, apresentado a esse visitante as soluções existentes, provando que a sua é a melhor e o transformando em um lead. Para isso, sua empresa deve coletar informações para conseguir se relacionar com esse prospect até o momento da venda. Um bom incentivo é fornecer materiais relevantes como ebooks, landing pages, infográficos, entre outros, em troca da confiança do consumidor.
Fundo do Funil - Mídias Sociais
Quando um lead chega no fundo do funil você deve convencê-lo de que sua empresa é a que deve ser contratada. Nesse momento você já tem liberdade para oferecer conteúdos promocionais. O marketing de conteúdo continua agindo através de webinars para explicar sobre o seu produto e serviço, white papers com cases de clientes e outros materiais que tirem possíveis dúvidas desse lead. Mas, além disso, é nessa fase que sua marca deve focar em estratégias de relacionamento, antes e após a venda. Afinal, conquistar um novo cliente é muito mais caro do que fidelizá-lo. Por isso, esteja sempre a disposição e use suas redes para encantá-lo. As mídias sociais são uma das ferramentas mais eficazes para construir e fortalecer esse relacionamento. Utilize uma linguagem e posicionamento alinhados com os valores e objetivos da sua marca. E, lembre-se que, com essa exposição, sua empresa fica ainda mais sujeita a criticas e elogios, portanto, é imprescindível que você tenha um excelente SAC 2.0, ou seja, alguém responsável por monitorar, fazer intermediações e lidar com possíveis crises.
Para garantir resultados ainda melhores, é essencial que sua equipe de marketing e vendas estejam em perfeita harmonia. Enquanto o marketing foca em atrair prospects, convertê-los em leads e nutri-los com materiais relevantes, a equipe de vendas deve abordar esses leads em conversas individuais de maneira que eles consigam fechar um negócio durante um período específico de tempo.
A sinergia entre esses dois departamentos é conhecida como Smarketing – formada pela junção entre as palavras “sales” e “marketing” - uma estratégia que tem por objetivo realizar um conjunto de ações para acabar com as dificuldades e trazer alinhamento entre essas áreas. De acordo com um estudo realizado pela Aberdeem Group, empresa americana especializada em pesquisas de marketing, as organizações com equipes de marketing e vendas alinhadas alcançam 20% de crescimento de receita anual. Mas, isso já é assunto para o nosso próximo artigo!
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade