O CFC convida todos os escritórios de contabilidade do País a participarem da Pesquisa Global de Informações sobre Sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Notícia
Tenho muitos concorrentes. Como chamar a atenção do cliente?
Como chamar a atenção do cliente em meio à concorrência?
01/01/1970 00:00:00
Se perguntados, nove entre dez empresários brasileiros responderão a esta pergunta com a mesma palavra: preço. Em meu trabalho, ao propor treinamentos para melhorar as vendas, a maior demanda que recebo diz respeito à negociação. Ou seja, a necessidade percebida é de que os vendedores precisam aprender a negociar preços.
Em tempos mais difíceis como o que estamos atravessando, a percepção de que preço é a única forma de diferenciar-se do concorrente aumenta ainda mais. Isto é um mito! Para chamar a atenção do cliente em um ambiente competitivo, você pode utilizar recursos muito eficazes bem antes de comprometer suas margens em uma briga de preços.
A primeira coisa que você precisa fazer é estudar sua concorrência e entender como você pode enfrentá-la. Cuidado com os diferenciais quantitativos onde o mais rápido ou o mais barato são fatores facilmente batidos principalmente quando o ambiente competitivo é muito heterogêneo em tamanho de empresas. Procure os diferenciais qualitativos. Não a já batida mensagem de que seus produtos têm qualidade, que vocês são honestos ou que prestam o melhor serviço. Essas ninguém presta mais atenção.
Procure situações onde suas capacidades lhe permitem oferecer algo que seu concorrente não tem como fazer. Busque boas experiências de seus clientes, deixe eles falarem por vocês, agregue valor mostrando que você tem soluções únicas. Mostre-se acessível e fácil de se fazer negócios.
Diferencie preço de valor. Preço é o quanto o cliente paga pelo produto que você está vendendo; valor é o quanto o cliente acha que ele vale. Valor é atribuído pelo cliente e dependerá da sua habilidade de entender a motivação de compra dele e mostrar que somente você tem condições de oferecer aquilo que ele precisa, tornando sua oferta irrecusável. Quanto mais você conseguir passar a ideia única de valor do que você está oferecendo, maior a propensão do cliente de escolher você.
Diferencie-se do seu concorrente mostrando que é fácil fazer negócios com você. Ninguém gosta de processos complicados, pouco amigáveis e demorados. Torne os processos de venda de sua empresa mais ágeis e flexíveis. Torne a experiência de compra de seu cliente algo positivo e memorável. Use a tecnologia a seu favor.
Seja mais acessível. Mais fácil de ser encontrado. Fique mais disponível. Use os diversos canais de contato hoje disponíveis. Faça de seu relacionamento com o cliente uma única conversa, contínua, através das diversas mídias. Redes sociais, SMS, e-mails, Whatsapp entre outros. A disponibilidade pode ser um diferencial decisivo. A acessibilidade faz o seu cliente lembrar de você antes de pensar no concorrente. Estimule a troca de experiências positivas e até negativas, para que possa corrigir os problemas que eventualmente apareçam.
No fim do dia, todas estas iniciativas levam você à construção de um diferencial qualitativo muito importante: confiança. É um investimento de médio e longo prazo e de retorno garantido.
Notícias Técnicas
Escritórios adotam marketing digital e novas tecnologias para ampliar carteira e se manter competitivos no mercado contábil atual
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que desobriga pequenos produtores rurais não inscritos no CNPJ
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, é considerada a mais profunda reestruturação do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas
Pagamento de R$ 6 bilhões beneficia cerca de 774 mil trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário; valores médios são de R$ 7,7 mil e serão creditados entre os dias 17 e 20 de junho
Nota Técnica 2025/002 detalha ajustes nas NF-e e NFC-e para MEI e Simples Nacional, com efeitos a partir de 2026 e obrigatoriedade em 2027
Para compensar o recuo, também foi publicada a Medida Provisória que aumenta outros impostos
As regras de pagamento continuam as mesmas: quem trabalhar no feriado deve receber o valor em dobro ou compensar com folga em outro dia
Na próxima segunda-feira, 16, a Caixa Econômica Federal faz o pagamento do Pis, ou Abono Salarial, calendário 2025, referente ao ano-base 2023
De março para abril deste ano, a produção industrial caiu em nove dos 15 locais estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Notícias Empresariais
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
O setor produtivo recebe novamente com preocupação mais uma tentativa do governo federal de aumentar impostos com objetivos arrecadatórios
"Ninguém vai querer usar uma ferramenta que está presa em 50% de precisão", diz Paul Romer
Segmentos mais impactados pela data esperam movimento 21,7% maior do que o do ano passado, segundo a Fecomércio-DF. Muitos consumidores seguem em busca do presente perfeito para celebrar o amor
Miley Cyrus e outros famosos revelam como tentavam esconder gastos indevidos de seus contadores. Entenda as estratégias usadas e as consequências de tais ações
Setor financeiro e segmentos beneficiados por iniciativas governamentais estão no topo da lista.
Moeda americana registrou queda de 0,57% em relação ao real, cotada a R$ 5,53. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,51%
Para Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, se o projeto prosperar será um dos mais duros ataques à Soberania Nacional e à Petrobrás
Pesquisa da Rico aponta que pensar as finanças em casal pode trazer benefícios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade