EFD-Contribuições, EFD-Reinf e DCP estão com os prazos se esgotando até sexta-feira. Confira
Notícia
4 passos para criar um logotipo para o seu negócio
O logotipo e o nome da sua empresa diz mais do que você pensa para os seus clientes. Quando esse processo é feito de forma correta, seu negócio pode estar um passo mais perto do sucesso.
01/01/1970 00:00:00
Abrir uma empresa vai muito além de somente abrir as portas do seu estabelecimento ou colocá-la online. É como a lei de ação e reação de Newton (tá lembrado?), a empresa precisa fazer uma ação para ter alguma resposta, porque se não fizer nada, ela continuará parada, na inércia para sempre.
Logo ao começar seu negócio, os primeiros passos seriam a criação do nome para empresa, abertura fiscal e legal, aluguel de escritório, contratação de equipe e por aí vai.
A GRANDE QUESTÃO É QUE MUITOS EMPREENDEDORES AINDA ESQUECEM DE UM PONTO PRINCIPAL NESSA EMPREITADA: A CRIAÇÃO DE UM LOGOTIPO PARA SUA EMPRESA.
Sim, isso é um ponto crucial, e nesse artigo vamos te mostrar por que e como um bom logotipo pode construir uma ponte entre seu negócio e seus consumidores. A marca de uma empresa é um dos atributos intangíveis mais importantes para o crescimento do negócio. Você consegue imaginar uma empresa que não tenha um logo, um símbolo ou se quer um nome? Como as pessoas vão identificar sua empresa, onde ela fica e o que ela faz?
Por que criar um logotipo?
A pouca concorrência fez com que, até metade do século passado, a maioria das empresas não vissem tanta importância em investir em design. Com o desenvolvimento econômico e a melhoria no poder de aquisição do consumidor, as empresas viram a necessidade de se destacar na prateleira e isso faz uma grande diferença.
Um excelente exemplo disso é como a marca de leite Mumu implementou uma nova estratégia empresarial para ganhar competitividade com seus produtos. A estratégia foi renovar toda a identidade visual da embalagem do leite para um criar visual mais alegre e divertido, somente isso fez com que a marca saltasse de uma participação de 1% para 17% no mercado em apenas 30 dias.
Agora que vimos a importância de uma identidade visual criativa feita por profissionais e bem aplicada para a empresa, vamos começar a colocar a mão na massa?
Logos Tipográficas, Logos Representativas e Logos Abstratas
Existem dezenas de tipos de criações de logo, mas elas se encaixam basicamente em três grupos. O primeiro é o modelo de logo tipográfico que se utiliza somente de fontes (letras) em sua composição, mas com um toque de design que as diferencia, como por exemplo IBM, Microsoft e Sony. Outro formato é o de criação de um desenho representativo que esteja relacionado ao business da sua empresa, por exemplo uma hamburgueria que usa um hamburguer (!) em sua marca. Simples e direto, né?
O terceiro tipo é a criação de elementos abstratos, mas que são lapidados, desenvolvidos e trabalhados para construir um significado dando valor para um logotipo. Um bom exemplo é a logo da Nike, que após anos e anos de investimento em Marketing e Comunicação, hoje está totalmente associado a um lifestyle atlético e moderno. Quem não reconhece o símbolo da Nike?
As empresas em crescimento raramente podem pagar milhões de reais e dedicar anos de esforço necessários para criar essas associações como a da Nike. Dessa forma, um Logotipo que ilustra claramente o que sua empresa representa ou faz, seja pelo nome ou pelo desenho, pode ser uma escolha mais acertada.
O IDEAL É QUE SEU CLIENTE CONSIGA DIZER O QUE SUA EMPRESA FAZ SOMENTE DE OLHAR PARA SUA LOGOMARCA.
Um ponto muito importante de frisar é que a logo não deve ser criada do zero, de tempos em tempos, e sim reformulada, renovada. Por isso, a hora de fazer um estudo aprofundado dos objetivos do seu negócio e de como você quer se comunicar com seu consumidor é agora. O tempo que você investir agora na construção da marca da sua empresa, com certeza salvará você de retrabalhos posteriores.
Criação de Logotipo: primeiros passos
Invista tempo, busque qualidade na criação da identidade de sua empresa e crie um Logotipo que ficará marcado para sempre na mente do seu consumidor. Para isso, separamos algumas dicas e considerações para você iniciar a criação do seu logo hoje.
- Estude seu consumidor
O que eles fazem? Quais marcas eles usam? Como eles se comportam? Todas essas percepções serão importantes, pois para sua marca criar empatia com seu público, ela deve “se comportar” como seu público. Para facilitar, pense no seu dia a dia, você se dá melhor, confia e conversa com as pessoas com quem você se identifica, certo? Então, assim deve ser sua marca com seu consumidor.
- Pesquisa de cores
Importantíssimo: a cor da sua logo vai influenciar totalmente no comportamento do seu consumidor. Existem estudos que mostram que as cores fortes (amarelo e vermelho) do Mc Donalds são propositais, o objetivo é que você realmente leve a sério a característica de fast-food. Lembre-se de verificar como ela ficaria aplicada em preto e branco também.
- Clean e funcional
Sua logotipo deve funcionar bem tanto em seu cartão de visitas como aplicada na fachada. Uma boa logo deve ser replicável em escala, memorável e distinta. Use ícones e desenhos, fotos não são fáceis de se adaptar se forem aumentadas em grande escala ou reduzidas para pequenos espaços.
- Contrate um profissional
Seu sobrinho pode ser ótimo em Corel ou aquele amigo muito criativo ser solíticito em ajudar, mas dificilmente eles terão a experiência e o conhecimento de um profissional de design que fez uma faculdade e estuda para isso. Não vale a pena colocar o sucesso da sua empresa em cheque por uma identidade visual que parecerá amadora e não trará confiança para seus clientes. Lembre-se, no momento de criação de um logo para sua empresa, que você está construindo um relacionamento, uma conexão que, se bem feita, durará para toda a vida.
Notícias Técnicas
Ajustes em NF-e, NFC-e, CT-e e outros documentos serão necessários para atender às novas exigências do IBS, CBS e IS da reforma tributária
10ª Boletim MTE/DIEESE foca em saúde mental e destaca 18 boas práticas que promovem bem-estar, prevenção ao adoecimento e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho
Operação nacional verifica se empresas cumprem lei que obriga oferta de local de guarda, convênio com creches ou pagamento de auxílio a mães com filhos pequenos
Como o pagamento fracionado split payment afeta a gestão financeira e contábil das empresas brasileiras
Uma mudança monumental está em curso no Brasil, e ela não acontece nas ruas, mas nas linhas de uma complexa emenda constitucional
A nova NR-1 exige gestão de riscos ocupacionais, incluindo saúde mental. Burnout ganha destaque, e compliance torna-se essencial na prevenção
Entenda o que faz esse profissional e sua importância na hora de se aposentar
A tributação de verbas indenizatórias no Brasil provoca intensos debates jurídicos. O STF reconhece a natureza salarial do terço constitucional, mas exclui o salário-maternidade da incidência contributiva
Novo acordo técnico facilita comprovação de identidade de estrangeiros e fortalece inclusão social no benefício assistencial
Notícias Empresariais
Seja na foto de perfil profissional, na página de vendas ou na apresentação a investidores, talvez valha seguir o conselho popular: fale menos, sorria mais
A inteligência artificial, ao lado de mudanças estruturais nos setores de maior crescimento, é um dos principais motores dessa tendência
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
Edital de transação de pequeno valor da AGU oferece descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses
PL nº 1.087 propõe tributação de dividendos de 10% para investidores não residentes, podendo incentivar recompra de ações por empresas
Revisão para baixo do IPCA se mantém há 11 semanas, diz BC
Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros afetam mais small caps e companhias endividadas, enquanto grandes grupos limitam prejuízos.
Alguns dos impedimentos são a informalidade, o baixo score de crédito e históricos bancários desfavoráveis, que dificultam a contratação
Rogério Nagamine Costanzi, responsável por estudo que trata o MEI como uma bomba previdenciária, diz que o programa precisa ser reestruturado para abarcar apenas trabalhadores mais pobres e menos escolarizados
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade