Receita Federal e municípios trabalham na implementação da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícia
Inteligência para encontrar potenciais clientes
O geomarketing é uma técnica de estudo de mercado que consiste em analisar informações em mapas digitais
01/01/1970 00:00:00
O geomarketing é uma técnica de estudo de mercado que consiste em analisar informações em mapas digitais. Cada vez mais popular nas empresas brasileiras, essa visão espacial proporciona localizar os melhores locais para envio de mala-direta ou para fazer panfletagem, de acordo com o perfil do público-alvo. Neste tipo de estudo, são consideradas as informações do Censo (número de moradores por renda, sexo, idade etc) e cadastros de empresas, para estimar o potencial de consumo da população que trabalha ou transita na região.
O objetivo desse estudo é predizer quanto dinheiro as pessoas no raio de influência do seu comércio ganham e quanto poderiam gastar no seu estabelecimento. Quer experimentar? Se você possui uma empresa ou ponto comercial, desenhe sua área de atuação no Geoportal Analista. Entre no site www.geoportal.com.br e se cadastre gratuitamente. Comece posicionando num mapa o seu ponto de venda e os concorrentes. Procure entender os limites da sua área de atuação, de onde vêm os seus clientes ou a maioria deles. Considere a distância média que eles se deslocam para comprar seu produto ou serviço e a localização dos concorrentes.
As padarias e bancas de jornal possuem áreas de atuação menores, pois a maior parte de seus clientes vem das proximidades, caminhando. Assim como mercearias, bares e pequenas farmácias, ambos os segmentos atraem pessoas que moram a cinco quarteirões de distância, portanto sua área de atuação é um círculo ao redor do ponto de venda com 500 metros de raio.
A área de atuação do seu ponto comercial pode ser um círculo de 1 ou 2 km de raio (farmácias, salões de beleza ou pet shops), 3 a 5 km (bancos, supermercados ou shoppings), ou 5 a 10 km (lojas de materiais de construção ou comércio de veículos). Algumas áreas de atuação possuem particularidades. Por exemplo, se o seu estabelecimento está localizado em um centro comercial, sua área de atuação será maior.
Já o potencial de um posto de gasolina está diretamente relacionado ao fluxo de veículos nas ruas adjacentes e seus concorrentes são outros postos na mesma via e no mesmo fluxo. Por sua vez, os restaurantes e bares precisam fazer parte da seleção de preferidos dos seus clientes, pois normalmente as pessoas variam sua escolha segundo estilo e gostos, e não apenas pela localização.
Após definir a sua área de atuação, o sistema informa a quantidade de potenciais clientes ao alcance do seu ponto comercial. Refine as características do seu público-alvo – como domicílios de classe A ou classe AB, ou quantidade de mulheres de 25 a 40 anos, ou quantidade de homens com renda entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por mês, ou empresas de um determinado perfil ou ramo de atividade – e adquira uma lista de endereços para envio de mala-direta ou seus telefones de contato para ações de telemarketing ou planeje sua panfletagem.
Estas empresas, que possuem conhecimento técnico de geomarketing, podem extrair ainda mais valor das novas ferramentas. Hoje a sua maior dificuldade é mapear grandes quantidades de clientes, pois milhares de endereços não são localizados. Algumas grandes empresas já comprovaram que as novas ferramentas produzem resultados duas vezes melhores que seus concorrentes.
As novas tecnologias também mapeiam endereços de clientes automaticamente e compartilham análises de geomarketing online. Desenvolvidas já no Brasil contam com atualizações mensais de mapas, o que é muito importante para diversas operações, como logística, trade marketing e vendas. Elas são tão importantes que, em alguns casos, não se pode emitir boleto de cobrança se o endereço não estiver validado no sistema. Na prática, quando a rua é nova e não está mapeada, a empresa precisa saber como enviar o boleto antes mesmo que os Correios definam o CEP daquele endereço.
Notícias Técnicas
Aposentadoria especial exige comprovação técnica, atenção às novas regras e documentação completa para garantir a concessão do benefício
Empresas devem revisar folha de pagamento para possíveis restituições
MTE e Dieese listam 18 boas práticas de negociação coletiva trabalhista para promover bem-estar, prevenir doenças e combater assédio
Estamos a menos de 5 meses do início do período de transição da Reforma Tributária, que começa em 2026, com a fase de testes, e termina em 2032, com a aplicação integral da nova legislação a partir de 2033
Após quase quatro décadas de debates e falsos começos, o Brasil finalmente promulgou uma reforma em seu sistema tributário sobre o consumo
Saiba como funciona, sua diferença com o crédito financeiro, registro contábil e como evitar problemas com a Receita Federal
Com o novo IBS, a alíquota interestadual de 4% para produtos importados sai de cena e abre um jogo totalmente novo no comércio entre Estados
A EC 132/23 e PL 108/24 avançam na progressividade do ITCMD, impactando a tributação sobre heranças e doações nos estados
Decisão do Supremo exige que empresas participem da fase inicial do processo para só então responder por dívidas trabalhistas de outras companhias do mesmo grupo
Notícias Empresariais
Negócios que combinam visão de longo prazo, inovação constante e foco genuíno no cliente constroem bases sólidas para crescimento sustentável e liderança de mercado
Embora programas de bem-estar e benefícios ajudem, eles não atacam a raiz do problema. A responsabilidade de criar um ambiente onde o burnout não se instale é da liderança
Mais do que acompanhar a tecnologia, o RH precisa impulsionar a transformação sem perder o fator humano
Saiba como garantir a segurança de dados e atender às normas
A R$ 5,20, moeda já acumula queda de 10% em 2025
Cinco maneiras de transformar dados em vantagem competitiva para instituições financeiras
O Pix se estabeleceu recentemente como o meio de pagamento usado com maior frequência pelos brasileiros, ultrapassando o dinheiro
Plano Brasil Soberano está separado em três eixos; ações foram oficializadas nesta quarta-feira 13
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade