Após cinco meses de investigações, foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, nas cidades de Araçatuba (SP)
Notícia
MMN: conheça a estratégia de vendas que movimenta bilhões de dólares todo ano
Sucesso inegável no mercado dos EUA, o MMN, ou Marketing Multinível, ainda dá os primeiros passos aqui no Brasil. Por isso, quanto antes você conhecer e entender essa ferramenta, melhor.
01/01/1970 00:00:00
Eis aqui, caro empreendedor, mais uma sigla para a nossa já volumosa e consistente sopa de letrinhas. Mais uma para se juntar às de 5W2H, IPO, KPI, SKU, PDCA, e por aí vai. Mas essa se refere a um modelo comercial – a um “canal de vendas estratégico”, de acordo com este artigo do portal Gestor Atual: o marketing de rede, ou marketing multinível, mais conhecido como MMN.
O que é MMN?
Ainda que você não conheça o termo, certamente conhece exemplos de como ele é praticado. Herbalife, Natura, Amway, Mary Kay… todas essas empresas utilizam o MMN como estratégia de vendas.
Pois, de acordo com este elucidativo texto do blog MMN Expert, o Marketing Multinível é exatamente isso: uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, na qual a divulgação dos produtos se dá por meio do “boca a boca” realizado por distribuidores independentes.
EM SUMA, O MMN FUNCIONA ASSIM: UMA REDE DE DISTRIBUIDORES DE UM PRODUTO OU UM SERVIÇO, ONDE CADA DISTRIBUIDOR PODERÁ RECRUTAR NOVOS DISTRIBUIDORES. AO REALIZAR ESTE TRABALHO, ELE RECEBERÁ BÔNUS.
É importante observar que se trata de uma decisão estratégica, já que este capital poderia ser utilizado em milionárias campanhas publicitárias tradicionais. E, além de indicar e vender os produtos, os distribuidores poderão sugerir outros distribuidores. Desta forma, constrói-se uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos praticamente ilimitados.
Por que tem esse nome?
Porque o MMN permite que que uma empresa pague comissões em vários níveis de distribuição – ao contrário do “mononível”, ou o tradicional, em que o distribuidor só recebe no valor da revenda dos produtos.
No caso do MMN, o “marketing” implica o trabalho de venda de um produto ou serviço a ser realizado pelo distribuidor que entra no negócio; e o “multinível” é a forma como este distribuidor será remunerado.
Um exemplo prático de como a coisa funciona (ainda de acordo com o texto do MMN Expert): imagine que você se interesse em ingressar no MMN de uma empresa. Então, ao se cadastrar, você se encarregará de construir uma organização através de seu trabalho de marketing. E o movimento de produtos realizado por meio dessa organização hierarquizada em vários níveis é o que vai gerar os bônus que você receberá da empresa. Ou seja, as pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível, e assim por diante.
Por que é tão importante conhecer o MMN?
Porque se trata de uma poderosíssima estratégia de vendas para muitas empresas. Para você ter uma ideia, o MMN já responde por 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de vendas diretas nos Estados Unidos (os dados são do DSA – Direct Selling Association).
No Brasil, embora a prática ainda não seja tão difundida, o crescimento do setor é notável: de acordo com o último levantamento realizado pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o MMN vem crescendo a uma média de 18% ao ano.
Aqui vão alguns outros dados que indicam a relevância do MMN no mercado atual:
• De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de MMN;
• Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares;
• 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing Multinível; e
• 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível;
• Nos Estados Unidos, gigantes como Coca-cola, Colgate Palmolive, Citibank e outras, ou têm suas próprias divisões de Marketing Multinível, ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos com características pertinentes a esse sistema de vendas; e
• 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em MMN.
E no Brasil?
Aqui, a atividade é regulamentada pela ABEVD, que adotou o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA). Embora se considere que o país ainda está dando os passos iniciais na questão do MMN, já é possível perceber um crescimento exponencial do setor. Em 2013, dos 166 bilhões de dólares movimentados em todo o mundo com vendas diretas, o país respondeu por 38,8 bilhões, ficando em quarto lugar do ranking, de acordo com a ABEVD.
A prova de que este crescimento continuará é que, além da atuação das gigantes do setor, como Herbalife, Mary Kay e Amway, outras grandes empresas estão entrando no mercado. São os casos de Itaú Unibanco, TAM Linhas Aéreas, Banco do Brasil e a marca de cosméticos Jequiti.
Outra prova de que a prática tem futuro promissor é a forma como especialistas e “gurus” têm olhado para ela. Antes considerada uma ativade obscura, sem embasamento confiável, hoje, cada vez mais gestores e estudiosos percebem as possibilidades do MMN. Reunimos aqui algumas afirmações de nomes consagrados a este respeito:
TENTE O MARKETING MULTINIVEL. VOCÊ SERÁ AUTÔNOMO, TERÁ O TREINAMENTO APROPRIADO E NÃO TERÁ CHEFES PEGANDO NO SEU PÉ. OS RESULTADOS SERÃO CONSEQUÊNCIA DIRETA DO SEU ESFORÇO.
Max Gehringer, na Rádio CBN (03/12/2007)
(…) HOJE EM DIA ACONSELHO AS PESSOAS A LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O MARKETING MULTINIVEL.
ROBERT KYOSAKI, em seu livro “Independência Financeira” (p.98).
SUGESTÕES PARA GANHAR MAIS DINHEIRO: TENHA UM SEGUNDO TRABALHO, SIM. APROVEITE OS MOMENTOS DE FOLGA PARA TER MAIS RENDA. (…) SEM FALAR NA ENORME VARIEDADE DE PRODUTOS A SEREM VENDIDOS NO MARKETING MULTINIVEL.
MAURO HALFELD, na Rádio CBN – Coluna Dinheiro (24/08/2006)
Onde posso me informar mais?
Esta página de tópicos da Exame traz notícias atualizadas sobre o setor de MMN.
E esta matéria, também da Exame, diferencia o MMN da pirâmide de vendas.
Notícias Técnicas
Desde esta segunda-feira , está disponível no ambiente web do eSocial o módulo de emissão de relatórios gerenciais
A medida de tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ruim e gera insegurança para as empresas
Nova edição reúne cláusulas que promovem o trabalho decente para jovens e reforçam a importância do diálogo social na ampliação de direitos e oportunidades
Em muitas pequenas e médias empresas familiares, o conselho consultivo ainda não participa da análise da DRE, que segue sendo tratada como mera formalidade
Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Aplicativo vai começar a mostrar propaganda de empresas, além de permitir que canais cobrem para dar acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos
Bolsa sobe 1,49%, impulsionada por commodities
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade